fbpx
Desenvolvimento Dicas

4 erros DNS e como lidar com eles!

DNS é a sigla do termo em inglês Domain Name System, cuja tradução é Sistema de Nomes de Domínio. A função desse sistema é transformar endereços de IP, ou seja, traduzi-los de modo que os dispositivos informados entendam e abram a página da web. Ele é um tipo de catálogo da internet que possibilita localizar sites e serviços online.

Quando um usuário não consegue acessar um endereço eletrônico, é possível que precise lidar com erros de DNS. Os códigos aparecem na tela e impedem os internautas de acessarem aquilo que procuram. Em geral, esses problemas podem ser solucionados facilmente, com etapas simples que fazem os sites funcionarem.

Neste post, vamos falar sobre as mensagens de erro de DNS comuns e como corrigi-los rapidamente. Confira!

Qual a importância de lidar com erros DNS?

Alguns problemas técnicos podem afetar o funcionamento dos sites. Os erros DNS provavelmente são os mais fáceis de resolver, embora atrapalhem a capacidade de classificação nos motores de busca. Isso porque as pessoas não se sentem confortáveis ao acessar um site offline, o que prejudica sua experiência ou as impede de atingir seus objetivos.

As pessoas podem até aguardar algum tempo para ver se o site profissional volta a ficar online, mas é preciso diagnosticar e corrigir os problemas de DNS o mais breve possível. Se demorar muito para a situação normalizar, a visibilidade orgânica dos blogs ou das páginas diminuirá drasticamente. Assim, a tendência é que os clientes migrem para a concorrência.

Os servidores DNS são indispensáveis para proteger as conexões das empresas e seu público por meio da internet. Afinal, se os clientes começarem a comprar de um concorrente, os prejuízos financeiros podem ser enormes. Por esse motivo, é importante proteger os dados, contar com precauções adicionais de segurança de rede e eliminar esses erros com agilidade.

Quais os principais erros de apontamento DNS?

Uma mensagem de erro bastante comum diz o seguinte: “Servidor DNS não está respondendo”. Se essa orientação surgir, quer dizer que o navegador não consegue se conectar à internet ou que o domínio que você deseja acessar não está disponível. Verifique se há problemas de rede, atualize o navegador e reinicie o roteador. Observe outros erros!

1. DNS não encontrado

O erro “Endereço DNS não encontrado” pode ocorrer e impedir o usuário de acessar a Rede Mundial de Computadores ou, então, bloquear endereços eletrônicos específicos. Se o problema acontece com vários dispositivos, a falha pode estar relacionada ao seu Provedor de Serviços de Internet. O servidor DNS pode estar inoperante, o site ou o roteador com defeito.

2. Redirecionamento

O redirecionamento ou sequestro de servidor de nomes de domínio decorre de um tipo de ataque virtual. As consultas de DNS são resolvidas incorretamente para redirecionar os usuários para sites maliciosos. Os cibercriminosos instalam um malware nos dispositivos dos internautas e assumem o controle dos roteadores, interceptam ou hackeiam a comunicação. Os invasores desejam roubar dados e senhas.

Em alguns casos, o redirecionamento é utilizado para exibir anúncios indesejados para gerar receita. Em outros, o navegador exibe versões falsas de sites que, acessados pelos usuários, expõem suas informações. Alguns Provedores de Serviços de Internet também usam essa prática para coletar estatísticas e promover anúncios.

3. Ataque DDoS

DDoS é uma tentativa de utilizar uma rede de máquinas distribuídas para sobrecarregar os recursos computacionais do alvo até que ele não tenha mais desempenho e deixe de ser funcional. O Sistema de Nomes de Domínio costuma receber vários ataques dessa natureza, uma vez que os serviços críticos de um site ou aplicativo dependem da tradução de nomes para funcionar.

Há uma variedade de ataques DDoS de DNS diferentes. Esse tipo de tráfego malicioso pode ser difícil de mitigar sem a interrupção das consultas legítimas. O motivo para essa dificuldade é que os servidores podem ter visibilidade somente do endereço IP do intermediário, que é o responsável por resolver continuamente consultas recursivas de um grupo potencialmente grande de usuários.

4. Latência do DNS

Os erros relacionados à latência do Sistema de Nomes de Domínio podem ocorrer por problemas de desempenho do servidor, congestionamento de rede e software DNS ineficiente, desatualizado ou mal configurado. Os servidores executados em aplicações desatualizadas não conseguem lidar com eficiência com o tráfego da internet, causando esse tipo de erro.

Quais as possíveis soluções para lidar com erros DNS?

Você pode tomar algumas medidas para enfrentar erros de DNS, como ajustar as configurações do Sistema de Nomes de Domínio dos dispositivos ou entrar em contato com o Provedor de Serviços de Internet, que é o administrador de rede. Veja, a seguir, as ações mais eficazes para lidar com várias situações de erro!

Atualizar o DNS

O primeiro passo para tentar solucionar qualquer erro DNS é atualizar as configurações, forçando uma recarga. O cache do Sistema de Nomes de Domínio pode ficar desatualizado ou estar corrompido, com entradas inválidas que impedem as pesquisas. Vá nas configurações, pesquise “DNS” e selecione limpar cache DNS. Faça a limpeza e a atualização para resolver o problema.

Alterar servidor DNS

Os dispositivos dependem de um servidor DNS predefinido, que pode ser a causa de constantes falhas. Você pode mudar para servidores alternativos e confiáveis para testar ou navegar até as configurações de rede, selecionar a conexão de internet ativa e escolher a opção “Servidores DNS” ou “Configurar DNS”. Substitua os endereços listados por “1.1.1.1”, “8.8.8.8” e “9.9.9.9”.

Liberar a pilha de rede

A liberação de toda a pilha de rede redefine os componentes associados para dispositivos que operam com o sistema Windows. Essa ação pode resolver o erro DNS. Inicie o processo acessando o prompt de comando como administrador, digite o comando “netsh winsock reset” e reinicie o equipamento logo após a execução das alterações.

Atualizar o driver de rede

Alguns usuários ignoram drivers de rede desatualizados. No entanto, eles atrapalham o uso eficaz do DNS. A Microsoft, por exemplo, faz o lançamento contínuo de soluções aprimoradas para melhorar a estabilidade do sistema. Utilize a atualização mais recente na opção “Rede e Internet” das configurações do Windows. Clique em “Status” e verifique se há opções disponíveis para atualizar.

Esses são os quatro erros DNS, e agora você já sabe como lidar com eles! É muito importante entender essas questões e suas causas para buscar a melhor solução. Se as tentativas de autocorreções mencionadas acima não funcionarem, entre em contato com seu provedor de internet e explique o que está acontecendo.

Gostou das nossas dicas? Se ainda tiver dúvidas ou sugestões, registre-a no espaço disponível para comentários!