Saiba como resolver erro no Cpanel agora mesmo

Saiba como resolver erro no Cpanel agora mesmo

Você está trabalhando no desenvolvimento de um site WordPress ou então cadastrando algum conteúdo em uma página e de repente ocorre um erro no Cpanel. Essa é uma realidade que qualquer profissional de TI já passou em algum momento, pois tais ocorrências são comuns.

Uma das situações mais comuns é a log de erro, ou seja, quando o site não pode ser acessado por algum motivo e o endereço é direcionado para uma página de erro. No entanto, existem outros tipos de erros que também podem acontecer nesse sentido.

Neste post vamos mostrar o que precisa ser feito para resolver os principais tipos de erros que são comuns no Cpanel. No entanto, para compreender melhor essa situação, convém compreender como se dá o funcionamento desse sistema. Continue a leitura dos tópicos e entenda mais sobre o assunto a seguir.

Cpanel: entenda mais sobre o software

Um dos softwares mais utilizados na gestão de hospedagens na web, o Cpanel é reconhecido por facilitar os processos nessa área. Trata-se de uma ferramenta completa, que contém uma estrutura com 3 camadas e diversos recursos para o administrador de páginas.

Uma hospedagem de site com Cpanel tem diversos recursos como webmail, fácil alteração de senha, gerenciador de FTP, gerenciador de arquivos, utilização do espaço, backup, subdomínios, extensões FrontPage e Chatroom etc.

Essas funcionalidades fazem com que o programa ganhe em popularidade, pois além de tantos recursos, ele é fácil de utilizar.

Para usar o Cpanel, basta acessar o site com login e senha. Em seguida, você será direcionado para uma outra tela que pedirá o login e a senha do Cpanel. É esse o procedimento inicial que deve ser feito quando o sistema apresentar algum tipo de erro, por exemplo.

Na página home do Cpanel, você terá visibilidade para encontrar as principais informações sobre o programa, além de recursos que são necessários para a manutenção do site.

No Cpanel é possível controlar informações importantes, como o tráfego de acesso do site, a utilização dos espaços assinados, as transferências mensais e os protocolos de transferência de arquivos (FTP).

Erro no Cpanel: saiba como resolver

Entendido o conceito de Cpanel, é importante salientar que, assim como ocorre com qualquer software, podem acontecer erros durante o uso do programa. Quando isso acontece, você sabe como resolver? Veja a seguir!

Erros de login

Um dos erros mais comuns de acontecerem no Cpanel é o erro de login. Ele é mostrado quando o nome do usuário e/ou a senha são informados de maneira incorreta.

Por isso, sempre que esse tipo de erro ocorrer, o mais indicado é verificar se os dados que estão sendo cadastrados são os corretos. Caso o erro persista, existem alguns itens que precisam ser analisados. Confira:

Nome do usuário

Verifique se você realmente está informando o nome de acesso do Cpanel. Muitas pessoas confundem o nome do usuário com o e-mail de acesso e é por isso que o erro acontece. Portanto, lembre-se que, no Cpanel, você deverá informar sempre o nome do usuário, e nunca um endereço de e-mail.

Senha

Outro erro que pode ser cometido está relacionado à senha que foi informada no momento do login. Vale destacar que o Cpanel utiliza a mesma senha do FTP. Logo, se você mudou a senha do FTP, automaticamente é atualizada a senha do Cpanel.

Esquecimento de usuário e senha

Se você esqueceu ou perdeu a senha ou o usuário do Cpanel do seu site, uma nova versão pode ser solicitada por meio do menu “Meus Serviços”. Lá você encontrará o procedimento que deve ser seguido para gerar uma nova senha e o acesso ao Cpanel ser retomado.

Licença inválida

Outro erro que também pode acontecer no Cpanel é uma mensagem de licença inválida. Isso acontece porque o Cpanel é um programa que se recomenda ter dois servidores, sendo a validação da licença feita pelo IP primário da máquina.

Apesar disso, o servidor pode inverter eventualmente e a licença ser validada pelo IP secundário, que não está programado para isso e gera o erro. Para corrigir a situação, no caso de servidores com Linux CentOs, basta seguir o passo a passo a seguir:

– no servidor, edite o arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0, adicionando ao código a linha DEFROUTE=yes;
– em seguida, crie o arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth1;
– copie o arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0;
– faça a edição dos valores de DEVICE para eth1 e DEFROUTE para no;
– feito tudo isso, reinicie o seu servidor;
– após reiniciar, você deverá validar a licença do Cpanel via SSH. Para isso, deve-se digitar o comando /usr/local/cpanel/cpkeyclt.

Erro ao estabelecer conexão com o WordPress

Quando o site apresentar erros de conexão com o WordPress, a correção também pode ser feita via Cpanel. Para isso, siga as seguintes instruções:

– na tela do Banco de Dados MySQL, vá até a seção Banco de Dados Atuais;
– em seguida, entre em Usuários Privilegiados;
– no arquivo wp-config.php., combine os valores dessas duas colunas com os seguintes valores: DB_NAME e DB_USER;
– caso o valor DB_USER não estiver listado, deve-se adicionar um novo usuário ao banco de dados. Esse usuário precisa ter todos os privilégios, para que o procedimento dê certo.

Se mesmo seguindo esse processo os erros persistirem, é preciso verificar a senha de login e o host do banco de dados. Tais informações geralmente são fornecidas com os detalhes da conta.

Caso o valor do host do banco de dados tenha sido alterado, ele precisa ser atualizado no WordPress para que possa ser feita a verificação da solução do erro.

Também pode ser necessária a verificação da senha do login. Isso pode ser feito no banco de dados MySQL. Pode-se informar a senha ou então criar uma nova pela ferramenta “Gerador de Senha”.

Esses são os principais tipos de erro no Cpanel que podem ocorrer. Esperamos que nossas orientações tenha sido úteis para você solucionar esses problemas quando eles acontecerem nos projetos que você está desenvolvendo.

Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais informações relevantes como essas diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e confira as novidades sempre em primeira mão!

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of