fbpx
Dedicado

Passo a passo: como configurar DNS no Linux

Você sabe como configurar DNS no sistema Linux? Muitas vezes isso se faz necessário e os profissionais de TI podem ter dúvidas sobre como e quando isso precisa ser feito.

Para que você entenda como fazer esse procedimento, desenvolvemos um passo a passo. Porém, antes de você aprender a fazer essa configuração, é importante que entenda melhor o que é o DNS.

Siga a leitura do nosso artigo e entenda por que utilizar o Linux. Saiba o que é o DNS e confira uma listagem de tarefas que precisam ser executadas para configurá-lo no sistema Linux, que é cada vez mais utilizado pelas empresas, sobretudo por ser um software aberto e gratuito.

[rock-convert-cta id=”4209″]

Veja motivos para utilizar o Linux na sua empresa

Cada vez mais as empresas utilizam o Linux, principalmente a plataforma Ubuntu, que é a mais popular. Essa popularidade se justifica pelo fato de que o sistema é gratuito, o que evita que empresas de menor porte necessitem gastar muito com programas ou utilizar cópias piratas e ilegais, correndo riscos de segurança.

Além disso, o Linux tem diversos programas de qualidade, como o BROffice, que substitui muito bem o Word, por exemplo. Outra vantagem diz respeito à segurança, pois, por ser uma plataforma de múltiplos usuários, o sistema não permite que muitos estragos sejam feitos por hackers.

O Linux também é muito utilizado pelos programadores, devido à facilidade que ele proporciona para programas. O sistema oferece a possibilidade de fazer a programação em java, php, perl, ruby, python, entre tantas outras linguagens que já estão disponibilizadas como padrão no sistema.

Ainda no que se refere à economia, o Linux não é benéfico para as empresas apenas por se gratuito, mas também por permitir que programadores criem e aperfeiçoem programas, compartilhando com todos sem cobrar por isso.

É claro que não se deve comparar o Linux com outros sistemas operacionais, como o Windows. Cada um deles têm suas qualidades e defeitos e utilizar um não significa deixar o outro de lado. Portanto, você pode sempre usá-los para atividades específicas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Linux, é chegado o momento de saber o que é o DNS e como ele se relaciona com esse sistema operacional Veja em nosso próximo tópico.

Entenda o que é o DNS

DNS é uma sigla em inglês para Domain Name System, que em português significa sistema de nomes de domínios. Trata-se de um sistema que faz a tradução dos endereços de IP para os nomes do domínio de um site.

Por isso, sempre que uma empresa cria um site ou um blog, independentemente do sistema operacional no qual foi realizado e da hospedagem que foi escolhida, é preciso fazer a chamada configuração do DNS. Essa configuração precisa ser feita pelo desenvolvedor do site, quase sempre algum colaborador da equipe de TI da empresa.

Assim, é por meio do IP que, ao digitar, por exemplo, www.valuehost.com.br, você poderá acessar o site da nossa empresa. Dessa forma, não é necessário digitar uma grande sequência numérica para ter acesso aos conteúdos que publicamos.

De maneira geral, podemos dizer que todos os endereços na web são grandes sequências de números. Essa sequência é traduzida pelo DNS para que esteja interligada aos domínios escolhidos e registrados pela empresa.

Funciona basicamente como se uma pessoa que fala a língua inglesa traduzisse um texto em português para poder ter o entendimento da mensagem escrita no idioma desconhecido. Configurar o DNS, portanto, pode ser visto metaforicamente como uma tradução de algo de um idioma para outro.

Redirecionamento

Existem casos em que uma mesma empresa tem dois sites, como www.sitedaempresa.com.br e www.sitedaempresa.com, por exemplo. Nesses casos, ao contrário do que você pode imaginar, as sequências numéricas não são traduzidas pelo DNS para dois endereços. O que acontece, em tal caso, é que uma das páginas da empresa está fazendo um redirecionamento à outra.

Outra informação importante de ser registrada é que em qualquer local do mundo que você for e digitar um endereço de site, ele abrirá e funcionará normalmente. Isso acontece porque existe um órgão que faz a coordenação dos DNSs em nível mundial.

Trata-se do ICAANN, que significa, quando traduzimos a sigla para o nosso idioma, Corporação da Internet para a Atribuição de Nomes e Números. Essa entidade não tem fins lucrativos e garante a manutenção de todos os sites registrados no mundo, em toda a internet.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o DNS, vamos ao que interessa: explicaremos como configurar o DNS no sistema Linux. Acompanhe essas informações no tópico que vem a seguir.

Passo a passo para configurar DNS no Linux

Para configurar o DNS no Linux, você precisa seguir o passo a passo abaixo.

Abra o ficheiro de configuração

O primeiro passo para configurar o DNS no Linux é fazer a abertura do ficheiro de configuração. Para isso, é preciso digitar o seguinte endereço: $ sudo vi /etc/resolv.conf.

Indique os servidores de DNS

Após abrir o ficheiro, você precisa indicar os seus servidores de DNS, ou seja, as sequências numéricas que levam até o seu site. Se os seus servidores, por exemplo, forem 192.168.10.5 e 192.168.10.6, o endereço será o seguinte: search meuisp.pt nameserver 192.168.10.5 nameserver 192.168.10.6.

Dê restart ao serviço de rede

O restart ao serviço de rede deve ser acessado da seguinte forma: $ sudo /etc/init.d/networking restart.

Execute o ficheiro ifconfig-a

Feito isso, você terá terminado a configuração do DNS no Linux. Porém é importante que você execute o ficheiro iconfig-a para executar as configurações.

Seguindo esse passo a passo, temos a certeza de que você conseguirá configurar DNS no Linux, garantindo o sucesso no uso desse tipo de sistema operacional para realizar os trabalhos da sua empresa.

Para que você saiba mais sobre o Linux e suas vantagens, recomendamos que faça a leitura do nosso artigo “Servidor Linux: saiba o que é e como escolher o seu”. Trata-se de um texto com muitas informações relevantes para quem quer aprender mais sobre esse assunto. Não perca essa oportunidade.