fbpx
WordPress

Aprenda agora como hospedar seu site no WordPress!

O WordPress é o CMS mais popular do mundo, utilizado para a criação dos mais variados tipos de sites, blogs e lojas virtuais. Essa popularidade não é por acaso, pois estamos falando de um software de código aberto, ou seja, que está sempre recebendo melhoria contínua. Além disso, com o WP é possível criar um site de alto nível, sem saber uma linha de código, apenas conhecendo bem a plataforma e a gestão de seus plugins, widgets e temas.

Outro fator que contribui para a popularidade do WordPress é o seu custo-benefício, pois o CMS é gratuito e boa parte de seus recursos também. Além disso, o CMS dá suporte a todas as plataformas de hospedagem com PHP e MySQL. Com toda essa modernidade e com novas versões que aprimoram a segurança e performance, o WP se destaca entre os concorrentes.

Neste post, vamos entender o que é um CMS e como hospedar um site no WordPress. Confira!

O que é um CMS?

Falamos acima que o WordPress é um CMS, mas o que significa essa sigla? CMS — Content Management System — é uma plataforma de gerenciamento de sites que facilita a criação, modificação e publicação de conteúdo. 

Antes dos CMS, a única maneira de criar um site era com a utilização de códigos HTML, CSS, JavaScript, entre outros. Era necessário um conhecimento técnico avançado, aliado a outras disciplinas, como design de interfaces e UX.

Os CMS facilitam o trabalho em equipe, suportando múltiplos usuários, com privilégios diferentes na gestão dos recursos dos sites. O sistema de manutenção inclui desde a edição de texto, inserção de vídeos, áudios, e o próprio código do site.

Como registrar um domínio?

O domínio é o endereço do seu site e deve ser planejado para ser facilmente achado em uma busca orgânica, fácil de lembrar e que tenha a ver com o seu negócio. O valor de um domínio pode variar bastante, de preços populares até valores mais altos. 

Um domínio que contém uma ou mais palavras, que estão entre as mais buscadas organicamente, tem potencial de gerar muito valor e são bem mais caros do que os genéricos.

O registro de um domínio pode ser feito junto da aquisição de uma hospedagem, dependendo do seu plano, ou separadamente. Aliás, você pode contratar o domínio em uma empresa e a hospedagem de outra e depois fazer a configuração DNS.

O que devo analisar na hora de contratar uma hospedagem para utilizar o WordPress?

Para ter um site WordPress você precisará ter uma hospedagem compatível, que suporte a plataforma. Além disso, o seu provedor se tornará um parceiro de negócios e, para isso, deverá ter uma série de atributos, como, por exemplo:

  • recursos necessários — o provedor precisa oferecer um plano que atenda a sua demanda por recursos computacionais, para que o seu site não tenha problemas de desempenho;
  • suporte — um site deve ficar online 24 horas por dia e a hospedagem deve dar conta dessa disponibilidade, oferecendo um suporte 24/7 para resolver eventuais problemas;
  • usabilidade — nem todos os criadores de site são especialistas, boa parte é formada por empreendedores que atuam em outros ramos e que usam o site como ferramenta e, portanto, precisam de um painel de controle amigável.

Hospedagem WordPress

Algumas empresas oferecem hospedagens otimizadas para WordPress, com todos os recursos direcionados para quem quer trabalhar com o CMS. Nesse tipo de hospedagem, o WordPress já vem instalado por padrão, ou seja, você terá que se preocupar apenas com a criação do site e produção de conteúdo, pois tudo já estará pronto para a utilização. 

Além disso, ao contar com uma hospedagem WordPress, você terá ao seu dispor um suporte especializado, pronto para sanar todas as suas dúvidas. Caso seu provedor não disponibilize um plano de hospedagem WordPress, você tem duas opções: migrar para um que tenha ou fazer a instalação e a configuração do WordPress de forma manual.

O que é necessário para criar um site com WordPress?

Considerando que você escolha uma hospedagem WordPress, que já vem com o CMS instalado, vamos a próxima etapa, que é a criação do site. O primeiro passo para isso é a escolha do tema.

Escolha um tema

Como já dissemos, com o WordPress você pode criar um site do zero, sem grandes conhecimentos em códigos. Isso é possível graças aos temas personalizáveis, que você pode baixar e fazer as adaptações para dar a identidade desejada ao seu site. 

A melhor coisa do WordPress é que ele tem uma quantidade impressionante de temas para você escolher, muitos gratuitos, que geralmente são mais simples e com menos recursos. Há também os temas pagos, que são mais elaborados e com mais recursos para otimizar o desempenho da página.

Para fazer a instalação do tema escolhido, você deverá logar no dashboard do WordPress, clicar na aba “Aparência” e depois em “Temas”. Em seguida, clique em “Adicionar Novo”, para procurar o tema desejado. Quando escolher o seu favorito, clique no botão instalar.

Instale os Plugins

Para expandir as funcionalidades de seu site a permitir que tenha novas ferramentas de gerenciamento, SEO e segurança, você deverá instalar alguns plugins. Quem trabalha com o WordPress tem acesso a milhares de plugins, que precisam ser bem selecionados antes de serem instalados — o excesso de plugins pode prejudicar a usabilidade, desempenho e design de seu site.

Entre os plugins considerados essenciais, podemos destacar:

  • Yoast SEO — um dos plugins mais utilizados no WordPress, pois ajuda na otimização do conteúdo para serem encontrados nas buscas orgânicas nos mecanismos de busca;
  • WooCommerce — ideal para quem quer criar um e-commerce, pois traz todos os requisitos para configurar uma loja online;
  • W3 Total Cache — plugin utilizado para otimizar o desempenho dos sites, aumentando a velocidade do carregamento para os leitores em visitas posteriores;
  • Key Two Factor Authentication — plugin utilizado para proteger o site dos visitantes não autorizados. Ele permite que o usuário confirme a sua identidade utilizando dois fatores.

Para instalar um plugin, você deverá:

  • Ir até a seção de plugins em seu dashboard do WordPress;
  • depois, clicar no botão “Adicionar Novo” que fica no topo da página;
  • digita a palavra-chave do plugin que você procura no campo de busca;
  • após encontrar o plugin que deseja, clique no botão instalar;
  • se você já tiver baixado plugin anteriormente, clique apenas em “Enviar Plugin” e depois em “Escolher Arquivo”;
  • selecione o arquivo em seu computador e aperte “Instalar Agora”.

Para fazer a ativação do plugin após a instalação, vá até a opção Ativar Plugin. 

Após a instalação do tema e do plugin, é só inserir o conteúdo na página, fazendo os ajustes no layout, adição de páginas, de cores, de menus etc. Alguns provedores de hospedagem oferecem criadores de sites gratuitos junto do plano de hospedagem WordPress, como faz a ValueHost que oferece um teste grátis até para quem ainda não adquiriu um plano de hospedagem.

Neste post, vimos como hospedar um site com o WordPress, em um processo que pode ser acelerado com aquisição de um plano de hospedagem otimizado para receber esse CMS. Na hora de escolher o seu plano, busque empresas que oferecem um serviço de qualidade e possibilitem testes gratuitos para que você se certifique dessa qualidade.

E aí, pronto para hospedar o seu site utilizando o WordPress? Então, faça já um teste grátis em um dos nossos planos de hospedagem WordPress e veja como é simples gerenciar o seu site utilizando esse CMS.