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Tecnologia

Você conhece as principais soft skills de TI?

À medida que a tecnologia da informação se torna mais integrada aos negócios, as habilidades sociais — também chamadas de soft skills — se tornaram essenciais para a maioria dos profissionais de TI.

Se você é um profissional de tecnologia, provavelmente trabalha com seus colegas e fala nos termos que eles entendem. Esse não é um requisito apenas para os profissionais de TI de alto escalão: atualmente, desenvolvedores, programadores e administradores de sistemas são solicitados a trabalhar lado a lado com pessoas não técnicas nas unidades de negócios.

Neste artigo, nós apresentaremos algumas das principais soft skills de TI e a importância de cada uma para o desempenho de suas funções. Vem com a gente!

O que são soft skills?

Trata-se de habilidades não técnicas relacionadas à forma como você trabalha. Elas incluem como você interage com os colegas, como resolve problemas e como gerencia seu trabalho.

São amplamente classificadas como uma combinação de traços de personalidade, comportamentos e atitudes sociais que permitem que as pessoas se comuniquem efetivamente, colaborando e gerenciando conflitos com sucesso.

Profissionais com boas habilidades sociais tendem a ter forte consciência situacional e inteligência emocional, o que permite navegar em ambientes de trabalho difíceis enquanto ainda produzem resultados positivos.

Quais são as principais dos profissionais de TI?

As soft skills são especialmente importantes para líderes, porque boa liderança é mais sobre gerenciar pessoas e direcionar seus esforços para o resultado desejado do que trazer habilidades técnicas específicas. Vamos falar um pouco mais sobre quais são essas habilidades sociais.

Trabalho em equipe

Trabalho em equipe e colaboração são duas das habilidades sociais mais importantes de que os especialistas em TI precisam. Na maioria dos casos, as pessoas que trabalham nesse setor farão parte de uma equipe ou departamento mais amplo, principalmente se trabalharem em uma organização grande, em que é necessária uma equipe de tecnologia completa para o desempenho das atividades da empresa.

Cada pessoa é diferente e, ao trabalhar em equipe, você perceberá isso rapidamente. O que funciona para alguém, pode não funcionar para outra pessoa. O trabalho em equipe consiste em avaliar a melhor maneira de lidar com pessoas e adaptar sua abordagem para obter sinergia em grupo.

Todos os profissionais de TI devem saber que problemas relacionados à tecnologia podem surgir de forma rápida e inesperada e que, quando algumas soluções não estão funcionando como deveria, toda a empresa pode ser afetada.

Solução de problemas

Profissionais que avaliam problemas e propõem formas de resolvê-los são cada vez mais valorizados à medida que a TI se torna mais integrada aos negócios. A solução de problemas não deve ser realizada apenas de forma reativa, sendo fundamental se antecipar a possíveis adversidades, algo que pressupõe dedicar tempo para entender várias perspectivas e necessidades antes de propor uma resolução.

Organização

O desenvolvimento de soluções de TI requer fortes habilidades de gerenciamento de projetos para determinar o que pode ser entregue, quando e quanto, algo que pode levar anos de prática. Os especialistas em TI estão na melhor posição para fornecer estimativas de tempo, pois entendem as tarefas reais envolvidas em um projeto de tecnologia.

Quando um trabalho é vendido a um cliente, a empresa precisa definir expectativas realistas, pois o consumidor depende dela para entregar o projeto dentro ou acima dessas previsões, e o papel do especialista em TI é ajudar a garantir que isso seja alcançado. As habilidades de organização podem ser a diferença entre um projeto concluído com êxito e outro que teve um custo excessivo.

Comunicação

No passado, os especialistas em TI trabalhavam em silos e eram os únicos que precisavam entender a tecnologia aplicada aos negócios e como ela funcionava. Atualmente, ela é fundamental para a eficiência e o sucesso de todas as empresas.

Para profissionais de TI, os termos técnicos podem ser considerados um segundo idioma, mas isso pode ser confuso para membros de outros departamentos. É por isso que comunicar-se de forma simples para que todos entendam é uma habilidade altamente valorizada.

O conhecimento técnico é importante para todos os especialistas em TI. No entanto, ele sozinho cria uma barreira entre diferentes equipe do empreendimento. Quando você combina esse conhecimento interdisciplinar com fortes habilidades de escrita e comunicação, parcerias são construídas com as partes interessadas da empresa, ajudando-a a tomar boas decisões.

Adaptabilidade

As transformações são inevitáveis no ambiente de tecnologia e a inovação faz parte dos processos nas empresas mais competitivas. Com a mudança, vem a ambiguidade — nenhum negócio tem uma bola de cristal para prever o futuro, portanto estar aberto à incerteza é fundamental.

A equipe de TI é responsável pelo gerenciamento e processamento de informações em toda a empresa e, portanto, é provável que quaisquer alterações impactem diretamente esse departamento — isso é especialmente relevante quando pensamos no desenvolvimento veloz de tecnologias como IA, machine learning e diversos tipos de automação.

Trabalhando em um setor em que a mudança é comum e inevitável, todos os profissionais de TI — sobretudo, gerentes — precisam se sentir confortáveis com essa realidade.

Por que elas são importantes dentro da empresa?

O desenvolvimento de cada soft skill traz suas próprias vantagens. Por exemplo, melhorar a comunicação ajudará seus funcionários a interagir com mais eficiência e os aprimoramentos no gerenciamento de tempo aumentam a produtividade. Outros benefícios são:

  • maior produtividade: aumenta a eficiência dos funcionários em suas tarefas e responsabilidades, o que ajudará a aproximar a empresa da consecução de seus objetivos;
  • trabalho em equipe aprimorado: para que uma empresa funcione efetivamente, as pessoas devem trabalhar bem juntas para alcançar um objetivo comum. A qualidade do trabalho melhora quando as pessoas usam suas forças e habilidades individuais em colaboração;
  • melhora a liderança: as habilidades sociais ajudam a preparar os funcionários para cargos de liderança, os quais pressupões escuta ativa, empatia etc.;
  • atrai novos clientes: se seus clientes estão satisfeitos com o serviço da sua empresa, é mais provável que o recomendem a outras pessoas, gerando novas oportunidades de negócios.

As soft skills de TI permitem que os profissionais usem suas habilidades e conhecimentos técnicos de maneira eficaz, sem serem prejudicados por questões interpessoais, disputas internas e más percepções do público e do mercado.

Agora que você já está preparado para desenvolver suas soft skills, continue aqui no nosso blog e entenda como a gestão de TI é influenciada pela gestão na nuvem