fbpx
Segurança WordPress

Como fazer a remoção de malware em WordPress: veja aqui!

Malware é uma palavra que se refere a qualquer software intrusivo desenvolvido por hackers com o objetivo de destruir computadores, invadir sistemas de computador, danificar ou roubar dados confidenciais. Trata-se de uma denominação que abarca praticamente todos os tipos de softwares maliciosos criados por cibercriminosos que planejam ataques virtuais contra pessoas ou empresas.

Alguns exemplos mais comuns são os worms, spyware, vírus Trojan, adware e ransomware. Os ataques cibernéticos recentes obtiveram grandes quantidades de dados e geraram gastos muito elevados às organizações empresariais. As ameaças invadem e corrompem as redes de computadores. Neste conteúdo, vamos explicar como fazer a remoção de malware e evitar perdas monetárias.

Quer descobrir como é possível identificar esse problema e resolver a questão antes de sofrer um ataque virtual? Continue a leitura!

Saiba o que é um malware e como ele ataca

Malware é um termo abrangente usado para descrever qualquer código malicioso ou programa que seja prejudicial aos sistemas informatizados. Normalmente, o software malicioso costuma ser intrusivo, hostil e desagradável. Eles são projetados com o intuito de causar prejuízos e podem assumir o controle das operações dos dispositivos, redes e equipamentos de Tecnologia da Informação (TI).

O malware interfere no funcionamento normal dos parques tecnológicos e permite que terceiros mal-intencionados tirem dinheiro. Eles podem sabotar a capacidade de um profissional de executar o seu trabalho com perfeição. Entretanto, eles geralmente não danificam o hardware físico dos equipamentos de rede ou dispositivos, visto que os seus principais objetivos são espionar as atividades sem receber permissão.

Alguns malwares conseguem criptografar ou excluir seus dados, modificar ou sequestrar funções essenciais de um computador para causar pânico nos usuários. Ele pode chegar até você por meio de e-mails, mídias removíveis ou sites infectados para roubar senhas e informações sigilosas, como as bancárias. Os hackers podem praticar a extorsão ou deixar os computadores inutilizáveis com um ransomware.

Entenda como o WordPress pode ter sido infectado

Um malware pode ser instalado em sites WordPress de várias maneiras. Isso ocorre quando um bot ou um hacker descobre alguma vulnerabilidade de segurança em um site que não está protegido. Os hackers conseguem acessar as páginas na Internet se uma senha for fraca ou se você fizer várias tentativas utilizando uma senha incorreta.

Eles também podem utilizar um programa para fazer centenas de combinações de senha e nome de usuário na sua página de login até encontrar a combinação correta. Plug-ins desatualizados também deixam o site vulnerável porque os bots fazem pesquisas na Internet para descobrir essas vulnerabilidades e as utilizam para instalar um malware.

Compreenda como identificar possíveis malwares no WordPress

Existem várias maneiras ou sinais que indicam a possibilidade de o site WordPress estar infectado. O malware nem sempre é óbvio e algumas infecções podem se manter discretas, sem apresentar qualquer sinalização visível. Observe abaixo as formas mais eficazes de descobrir se a página foi infectada!

Sinalização do Google

Quando uma tela vermelha aparece assim que você entra no site, significa que o Google detectou malware ou tem bons motivos para acreditar que ele foi infectado. Essa mensagem somente vai aparecer se a sua página estiver fora dos padrões de navegação segura que são utilizados para alertar os usuários sobre uma ameaça potencial.

Avisos no e-mail

O Google também envia avisos sobre o seu site ser hackeado diretamente para o seu e-mail e avisa que há risco de infecção. As mensagens revelam os possíveis vetores de ataque e fornecem informações sobre URLs suspeitos, desde que a sua página tenha sido conectada ao Google Search Console.

Provedor de hospedagem

Os provedores de hospedagem enviam sinais da presença de malware em seus servidores e suspendem os sites hackeados para evitar que o vírus se propague. Portanto, se o site começar a cair ou for desativado, significa que um código malicioso foi encontrado no servidor. Em alguns casos, os próprios clientes avisam o proprietário do site sobre a ameaça virtual.

Descubra como remover malware do WordPress

Não é uma tarefa fácil detectar e erradicar com sucesso todos os códigos maliciosos, mas a remoção de um malware do WordPress de forma manual é uma opção. Os usuários inexperientes podem seguir um método antes de contratar um profissional especializado para tentar remover a ameaça com brevidade. Veja a seguir as dicas para atingir esse objetivo!

Faça backup

O primeiro passo antes de iniciar a limpeza do sistema, é realizar um backup de todo o site, incluindo o que está no banco de dados. Alguns provedores de hospedagem WordPress disponibilizam um recurso de instantâneo capaz de criar uma cópia do endereço eletrônico com apenas alguns cliques. Você também pode fazer uso de plug-ins de segurança.

Se desejar, acesse e baixe os arquivos do seu blog WordPress via Gerenciador de Arquivos, no painel de controle. Para fazer backup do banco de dados, use a ferramenta phpMyAdmin. Lembre-se também de baixar o arquivo .htaccess que pode estar invisível e o renomeie temporariamente para que se torne visível no seu computador.

Retire plugins não necessários

Não mantenha os plug-ins se não vai efetivamente usá-los, já que eles somente sobrecarregam o seu painel e podem impactar os sites de várias maneiras. A retirada evitará que eles adicionem pontos de vulnerabilidade ou retardem o tempo de carregamento devido ao volume de informações no banco de dados. Ajuste a plataforma e desinstale aqueles que não utiliza.

Faça limpeza do site

Depois de ter feito um backup do banco de dados, você precisa examiná-lo via ferramenta phpMyAdmin. Examine as tabelas wp_posts, wp_pages, wp_options em busca de conteúdo suspeito, por exemplo, links com spam. Algumas funções PHP potencialmente prejudiciais que devem ser eliminadas incluem palavras-chave como gzinflate, base64_decode, error_reporting e shell_exec. Remova-as e verifique se o site funciona.

Reinstale o WordPress

Com o backup concluído e a remoção de todos os arquivos em public_html, você poderá reinstalar o WordPress usando o painel de controle. Conecte o novo site copiando as credenciais do banco de dados do antigo wp-config.php. Caso tenha adicionado personalizações por meio de arquivos PHP, CSS ou JS, copie o código para a nova instalação.

Compreendeu como fazer a remoção de malware em WordPress? É essencial fazer a verificação do site para identificar possíveis problemas e diminuir os riscos de invasão ou vazamento de dados. Se você tiver dúvidas para fazer o procedimento, conte com o auxílio de alguém que tenha conhecimento nessa área e poderá evitar transtornos futuros.

Gostou do conteúdo? Então continue lendo e descubra como se proteger do vírus cavalo de tróia!