fbpx
Sem categoria

O que é a metodologia pert e como colocá-la em prática?

Em um mundo de constantes mudanças técnicas e inovações de negócios, as organizações são obrigadas a acompanhar a tendência de permanecer no mercado. Para isso, há uma série de novos projetos lançados, em paralelo, que também são interdependentes entre si.

Determinar a duração do projeto e cumprir o cronograma programado é a chave do sucesso e, às vezes, da própria existência de negócios no mercado. Torna-se uma tarefa adicional e às vezes complexa de gerenciar e executar nesses projetos. Portanto, o gerenciamento de projetos e as metodologias relacionadas são um aprendizado obrigatório para muitos dos gerentes, graduados em gerenciamento e altos executivos de hoje.

Uma delas é a metodologia PERT, usada para identificar o tempo que leva para terminar uma tarefa ou atividade específica. Conheça mais sobre ela neste artigo!

O que é a metodologia PERT?

O PERT é uma metodologia de planejamento e controle de gestão que fornece o roadmap completo das atividades envolvidas na realização de um projeto, juntamente ao tempo estimado necessário para a conclusão de cada tarefa e o tempo mínimo necessário para que todo o projeto seja concluído.

PERT é usada principalmente para analisar os problemas de cronograma do projeto, onde o tempo necessário para a conclusão de cada tarefa e todo o projeto como um todo é incerto. Assim, ela enfatiza a incerteza do tempo de conclusão das atividades envolvidas no projeto. É de natureza probabilística e, portanto, muito utilizada em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Um gráfico PERT é criado para representar um conjunto de atividades junto com o tempo estimado (geralmente, em semanas) para sua conclusão em um gráfico. Mostra que para a conclusão das atividades da série, as atividades predecessoras devem ser concluídas antes de iniciar uma nova atividade.

Como funciona a PERT?

A ferramenta de planejamento PERT é amplamente utilizada por gerentes de projeto para que eles possam ter uma ideia sobre quanto tempo de duração e o custo necessário para planejar um determinado tipo de projeto. É uma rede de caixas numeradas e setas. Caixas numeradas também são chamadas de nós e representam eventos de projeto dentro de um projeto. Essas caixas podem ser retangulares ou circulares.

Esses nós são conectados por linhas rotuladas que representam diferentes tipos de tarefas em um tipo específico de projeto. As setas indicam a sequência de tarefas e os números representam o tempo alocado. A sequência das tarefas deve estar em ordem e é necessário ser seguida por todos os membros da equipe para que a técnica PERT seja eficaz.

Setas simultâneas representam tarefas que dependem umas das outras e, sem concluí-las, você não pode prosseguir. Conjuntos de setas divergentes representam tarefas independentes que não estão vinculadas a nenhuma das tarefas. Tarefas que incluem setas divergentes significam que podem ser concluídas simultaneamente.

No entanto, não é o caso com tarefas dependentes. Ao fazer um gráfico PERT, um gerente de projeto e os membros de sua equipe podem calcular com eficácia os riscos e as estimativas de tempo de todo o projeto. Além disso, o PERT representa os dados e a linha do tempo por meio de ilustração gráfica que facilita a compreensão dos membros e do gerente de projeto.

Quais os benefícios para o gerenciamento de TI?

Existem muitos benefícios em usar a técnica PERT. Alguns dos mais eficazes estão listados abaixo.

Melhores estimativas de tempo

Usando a técnica PERT, um gestor pode saber sobre o tempo de conclusão de um projeto específico. A técnica usa três estimativas de tempo. Eles são otimistas, prováveis e pessimistas. Conhecendo essas estimativas, um gerente de projeto pode identificar quanto tempo deve gastar em uma determinada tarefa.

Visão holística dos projetos

Outra vantagem da técnica PERT é que ela ajuda o gerente de projeto a saber quais tarefas dependem umas das outras. Também permite que ele e a equipe deem uma ideia clara de por onde começar.

Ajuda o gerente de projeto a saber qual tarefa deve ser concluída primeiro para que o projeto possa ser escalado posteriormente. Saber a dependência das tarefas ajuda a manter a ordem do projeto.

Análise de caminhos diferentes

Usando a técnica PERT, um gerente de projeto pode analisar visualmente todos os caminhos possíveis que podem economizar tempo. Ajuda a concluí-lo da maneira mais eficaz.

Além disso, permite ao gerente de projetos conhecer os obstáculos e riscos que podem ocorrer quando um determinado caminho é escolhido. Ele também permite que você saiba o caminho mais longo que um projeto levará para ser concluído. Esse caminho também é conhecido como caminho crítico.

Estratégias replicáveis

Usando a técnica PERT, um gerente de projeto pode identificar quais estratégias aplicar em um projeto e o que evitar. Os membros da equipe ganham conhecimento significativo usando a técnica PERT. Isso ajuda a construir a comunicação entre o gerente de projeto e os membros da equipe.

Os membros da equipe visualizam problemas complexos e fazem estratégias diferentes por meio da ferramenta de planejamento PERT e compartilham com seu gerente de projeto. Como resultado, as estratégias para superar problemas complexos são significativamente aprimoradas.

Melhor uso dos recursos

Usando a técnica PERT, um gerente de projeto pode identificar quantos recursos são necessários para um tipo específico de projeto. A técnica PERT mostra todos os eventos e tarefas dentro de um projeto por meio de ilustração gráfica.

Assim, com a ajuda disso, um gerente de projeto pode saber e reunir todos os recursos que uma única tarefa pode precisar. Dá uma ideia sobre o número máximo de recursos necessários. Isso ajudará a concluir uma única tarefa de maneira econômica e sem obstáculos.

PERT é uma das ferramentas de planejamento mais usadas por gerentes de projeto em todo o mundo. Ela ajuda a ter uma ideia clara de como gerenciar e planejar seu projeto, em relação a recursos e tempo.

Além disso, usando essa técnica, os gerentes de projeto podem identificar quanto tempo uma tarefa pode ficar atrasada em caso de algum problema ou emergência. Ela também ajuda a identificar os riscos e ameaças que podem enfrentar em seus projetos.

Por fim, o benefício mais importante de usar a metodologia PERT é que os gerentes de projeto podem identificar as tarefas que estão relacionadas entre si e em que momento elas podem ser concluídas de forma mais eficaz.

Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar outros profissionais da sua rede? Compartilhe-o nas suas mídias sociais!