fbpx

10 pontos que um gestor de TI deve levar em conta

10 pontos que um gestor de TI deve levar em conta

Powered by Rock Convert

Ser um bom líder requer dedicação e maleabilidade para lidar com os desafios que surgem quase que diariamente. Quando se trata de tecnologia o cenário é ainda mais complexo. É necessário que o gestor se atualize constantemente e esteja atento às mudanças do mercado. É preciso que ele concilie a busca por resultados e o que há de mais importante em termos de soluções e serviços.

Sabemos que faltam menos de três meses para terminar o ano e, para fechar 2015, um líder deve levar em conta alguns pontos, para que seu trabalho não seja afetado. Descubra quais são eles:

1 – Ouça seus clientes

Um bom líder, além de ouvir os funcionários, identificar o que precisa ser melhorado e quais  estratégias devem ser revistas, também precisa conversar com seus clientes. Sabemos que no último trimestre do ano o tempo é escasso, mas vamos lá. Será que você realmente está dando atenção para quem precisa de seus serviços? Depois refletir, pegue sua agenda e marque as reuniões o quanto antes.

2 – Tenha uma noção de marketing

Estudar e procurar referências, entender um pouco de marketing ajuda a compreender as estratégias de seus clientes e o que eles precisam no momento. Isso lhe dará tempo, já que vocês estarão mais alinhados. Tome um café com o diretor de marketing de sua empresa, ele lhe dará algumas dicas!

3 – Ir para as redes sociais

Para melhorar a comunicação com os parceiros, clientes e funcionários você pode utilizar as redes sociais. Se tiver tempo e quiser fazer algo diferente, crie um blog ou um grupo no Facebook. Você vai ficar surpreso com a quantidade de informações que tem para compartilhar e aprender.

4 – Estabeleça prazos e os cumpra

Gestor, nós entendemos que surgem várias demandas importantes nos 45 do segundo tempo. Mas é importante que você entregue os projetos no prazo correto, que faça tudo dentro do orçamento e ofereça um diferencial aos clientes.

5 – Pense fora da caixa

O básico você já faz e muito bem. Mas é importante sair da zona de conforto e pensar além. O mundo tecnológico está em expansão e, com isso, surgem novidades e soluções. Atualize-se! Procure saber quais são as tendências para seu negócio nesse momento. Por exemplo: o que mobilidade, nuvem e consumerização podem fazer por sua empresa? Um líder que não compreende fenômenos como esses, perde credibilidade e relevância.

6 – Equilíbrio

Inovação e execução precisam estar em equilíbrio. Eles são pilares importantes para sua liderança e habilidades gerenciais.

7 – Mente aberta para tecnologias emergentes

Produtos e fornecedores novos podem lhe surpreender positivamente. Dê uma chance para eles!

8 – Foque mais na informação

Para se diferenciar das demais empresas de TI, concentre-se em compreender a informação mais do que a tecnologia em si. A partir desse novo ponto de vista, sua influência e experiência levarão sua empresa ao crescimento.

9 – Movimente-se

Óbvio que ficar parado não vai levá-lo a lugar algum. Concentre-se em estratégias para ampliar sua receita, em como você pode melhorar sua liderança, o que pode levá-lo ao crescimento profissional, pessoal e organizacional. Depois de identificar esses pontos, corra atrás e transforme-os no seu diferencial.

10 – Você não pode controlar tudo. Acostume-se!

Seu trabalho será influenciado por situações que você não poderá controlar. Infelizmente a economia não está das melhores e você não pode fazer algo que mude esse quadro. Mas, usar a criatividade para inovar, executar e gerar resultados diferentes e surpreendentes, você pode – e deve!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of