fbpx
Joomla

Joomla: suporte, vantagens e funcionalidades

Quando falamos de criação de um site, o Joomla surge como uma ótima opção. Combinando a facilidade de uso do WordPress com a funcionalidade do CMS Drupal, o Joomla ganha espaço por tornar mais fácil a criação e também o gerenciamento de sites com aparência mais profissional.

Aplicativo web dinâmico, o CMS utiliza banco de dados MySQL para armazenar o conteúdo do site, além de utilizar a linguagem de programação PHP para manter seu site interativo e dinâmico.

Sempre na lista dos principais sistemas de gestão de conteúdo (CMS) da atualidade, o Joomla permite fácil controle e edição do conteúdo e apresentação do seu site.

Considerando os sites hospedados na ValueHost, o Joomla está entre os CMSs mais utilizados, juntamente com o WordPress e Magento (voltado para e-commerce).

Joomla: o que torna a plataforma popular

Conforme dados da Wikipédia, o Joomla possui versões em 64 idiomas, sendo utilizado por cerca de 3% dos sites na web – o que é realmente expressivo, considerando o número plataformas disponíveis.

Utilizado principalmente para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, entre outros formatos de conteúdo, o CMS possui uma diversidade incrível de extensões – que é uma das grandes vantagens.

Abaixo apresentamos, resumidamente, alguns dos principais motivos:

  • Milhares de extensões disponíveis: são mais de 10 mil extensões para agregar novas funcionalidades. No site oficial do Joomla você encontra um diretório de extensões bem completo.
  • Acervo de templates: possui milhares de templates prontos, agilizando o processo de criação de sites com rapidez.
  • Comunidade atuante: para o usuário iniciante, várias comunidades apresentam conteúdo, documentações e fóruns para debater ideias em português, como JoomlaBR e JoomlaClube, por exemplo.
  • Fácil de usar: o painel de controle é fácil de usar, o que permite o uso do CMS inclusive para usuários com pouco ou nenhum conhecimento de programação.
  • Licença de código aberto: como é open source, conta com a colaboração de uma grande comunidade, que sempre trabalha na correção de eventuais bugs, assim como melhorias em cada versão nova.