fbpx
Dicas

Domínio expirado: descubra o que fazer

Hoje em dia, ter presença online é algo indispensável para os negócios, principalmente com a era digital que estamos presenciando. Contudo, é comum deixar o domínio expirado devido a correria da rotina. Porém, o recomendável é que jamais deixe chegar a este ponto, visto que ele é um fator bastante prejudicial às vendas e visibilidade.

Portanto, preparamos um conteúdo completo para abordar tudo que você precisa para entender sobre o que acontece quando o domínio expira, como recuperá-lo, além de como nós, da ValueHost, ajudamos nestas questões. Acompanhe!

O que acontece se o meu domínio expirar?

Quando o seu domínio expira, as opções da renovação serão de acordo com os termos de contrato. Inclusive, foi a partir do ano de 2013 que a ICANN abordou a Política de Recuperação de Registros Expirados. Dessa forma, é exigido aos registradores que seja divulgado informações importantes para os usuários sobre taxas de procedimento expirado.

Inclusive, domínios como ccTLDs podem ter requisitos especiais para a renovação. Além disso, são enviados e-mails sobre o aviso de expiração de 30 em 30 dias. Para entender melhor com relação ao tema, confira como se dá o cronograma de vencimento:

  • após o primeiro dia, é notificado o aviso e a possibilidade de renovação automática ou manual;
  • no quinto dia, é tentado a renovação e, caso não tenha retorno, o domínio ficará fora do ar e o seu site parará de funcionar;
  • em média 12 dias, é feita mais uma tentativa de renovação automática ou manual;
  • após 19 dias, o domínio fica suspenso;
  • em média 26 dias, o domínio expirado vai para leilão e você pode fazer a sua própria oferta para recuperá-lo;
  • após 30 dias, caso não haja ofertas no leilão, seu domínio continuará inativo no seu endereço;
  • após 36 dias, o seu domínio vai para leilão para liquidação final. Enquanto não houver lance ativo, você poderá retomar ao seu domínio, mas caso seja dado um lance, não será possível renová-lo mas dar o seu próprio lance;
  • depois de 41 dias termina o leilão para liquidação final. É possível renová-lo manualmente com o valor padrão junto com a taxa de resgate;
  • por fim, após 72 dias, o domínio é removido da conta e não é mais possível a renovação.

Um detalhe importante que muitos podem se confundir é que o domínio não é a mesma coisa que servidor de hospedagem do site. Ou seja, o domínio é como você fosse abrir uma empresa, porém, virtualmente. E, cada um deve ser único que permitirá os internautas encontrarem seu endereço eletrônico.

A hospedagem será responsável para disponibilizar o espaço na internet para que seu site possa armazenar seus arquivos. Assim, deixa disponível para todas as pessoas do mundo, sendo necessário ter em mãos apenas o domínio e digitá-lo na aba de navegações.

Agora que você entende melhor sobre o processo da expiração do domínio, confira, no próximo tópico, como você mesmo pode restaurá-lo.

Domínio expirado: saiba como restaurá-lo

A grande preocupação quando se tem o domínio expirado é o seu site sair do ar. Com isso, há prejuízos desde a perda de visibilidade, credibilidade da sua empresa reduzida além da diminuição das vendas. Um dos motivos que causa esse problema são detalhes bobos como esquecimento do pagamento.

Para recuperar o seu domínio, terá que passar pela fase de espera: são 45 dias após a expiração do registro. Contudo, esse caso acontece nos nacionais com final “net”, “org”, “com”. Porém, o prazo dependerá conforme a empresa registrada e o pagamento da sua respectiva “multa”.

Outro domínio bastante comum é o “br” e este é um procedimento diferente: para restaurá-lo — você precisará fazer o login no site do órgão e fazer o requerimento do boleto para novo pagamento — porém, o tempo médio de recuperação desse domínio expirado é de 3 a 4 meses e, se não for recuperado nesse período, ele entrará na lista de liberação. E é aí que corre o risco, porque se ele for bem posicionado, será difícil sua recuperação pois será adquirido por outro.

Também observando pelo outro lado da história sobre o domínio expirado é a compra deles. É possível adquirir endereços valiosos que foram esquecidos por alguém e, dessa forma, você poderá alavancar seu posicionamento digital. Em suma, para evitar situações desagradáveis com expirações, adote as seguintes dicas:

  • sempre fique atento com o boleto de cobrança;
  • coloque o registro com débito automático na conta;
  • avalie sempre o contrato da empresa de hospedagem. Isso porque algumas podem oferecer “registro grátis” e em um momento que necessitar fazer a troca, elas ficam com o domínio. É crucial ter cuidado contra essa questão.

Contudo, caso aconteça alguma situação que faça você ter o domínio expirado, saiba que nem tudo está perdido, mas é preciso recorrer rapidamente pois o endereço ficará indisponível por tempo indeterminado ou irá para leilão.

Para que seu site tenha fluidez e excelente experiência para os internautas acessarem, um suporte de qualidade faz total diferença nessas questões. Portanto, saiba como nós, da Valuehost podemos auxiliar nessas questões.

Hospedagem e domínio? Conte com a ValueHost!

Nós, da ValueHost, dispomos de um serviço de excelência desde 2009 e temos mais de 50.000 sites hospedados. Além disso, nossos serviços são relacionados com venda e revenda de hospedagem contando com milhares de clientes no Brasil e no exterior. Inclusive, considerado por muitos a melhor revenda de hospedagem, temos um suporte completo via chat, telefone e ticket de suporte.

Para registro de domínio, contamos com preços acessíveis tanto para registro como transferência. Em síntese, ele será feito de forma simples e descomplicada para você. Além disso, oferecemos um serviço completo para seu site com backup, migração grátis, restore grátis, e-mails ilimitados, etc.

Portanto, caso tenha o domínio expirado, busca uma nova hospedagem eficiente e de bom custo-benefício, conte com a gente. Dispomos de um detalhado comparador para todas as demandas online! Afinal, o segredo de uma excelente presença na internet, é um serviço de excelência.

O conteúdo foi útil para entender como lidar com essa questão de expiração? Então, para complementar melhor sobre o tema, recomendamos a leitura sobre hospedagem de sites: tudo que você precisa saber!