fbpx
Tecnologia

Afinal, o que são controles CIS e quais os melhores?

Hoje em dia, a tecnologia digital já é uma parte indissociável do trabalho em qualquer empresa. O setor de TI tem um papel estratégico muito importante para o sucesso de um negócio, assim como para sua segurança. Afinal, com a maior facilidade de acesso à informação e controle, também surgem mais riscos de vazamento de dados e crimes virtuais.

Para minimizar esses riscos, é indispensável que seja feito um investimento sério em ferramentas de segurança cibernética, além da implementação de protocolos que reduzem possíveis brechas. Entre essas medidas, podemos destacar os controles CIS, que são o método mais eficiente para obter o máximo de segurança com o menor investimento de tempo e energia.

Para ajudar a entender melhor o que é esse conceito e como você pode implementá-lo, vamos mostrar o que são os controles CIS e falar quais são os mais importantes deles. Acompanhe.

O que são os controles CIS?

Se você entende o suficiente de tecnologia, então sabe que é praticamente impossível ter uma rede com 100% de garantia de segurança. Há sempre uma brecha que pode ser explorada, dado tempo suficiente. Por isso que as soluções de segurança têm que se adaptar constantemente a novos crimes.

Diante disso, o Center for Internet Security, também chamado de CIS, criou uma lista de Controles de Segurança Críticos, que são métodos específicos e acionáveis para conseguir o maior nível possível de segurança com o menor investimento necessário. Dessa forma, você consegue manter a rede da empresa protegida contra todas as principais ameaças ao seu funcionamento sem desperdício de recursos.

A intenção desses controles é concentrar o menor número necessário de ações para obter o máximo relativo de segurança. Eles são baseados em padrões comuns de ataques cibernéticos, de modo que boa parte das ameaças, especialmente as automatizadas, possam ser bloqueadas com facilidade.

Essas medidas de segurança auxiliam bastante os profissionais da área de tecnologia na manutenção da segurança da empresa, oferecendo um direcionamento claro sobre como lidar com as principais vulnerabilidades. Ao longo do tempo, essas medidas também são revisadas e atualizadas para acompanhar as mudanças na tecnologia disponível e nos tipos de crimes que ocorrem.

Quais os principais controles CIS?

Cada um desses controles é hierarquizado de acordo com seu impacto e sua simplicidade. Primeiro são listadas atitudes mais simples, que podem ser implementadas de forma rápida e prática, seguindo para outras mais complexas e com efeito menos amplo.

Veja aqui exemplos de controles CIS que você pode implementar.

Inventário e controle de ativos de hardware

Qualquer peça de hardware, desde um pendrive até placas-mãe e partes de servidores, precisam ser ativamente monitoradas para garantir sua segurança. Isso vale para todo e qualquer dispositivo conectado à sua rede, seja de forma física ou remota. Diversas ameaças, principalmente vírus, se infiltram em sua empresa quando algum aparelho infectado se conecta sem uma verificação adequada.

O principal objetivo dessa medida é esclarecer a quantidade de dispositivos que precisa ser vigiada. Se o número for muito elevado. Dessa forma, será mais fácil identificar acessos não autorizados e atividades suspeitas.

Inventário e controle de ativos de Software

O monitoramento ativo de todos os softwares conectados à sua rede, incluindo sistemas operacionais e aplicações. A partir disso, será possível montar uma lista com todos os softwares que apresentam permissão de ativação dentro da rede e em quais condições.

Há muitas ameaças silenciosas à tecnologia digital, com vírus e outros malwares que se instalam na rede sem serem notados. Um monitoramento ativo das atividades de softwares aumenta as chances de que essas atividades indevidas sejam detectadas, impedindo que os malwares se instalem.

Configuração segura de permissões de usuários

Dentro dos controles CIS, há bastante ênfase em usar as ferramentas de gestão de rede para monitorar as atividades dos usuários. Podemos destacar a configuração de permissões de usuários.

Ao criar um usuário, é necessário ter ferramentas e protocolos que associam permissões e credenciais de forma segura. Essa limitação evita que contas mais vulneráveis sejam usadas para invadir a rede. O mesmo vale para os privilégios administrativos, que podem ser usados para abrir diversas portas em sua rede.

Controle de acesso

Juntamente das credenciais e permissões, também deve haver um controle em quais usuários têm acesso a que tipo de informação, além de permissões para modificá-las. Mais uma vez, a intenção aqui é minimizar os riscos de vulnerabilidade associados a usuários com baixo nível hierárquico. Além de ajudar a minimizar essas vulnerabilidades, esse tipo de controle CIS também permite monitorar de forma mais eficaz qualquer mudança de permissão, bloqueando usuários que passaram por alguma alteração indevida.

Gerenciamento contínuo de vulnerabilidades

Como mencionamos, é praticamente impossível ter 100% de segurança na tecnologia digital. Para lidar com isso, os controles CIS incentivam que você inclua o monitoramento de vulnerabilidades como parte da rotina da área de TI. Isso inclui também monitorar fontes de dados públicas e privadas sobre possíveis ameaças e vulnerabilidades de rede, assim como os métodos recomendados para cobri-las.

Auditoria do histórico de acessos

Desenvolver uma rotina de coleta de dados, verificando e retificando quaisquer acessos realizados dentro do sistema da empresa. Por meio do monitoramento do histórico da rede, é possível detectar ameaças e facilitar a recuperação depois de um ataque. É importante que essa revisão seja feita de forma regular dentro da empresa, para garantir que nenhum acesso indevido foi realizado sem ser detectado.

Proteção de e-mail e navegação em browser

Os e-mails e a navegação padrão são alguns dos principais pontos de acesso para ameaças virtuais, muitas vezes dependendo da permissão ativa de um usuário para evitar alguns mecanismos de segurança, como o firewall da empresa. Deve haver mecanismos que impeçam criminosos de manipular o comportamento dos usuários para criar essas vulnerabilidades, tanto em ferramentas de segurança quanto treinamentos.

Agora que você entende um pouco mais sobre os controles CIS, é hora de começar a implementá-los entre os protocolos de segurança da empresa. Se você começar pelos mais simples e avançar para os mais complexos, logo terá um nível de proteção bem mais elevado na empresa.

Quer continuar acompanhando mais de nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn agora mesmo!