fbpx
Tecnologia

Backdoor: entenda como funcionam os ataques cibernético nas empresas

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas estão se adaptando à nova realidade dos ataques cibernéticos. Contudo, mesmo assim, ainda há muitas vulnerabilidades, uma vez que os malwares também se desenvolvem a cada dia.

Uma dessas ciberameaças é o backdoor, que se trata de um termo malicioso em que hackers acessam o seu sistema, seja para a execução de crimes virtuais ou espionagem.

Esse termo se trata de uma porta de acesso ao seu sistema, que foi criado por meio de um programa instalado sem a autorização do proprietário. Com isso, um criminoso terá acesso ao computador da sua empresa e sua ocorrência geralmente acontece por uma falha de segurança.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda mais sobre como funcionam esses ataques nas empresas, quais as características de um backdoor e como evitá-lo. Boa leitura!

O que são os ataques cibernéticos?

Ataques cibernéticos são as tentativas de criminosos virtuais de danificarem ou destruírem uma rede de sistemas. Essas invasões são capazes de fazer com que dados empresariais sigilosos sejam expostos ou usados como forma de extorsão, por exemplo.

Esses ataques recebem também o nome de cibercrime, crime eletrônico, crime informático, entre outros. Muitos são os meios de ter uma rede invadida, contudo, normalmente, os ataques são em sua maioria silenciosos, tornando bastante difícil sua identificação.

Uma empresa que sobre um ataque cibernético pode ter grandes prejuízos, afinal, muitos são os dados e informações importantes contidas nessas redes corporativas. Por isso, você deve se atentar a esse fato e considerar esse tipo de crime muito grave e prejudicial aos negócios.

Entre os tipos existentes podemos destacar o backdoor, que é um tipo de “cavalo de tróia” em que um criminoso terá acesso ao seu sistema.

A partir do momento que ele está instalado, o hacker poderá, por exemplo, instalar arquivos, excluir, enviar e-mails, visualizar dados e utilizar seu sistema para fins criminosos.

Quais são as características do ataque de backdoor?

De maneira simples, o backdoor é um tipo de malware que nega os processos comuns de autenticação para acesso a um sistema. Ou seja, essa é uma maneira de permitir que os criminosos virtuais acessem computadores remotamente.

Nessa perspectiva, o cibercriminoso pode acessar os recursos dentro de uma aplicação, tais como servidores de arquivos e a base de dados da empresa. Isso faz com que ele tenha permissão de manipular comandos do sistema e fazer o update de códigos maliciosos.

O backdoor pode ser instalado tanto em componentes de hardware como de software. Ele também pode ser difundido por meio de aplicativos infectados em smartphones ou mesmo em smartwatches.

Enfim, podemos dizer que o backdoor é um modelo de “cavalo de troia”, já que viabiliza a infecção ou acesso a um sistema, permitindo seu controle remoto.

A partir disso, o invasor é capaz de modificar ou até mesmo apagar totalmente seus arquivos, além de executar softwares ou enviar e-mails em massa.

Como evitar ataques de backdoor?

Para inserir métodos de proteção eficientes contra o malware, primeiramente é necessário levar em conta a separação dos backdoors em dois modelos: aqueles que já se encontram instalados nos sistemas/aplicativos (built-in) e os que buscam se instalar pelos meios maliciosos.

O problema é que aqueles que já se encontram instalados são bastante complicados de serem detectados, o que dificulta o combate. Nessa situação, é fundamental ter confiança na comunidade de usuários e fabricantes e nas revisões feitas de maneira periódica.

Em contrapartida, o outro tipo de malware backdoor é parcialmente mais fácil de combater, uma vez que existem boas práticas e soluções eficazes de segurança para evitá-lo. Veja, a seguir, quais são.

Monitoramento da atividade da rede

Qualquer anormalidade nos dados do sistema pode apontar que alguém está usando um backdoor. Sendo assim, é essencial utilizar firewalls e soluções de rastreio para o acompanhamento das atividades de todas as aplicações usadas.

Investimento em soluções de cibersegurança

Soluções anti-malware eficientes (a exemplo de antivírus e firewalls) são poderosos recursos que conseguem impedir que os cibercriminosos implementem trojans e outras ameaças para explorar as vulnerabilidades de backdoor.

É fundamental contar com um programa antivírus avançado que seja capaz de detectar e prevenir uma grande variedade de malwares. Você deve ficar atento a vulnerabilidades como os trojans, cryptojackers, spyware e rootkits.

O software vai detectar o backdoor e o eliminará antes que haja infecção do seu sistema. Um bom programa antivírus também oferece soluções como monitoramento de Wi-Fi, um firewall avançado, proteção da web e fiscalização de privacidade webcam e microfone a fim de garantir que os usuários estejam seguros virtualmente.

Uso de senhas fortes

As senhas fáceis e repetidas, seja em uma empresa ou fora dela, são excelentes meios de criar indiretamente backdoors. Desse modo, além de investir em uma senha forte para cada aplicação, é fundamental utilizar a autenticação multifator.

Escolha de aplicações e plugins confiáveis

Um dos métodos mais comuns para a instalação de backdoor são o uso de aplicativos e plugins que parecem ser legítimos.

A melhor forma de se defender, nesses casos, é garantir a reputação confiável e verificada das soluções utilizadas em todos os dispositivos empresariais. É importante que a empresa invista também em treinamentos para o aperfeiçoamento das práticas de cibersegurança de sua equipe.

Atenção aos downloads

Os backdoors são constantemente reunidos com programas, arquivos e aplicações gratuitas aparentemente confiáveis. Ao baixar qualquer coisa na Internet, você deve verificar se está recebendo somente o arquivo que busca ou se há algum software desagradável junto.

Mesmo um arquivo que se passa como o original pode estar infectado com um trojan. Desse modo, procure sempre baixar soluções de sites oficiais, evitar aqueles piratas e instalar um antivírus com proteção em tempo real.

Enfim, os ataques cibernéticos, em especial o backdoor, são bastante prejudiciais aos negócios. Você deve combater esse mal virtual a fim de evitar problemas que podem tomar uma grande proporção na empresa.

Lembre-se de que você pode ter uma baita dor de cabeça financeiramente falando quando não se atenta aos cuidados necessários de combate ao cibercrime.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e permita que mais pessoas possam se prevenir contra ataques de backdoor!