fbpx
Tecnologia

Sistema VDI: o que é e quais as vantagens de utilizar na empresa

A virtualização de desktops é uma prática que se torna cada vez mais popular dentro das empresas, sendo que a evolução da computação em nuvem é um grande propulsor dessa tecnologia. A partir da virtualização, os gestores buscam otimizar a acessibilidade, a integração dos setores e centralização dos dados, além de viabilizar a padronização de processos e a redução de gastos.

Neste post, o nosso foco será a VDI, que é um modelo de virtualização que visa a otimização de processos dentro da empresa. Vamos entender melhor o que é VDI, como funciona essa tecnologia, e os benefícios de sua implementação. Confira!

O que é um sistema VDI?

VDI é a sigla para Virtual Desktop Infrastructure, uma tecnologia que tem como função a virtualização do sistema operacional dos computadores em uma corporação. O uso dessa tecnologia permite que, em vez de cada computador em uma empresa ter um sistema operacional de forma individualizada, seja criado um único sistema operacional virtual, que não estará atrelada a uma única máquina, ou seja, que permitirá que vários computadores possam acessá-lo.

Esse sistema facilita a integração dos dados, pois, em vez de cada máquina da empresa funcionar de forma isolada, ou seja, com tráfego individual e dados salvos em cada unidade, as informações ficam acessíveis a qualquer máquina que esteja autorizada e ligada à rede.

O VDI é um dos pilares para a transformação digital

A utilização do sistema VDI permite que as empresas possam migrar de vez rumo à transformação digital, pois permite uma atuação mais consistente em relação aos dados — que são a chave para uma gestão baseada em insights sólidos. O gestão data-driven já é uma realidade, e fica cada vez mais inviável fazer uma gestão competitiva, sem utilizar esse método.

Além disso, há uma otimização dos processos, reduzindo radicalmente os riscos que a empresa teria caso os dados estivessem espalhados em vários computadores. As perdas de componentes e comprometimento do sistema operacional de máquinas isoladas poderiam causar danos ao armazenamento de dados e prejudicar uma série de processos.

O sistema VDI permite a personalização?

Apesar de ter como ponto crucial a integração, a tecnologia VDI possibilita que cada máquina seja personalizada de acordo com a necessidade de cada profissional, ou seja, não há perda de autonomia, como muitos possam imaginar.

Como funciona o sistema VDI?

Para entendermos o funcionamento do sistema VDI, temos que entender a sua base, que tem como estrutura a relação servidor-cliente — no cenário em que o VDI é o servidor e as máquinas da empresa são os clientes. Para que essa relação seja estruturada é possível utilizar 3 tipos de arquitetura. Veja abaixo como funciona cada uma.

Thin Client

Esse modelo de arquitetura é o mais utilizado em projetos VDI e é estruturado em uma máquina que não apresenta armazenamento local, ou seja, atua apenas como entrada para que seja realizada a sessão virtual desktop.

Thick client

Nesse modelo de arquitetura, há o espaço de armazenamento local para os usuários, mas o modelo de acesso é igual ao do Thin Client. Por apresentar ao ambiente local, além do ritual, essa arquitetura apresenta uma maior complexidade de gerenciamento.

Dispositivos móveis

Oferece mais desafios relativos à maturidade de VDI e a segurança, o que faz desse modelo uma solução mais utilizada pela direção das empresas, já que é indicado em situações em que é possível controlar o acesso.

A implementação VDI deve ser feita com base em 3 informações importantes, que são:

  • identificar se há compatibilidade entre o sistema operacional adotado e sistema VDI — verificando se ele pode ser executado de maneira apropriada;
  • definir de que forma o cliente deverá ser conectado ao servidor, analisando, principalmente, se a rede é adequada e atende as expectativas;
  • identificar se o hardware que será utilizado como estrutura final entrega a agilidade e disponibilidade necessária para que o usuário possa executar as suas atividades.

Quais as vantagens de utilizar o VDI na empresa?

Agora que já entendemos o que e como funciona o sistema VDI, vamos conhecer os principais benefícios que as empresas têm ao adotar essa solução. Confira!

Facilita o compartilhamento e centralização de dados

Com o crescimento exponencial de produção de dados dentro e fora das empresas — e ambos podem ser explorados para a obtenção de insights — foi necessário uma mudança na forma como as corporações captam, processam, e acessam essas informações. Quanto mais fluido for esse processo, mais rápida será a resposta às demandas corporativas.

O sistema VDI é uma dessas soluções que facilitam o compartilhamento em tempo real de dados entre todos os usuários do sistema virtual, isso acelera a comunicação entre setores e desburocratiza uma série de processos, pois o acesso poderá ser instantâneo.

Possibilita a personalização

Um dos grandes diferenciais do VDI é a possibilidade de personalização de usuários, que facilita a produtividade dos colaboradores. Um sistema padronizado, em uma empresa com vários setores, pode fazer com que haja problemas de desempenho ou máquinas com capacidade ociosa.

Ao optar pelo sistema VDI a empresa ganha em relação a integração e centralização, ao mesmo tempo que permite que os colaboradores possam trabalhar com uma máquina do jeito que eles necessitam.

Redução de custos

Outro diferencial que o uso do VDI oferece é a economia, pois a empresa deixa de depender de várias máquinas individuais. A centralização permite uma maior controle de gestão em temas críticos, como a segurança e tratamento de dados, que ficariam muito mais custosos se a empresa tivesse que cuidar de máquina por máquina.

Esperamos que após a leitura deste post você tenha entendido o que é VDI, como funciona e a sua importância. A virtualização é um dos principais pilares da transformação digital, pois contribui para desburocratização de processos e fluidez das trocas de dados. Em uma era em que a velocidade na produção, troca e análise de dados é um diferencial competitivo, ficar utilizando métodos obsoletos poderá fazer com que a sua empresa perca potencial competitivo.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.