fbpx
Desenvolvimento

Inteligência analítica: como ajuda a cultura da sua empresa?

Uma das metas de diversas empresas no processo de coleta de dados é converter o material bruto em informações úteis, de modo que possam ser utilizadas para as tomadas de decisões e, dessa forma, conquistar seus objetivos. No entanto, é preciso utilizar algumas ferramentas para isso e a inteligência analítica é uma delas que podem ajudar o negócio na sua empreitada.

Uma grande vantagem da análise de dados inteligente é a viabilidade de investir mais em soluções preditivas. Além disso, é fundamental que a empresa observe, não apenas o passado, mas avalie o futuro e promova propostas fundamentais para o que está por vir.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como a inteligência analítica pode auxiliar na cultura empresarial. Confira agora!

O que é inteligência analítica?

A inteligência analítica é uma análise minuciosa dos dados coletados pela empresa. A meta dessa averiguação é obter informações precisas sobre os processos do negócio, ou seja, adquirir referências que possam auxiliar posteriormente no planejamento de estratégias eficazes.

Sendo assim, nesse conceito, informações brutas são convertidas em dados úteis. Entenda que essas informações podem ser coletadas não apenas dos processos da companhia, mas também de fontes externas.

Por que a inteligência analítica é importante para as empresas?

Ela é importante porque disponibiliza o material preciso para que a gestão de negócios consiga tomar decisões mais acertadas. Nessa perspectiva, somente coletar os dados e armazená-los sem nenhum tipo de análise é um procedimento ineficiente.

É fundamental que haja uma ferramenta capaz de avaliar a qualidade desses dados, inclusive, para compreender o que vale ou não a pena manter. Dessa forma, a inteligência analítica é uma grande aliada para o desenvolvimento de estratégias, objetivos e projetos.

Quais vantagens esse conceito oferece para as empresas?

A seguir, mostraremos como a inteligência analítica pode beneficiar sua empresa. Veja agora!

Identificação das necessidades

Com a possibilidade de análise que esse modelo de ferramenta proporciona para a companhia, será bem mais simples e rápido perceber quando existe uma demanda de seus clientes.

Por exemplo, imagine que um negócio conseguiu descobrir que há um vídeo viral de uma pessoa conhecida utilizando o seu produto. De forma rápida, as áreas de produção podem se preparar para ampliar sua demanda, uma vez que conseguiram coletar e averiguar os dados a respeito desse vídeo anteriormente.

Melhoria da gestão

Essa ferramenta pode ser bastante útil para gerir os processos de operações, o que ajuda na prevenção de questões que possam provocar problemas, como mercadorias perdidas no estoque, gastos desnecessários e falhas logísticas.

Isso pelo fato de que a gestão contará com informações essenciais sobre a rotina das operações e dados já verificados, que auxiliarão na compreensão do que pode estar ocorrendo de errado na empresa.

Compreensão daquilo que os clientes querem

Uma das grandes vantagens da inteligência analítica é que ela pode ajudar bastante na obtenção de dados por meio de variados canais. Assim, é possível atender consumidores de diversas localidades, além de captar informações de suas demandas e, dessa forma, conseguir sanar necessidades de uma quantidade maior de pessoas, além de ampliar a lucratividade da empresa.

Avaliação de metas para a gestão de operação

Outro benefício importante dessa ferramenta é ter maior controle das informações. Com isso, determinar as metas a partir desses dados precisos é um procedimento bastante seguro. Eles são exatos, o que garante uma busca de resultado muito mais capacitada.

Como construir uma cultura empresarial forte a partir dos seus resultados?

Para o desenvolvimento efetivo de uma cultura empresarial forte com o uso da inteligência analítica, é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir quais são.

Realize uma prestação de contas

É fundamental atribuir responsabilidades e estimular que todos tenham o entendimento da importância do papel que realizam na companhia. O compartilhamento de dados por meio da tecnologia facilita a avaliação do que cada área está disponibilizando de retorno, o cumprimento ou não das métricas e as responsabilidades individuais.

Assim, os funcionários ficam sabendo como otimizar seu desempenho e o de toda a empresa com a utilização de ferramentas capazes de analisar informações de modo inteligente.

Tenha transparência para ter uma inteligência analítica

É essencial levar essa ferramenta para todos os pontos, além das camadas administrativas. Isso significa que não se deve ofertar dados apenas para quem tem relação direta com determinado dado. Mais prejudicial ainda é armazenar informações apenas para si.

É fato que nem todo dado deve estar disponível para todos. Porém, é preciso utilizar técnicas e controles de acesso que possam proteger informações e indicadores sensíveis capazes de configurar modelos ativos que repassem às pessoas certas aquilo que seja do seu interesse.

O administrador precisa considerar que o não compartilhamento com segurança pode determinar o fim do negócio em breve. Caso não consiga manter um bom nível desse aspecto, talvez seja necessário modificar totalmente a estrutura da empresa.

Invista na escalabilidade e agilidade

É muito importante criar uma estrutura rápida para que os dados sejam devidamente consumidos. O usuário necessita da capacidade para criação e modificação dos seus próprios relatórios sem ser preciso contar com o setor de TI.

As ferramentas que permitem o compartilhamento em tempo real de tudo que está envolvido à empresa auxilia na procura por melhores resultados visto que isso abre espaço para que outros funcionários dessem a sua devida contribuição.

É fundamental focar na velocidade de implantação, colocar em prática os primeiros passos e otimizar a adesão dos trabalhadores. Isso é mais eficiente que prorrogar e esperar que exista uma execução perfeita.

Também é preciso delegar trabalhos associados a lucros e perdas, o que otimiza a qualidade e a precisão das informações da empresa, incentivando, assim, um desenvolvimento mais efetivo.

Enfim, o compartilhamento de dados não está relacionado à perda de poder. O desenvolvimento da inteligência analítica, quando utilizada por todos envolvidos na empresa, melhora a rentabilidade e fazer com que sua folha financeira se torne positiva, o que contribui para alcançar resultados e conquistar metas sem a precisão de esforços fora do normal,

E aí, gostou deste texto? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de outros assuntos como este!