fbpx

5 principais vantagens do Plesk em relação a seus concorrentes

5 principais vantagens do Plesk em relação a seus concorrentes

Powered by Rock Convert

Para administrar um site, é importante contarmos com um bom painel de controle, como o Plesk, que transforma essa atividade em algo simples e ágil para todos os tipos de usuários. Entre as principais vantagens do Plesk, está a facilidade de instalar aplicações, gerenciar contas de e-mail e administrar domínios.

Com as mudanças no mercado de hospedagem, mais especificamente em relação à nova precificação do cPanel, que passou a limitar a quantidade de domínios em todos os planos, o Plesk aparece como forte concorrente, com fortes possibilidade de ganhar o mercado brasileiro.

Neste post, vamos conhecer melhor esse painel, mostrando os principais diferenciais no gerenciamento de servidores de hospedagem. Preparado?

Quais são as vantagens do uso do Plesk?

O Plesk é um painel que permite ao usuário controlar as mais diversas atividades em relação à hospedagem de sites, como as contas de e-mail e de revendas, além de entradas de DNS — Domain Name System —, que permite a tradução dos endereços IP em nomes mais legíveis, como www.globo.com. Não fosse isso, as pessoas teriam que decorar uma série de números para entrar em suas páginas favoritas.

Além disso, o Plesk permite o controle de SGBD — Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados MySQL, ou linguagem estruturada. Veja algumas das principais vantagens do Plesk em relação aos concorrentes.

1. Compatibilidade com diferentes sistemas operacionais

Enquanto o cPanel opera apenas em servidores Linux, o Plesk é multiplataforma, podendo operar tanto no Windows quanto no Linux. O painel mantém o mesmo padrão independentemente do sistema operacional, facilitando a vida dos usuários. Além da compatibilidade com os diferentes sistemas operacionais, o Plesk traz as suas principais funções na tela principal, de forma bastante explicativa. Não é necessário ser nenhum expert para operá-lo.

2. Alinhamento com as plataformas mobile

A maioria das pessoas não só acessam a internet via dispositivos móveis como gerenciam serviços e controlam sistemas de gestão empresarial via smartphone. Isso faz com que os sistemas desenvolvidos com foco nos dispositivos moveis ganhem um diferencial competitivo.

O Plesk é um painel que está pronto para sobreviver em um mercado dominado pelos dispositivos móveis. A plataforma dispõe de um aplicativo próprio, que permite o gerenciamento de todos os recursos da hospedagem. Dessa forma, o revendedor de hospedagem pode oferecer o melhor serviço para os seus clientes e resolver problemas de forma rápida, apenas com uma consulta simples no smartphone.

Para você ter uma ideia, o painel de controle mais popular, o cPanel, não oferece um aplicativo mobile para os seus usuários. Apesar de seu site ter um layout responsivo, ele não entrega a mesma experiência. Essa preocupação com o mobile mostra que o Plesk está sempre à frente de seu tempo: a plataforma já oferecia integração com Nginx e IPV6 antes do cPanel.

3. Controle de segurança automatizado

Um bom serviço de hospedagem deve garantir a segurança dos dados de seus usuários, e o Plesk apresenta ferramentas para isso. O sistema é equipado com detecção de desvios, sendo capaz de identificar ameaças e agir de forma automatizada. O prazo de reconhecimento é de 24 horas, enquanto a resolução é de no máximo 9 dias — o cPanel demora 9 dias para identificar um problema e mais 28 dias para solucioná-lo

Lembre-se de que um bom suporte é essencial para manter a disponibilidade de seus serviços, afinal, os problemas não chegam com hora marcada. Se você trabalha com revendas, é importante garantir a disponibilidade dos clientes para manter a credibilidade do serviço.

4. Suporte aos revendedores de hospedagem

A revenda de hospedagens é uma das grandes tendência de mercado, visto que, com a transformação digital, a busca por esse tipo de serviço está aumentando exponencialmente. Além do crescimento no número de sites e blogs empresariais, de corporações de todos os segmentos, as empresas estão virtualizando seus sistemas, servidores, desktops e o que mais for possível, para reduzir os custos de TI.

O Plesk oferece a opção para os usuários criarem um perfil de revendedor em uma área chamada “Planos de Serviços”, que permite a elucidação de dúvidas e resolução de pendências

5. Usabilidade para todos os níveis

Com mais pessoas querendo criar e manter sites, seja para uso pessoal, comercial ou empresarial, é importante que os painéis de controle estejam preparados para a utilização em todo os níveis. O software será operado por profissionais experientes, como desenvolvedores e administradores de sites, e também por leigos, que necessitam de uma interface que agilize seu dia a dia.

O Plesk demonstra uma preocupação interessante em relação à usabilidade, tanto pelo fato de colocar as suas principais funções no topo e oferecer uma barra de pesquisa para os menos experientes quanto por oferecer um aplicativo mobile para agilizar a rotina dos administradores.

Quais as diferenças básicas entre cPanel VPS e Plesk?

Para você entender melhor os diferenciais do Plesk, vamos trazer um breve comparativo entre esse painel e seu principal concorrente, o cPanel. Enquanto o cPanel VPS apresenta um VHM separado para os administradores, o Plesk vai por outro caminho, entregando uma interface de login única para administradores e usuários — o que incentiva o aprendizado dos mais novatos, sem barreiras.

No Plesk, a troca para a hospedagem gerenciada — WordPress/Joomla — é facilitada, diferentemente do que acontece no cPanel, na qual o usuário tem que estar na compartilhada. A escolha da plataforma ideal para gerenciar a sua hospedagem é uma ação que demanda bastante pesquisa. Sendo assim, é importante escolher com esmero o painel para o seu projeto. Para isso, faça um comparativo entre elas, respondendo a algumas questões:

  • Oferece suporte para as diferentes linguagens de programação?
  • Oferece os resultados mais eficientes ao cliente final?
  • Entrega uma usabilidade que permite a popularização do uso?

Coloque isso tudo na balança e defina seus objetivos.

Como vimos no post, as vantagens do Plesk colocam a plataforma como uma expoente de mercado, com a possibilidade de crescimento vertiginoso a partir deste ano, com as mudanças no negócio de hospedagem. Além disso, o painel está à frente de seu tempo, enxergando as movimentações da transformação digital, como o mobile first.

Gostou do post? Então siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of