fbpx
Segurança

Seu site foi hackeado? Veja como resolver!

Saber o que houve em um site hackeado é desesperador. Afinal, ele acontece quando você menos espera e dependendo do alcance do seu negócio, pode causar grandes prejuízos difíceis de recuperar. Por isso, saber medidas eficientes de como resolver essa situação é imprescindível.

Para isso, preparamos este post que explicará como você pode identificar o site hackeado, como resolver esse problema, além de apontar os benefícios de contar com uma hospedagem confiável contra esse ataque. Continue lendo e confira!

Afinal, como identificar que o seu site foi hackeado?

Antes de embarcar na limpeza e na correção de falhas do seu endereço eletrônico ou na gestão de e-commerce, certifique-se de que ele foi efetivamente invadido. Os sinais de que um site foi hackeado podem variar e, às vezes, passar despercebidos a depender do tipo de ataque sofrido. Então, confira a lista dos principais indicativos de um site hackeado:

  • alertas constantes de atividades maliciosas;
  • links que direcionam para sites suspeitos;
  • tráfego alto vindo de outros países;
  • tempo de carregamento bem mais lento que o normal;
  • o site foi retirado do ar pelo provedor de hospedagem;
  • tela branca da morte;
  • códigos aleatórios aparecendo no rodapé da página.

Caso a resposta para qualquer uma das suas interrogações seja “sim”, é uma clara indicação de que o seu site foi hackeado. Contudo, não se desespere! Nessa fase, é fundamental que essas informações sejam transmitidas ao seu servidor de hospedagem para melhor cibersegurança.

Site hackeado: como resolver esse problema?

Constatou que realmente seu site foi hackeado? Então, será preciso partir para a ação. Para isso, separamos dicas bastantes úteis nessa missão, Confira!

Faça um backup no site

O backup é uma das melhores formas de proteger um site de ataques cibernéticos, pois permite que as páginas afetadas sejam restauradas rapidamente. Além disso, ele também pode ser útil para identificar quais arquivos foram modificados pelo invasor e, assim, tomar medidas para evitar novos ataques.

Realize revisões de suas últimas ações

A maioria dos ataques de hackers deixam rastros com alterações nos sistemas, portanto, avaliar esse ponto ajuda a detectar as vulnerabilidades.

Dessa forma, descubra o período específico para investigação, observando o tráfego do website em busca de aumentos súbitos. Depois disso, revise os logs de erro e os relatórios de acesso na administração do servidor. Ao examinar as atividades e erros, será possível verificar qualquer atividade suspeita ou erros que ocorreram durante o tempo determinado.

Se atualize sobre o tema

O fato é que ninguém está livre, nem mesmo os sites mais robustos, de ataques cibernéticos. Portanto, se atualize nos portais de notícias sobre cibersegurança para ficar sempre por dentro do que está acontecendo e assim poder tomar as medidas necessárias para proteger o seu site.

Entre em contato com o seu provedor de site

Caso você suspeite que o seu site foi hackeado, é importante entrar em contato com o seu provedor de hospedagem imediatamente. Isto irá permitir que eles tomem as medidas necessárias para proteger o seu site e evitar que outras pessoas acessem suas informações pessoais ou dados confidenciais.

A maioria dos suportes proporcionam relatórios completos para os seus clientes para melhor monitoramento afim de melhor tomada de decisão sobre essa situação.

Também verifique a Blocklist e Spam Blocklist da Google

Quando o Google detecta atividades suspeitas no seu site, ele o bloqueia nos seus mecanismos de busca. Assim, ele entra em uma lista denominada de blocklist.

Esta estratégia tem como objetivo manter os visitantes seguros e blindados dos vírus e malwares. Você pode usar o Google Search Console para checar se o seu site está na Google Blocklist. Procure pelo alerta em “Problemas de Segurança” na aba de “Segurança e Ações Manuais”.

Revise o arquivo .htacess

O arquivo .htaccess é uma das principais ferramentas de configuração de um site hospedado em um Servidor Apache Web, o que o torna um dos elementos mais suscetíveis à ação de invasores cibernéticos.

As consequências mais frequentes da falha no arquivo .htaccess são: o envio de motores de busca a sites maliciosos, a substituição de páginas de erro por malwares, o aparecimento de vírus anexados aos arquivos PHP, o vazamento de informações e dados sensíveis, a identificação do navegador e os chamados “watering hole”.

Desativar e restaurar o arquivo .htaccess às suas configurações originais pode servir para solucionar o site hackeado. Além disso, altere as autorizações deste componente para permitir apenas que determinados usuários o acessem.

Como uma hospedagem confiável pode evitar essa situação?

Contar com um suporte especializado faz total diferença nesses momentos e entre eles, o mais vem se popularizando é o armazenamento em nuvem, afinal, esta modalidade de armazenamento de arquivos é acessível pela web e oferece um equilíbrio custo-benefício para sincronização, sem a necessidade de alocar recursos em servidores.

Contudo, é importante ressaltar que apesar de ser um meio seguro de armazenamento, dados em nuvem ainda podem ser facilmente alvo de ataques de hackers. Para preservar a integridade deste ambiente, é indispensável certificar que o armazenamento possua a devida segurança, através da instalação de um firewall, antivírus e backups frequentes.

Na Valuehost você terá o mais completo serviço de centro de Dados Certificados, cada um equipado com Servidores Potentes que possuem no mínimo 128GB de RAM e 40 Núcleos, além de Bandwidth e Rede de 1GBps, Garantindo Segurança para seus Dados com cópias de Segurança e Raid em todos os Servidores, bem como Proteção com Firewall, Anti-DDoS Profissional e diversos outros recursos.

Oferecemos uma enorme variedade de planos de hospedagem e revenda que apresentam recursos ilimitados, com exceção dos planos de disco que são limitados para assegurar a qualidade do serviço e estabilidade. Além disso, nossos serviços incluem tráfego ilimitado, contas de e-mail, bases de dados MySQL/PostGreSQL, subdomínios e SSL grátis. Para completar, tudo isso com o melhor custo-benefício.

Além disso, nossa revenda de hospedagem oferece suporte e recursos equivalentes aos serviços do site Linux, e planos de hospedagem que têm ativação instantânea com um bônus de 30 dias grátis. O benefício também se estende para os planos de revenda de hospedagem!

Portanto, para lidar com site hackeado, além das dicas abordadas acima, o segredo está na prevenção. Tenha à disposição um serviço confiável e de qualidade para que você se livre de situações como ataque de vírus, SQL e ransowares.

Gostou do conteúdo? Então, já deixamos outra dica: compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem atualizados sobre o assunto!