fbpx
Hospedagem

Guia completo sobre hospedagem de site

Atualmente, o mundo digital abriga milhões de endereços eletrônicos funcionando em pleno vapor e, todos eles, apresentam a sua própria hospedagem de site para manter sua presença online. Afinal, sem esse fator, não seria possível ter espaço seguro nas redes e com estabilidade.

Portanto, neste guia completo, você verá o que é essa hospedagem, sua finalidade, seus recursos e como nós, da ValueHost, contribuímos para um serviço de qualidade e 100% integrado para você com um suporte completo, além da diversidade de serviços e componentes oferecidos. Acompanhe!

O que é hospedagem de site?

A hospedagem de site vem do inglês web-hosting e se refere ao provedor de serviços para pôr o seu site “no ar” no mundo online. Ou seja, sem este componente, seu endereço eletrônico não funciona, isso porque é um dos pontos na hora do registro do nome para o seu domínio é detalhar o provedor de hospedagem NS.

Dessa forma, contar com uma excelente hospedagem é garantir que sua empresa fique segura e consolidada nesse mercado tão competitivo que é o digital. Afinal, será ela que ajudará a posicionar a sua marca dentro do seu nicho de mercado especificado, sendo que o endereço esteja sempre disponível 24 horas para qualquer pessoa do mundo possa acessar.

Quais os tipos de hospedagem de site?

Para atender de uma forma mais completa, a hospedagem de site é dividida em muitas categorias devido a sua complexidade. O modelo mais básico que existe é a gratuita, porém, para quem deseja alavancar seus negócios com mais segurança e eficiência, ela não se torna tão interessante devido a sua capacidade limitada e grande quantidade de anúncios poluindo a interface.

Assim sendo, na hora da pesquisa, é possível encontrar opções mais em conta e personalizadas de acordo com a sua necessidade para ele rodar de maneira contínua e atender a demanda dos clientes que visitam o seu site. Entenda com detalhes sobre esses modelos, logo abaixo.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é a opção mais comum e barata do mercado que você pode encontrar. Nela, é pago um valor tarifário para ter acesso aos recursos do servidor na forma de disco rígido. Dessa forma, o provedor de hospedagem definirá o limite do número de sites hospedados, permitirá criar subdomínios, e-mails, contas ftp etc.

Hospedagem VPS ou VDS

Refere-se a hospedagem dedicada, que além do seu site, não terá nenhum outro compartilhando. Ou seja, esse tipo de armazenamento é como fosse uma área privada e de elite em que o usuário tem total liberdade em poder aumentar o número de recursos de acordo com a demanda, como adicionar plugins. É uma ótima opção para médias empresas, lojas e-commerces e blogs maiores em que o número de visitantes cresce diariamente.

Servidor dedicado

O servidor dedicado é um modelo de servidor físico o qual você pode ter acesso livremente, permitindo a sua configuração, escolher o sistema operacional e o modelo de software que mais se encaixa na sua empresa, além de customizar todo o ambiente e as especificações da hospedagem. É uma opção poderosa como ter um servidor local, inclusive, ainda melhor por proporcionar provedor de hospedagem e suporte especializado.

Hospedagem Cloud

Esse modelo de hospedagem oferece diversos servidores virtuais para hospedagem de site, ideal para evitar problemas como congestionamento, pois eles assumirão o comando e diminuirão o sobrecarregamento. Assim sendo, ele depende de um cluster de servidores para funcionar bem, sendo mais indicado para grandes sites, lojas de e-commerce e empresas com vários sites ativos.

Hospedagem WordPress

Esse tipo de hospedagem de site proporciona um ambiente de servidores otimizados especialmente para o WordPress. Ou seja, o site carrega com maior eficiência. Geralmente os melhores planos vêm com temas pré-instalados e plugins para função cache e de segurança. É perfeito para iniciantes pelo baixo custo e interface intuitiva, contudo, não é indicado para sites fora da hospedagem do WordPress.

Colocation

É um dos modelos mais populares de serviço de hospedagem de site. Consiste em o proprietário do servidor preparar a configuração de maneira independente e apenas pagar para conectar o servidor à rede global. Portanto, o site funciona como hardware e os custos são voltados somente para a sua manutenção.

Quais são os recursos das hospedagens?

As hospedagens apresentam funções que são cruciais no funcionamento dos sites nos dias atuais e, esses fatores devem ser levados em consideração na hora da pesquisa do melhor para a sua empresa. Portanto, confira quais os recursos que um excelente suporte deve ter.

Armazenamento

Refere-se ao espaço que seu provedor ou servidor apresenta para comportar os sites. De forma geral, é disponível em forma de gigabyte ou terabyte. Observe qual o tamanho do seu endereço eletrônico e se demandará de grandes postagens com multimídias, pois o tamanho do armazenamento interfere no valor do plano a ser contratado.

Além disso, é importante que se garanta uma “sobra”, ou seja, o armazenamento deve ser capaz de hospedar um número maior de usuários do que a média estipulada, para assim, o seu site possa crescer e não ser prejudicado em termos de velocidade de desempenho. Inclusive, as tecnologias também devem ser destacadas e, entre elas, o SSD, considerado a peça-chave para uma excelente performance no seu site.

Ele significa Solid State Drive e é um hardware que serve para o armazenamento dos dados do seu negócio de maneira permanente, sendo encontrado em qualquer modelo de computador, até mesmo os domésticos. Ela é uma tecnologia que evoluiu do clássico HDD (Hard Disk Drive), ou simplesmente HD.

Ambos os modelos são capazes de manter as informações preservadas mesmo que os servidores estejam desconectados da internet ou até mesmo desligados. Para finalizar, o melhor modelo para se escolher será o SSD por simplesmente ter melhor velocidade — são incríveis 0,2 milissegundos contra 20 milissegundos do HDD.

Transferência de dados

A transferência de dados está relacionada com a quantidade de dados que podem ser trafegados e baixados no período de um mês no seu site. Ou seja, avalia a questão de upload de imagens, atualizações de conteúdos, tutoriais em vídeos etc.

Explicando melhor, é como se o seu site fosse o download de dados do seu navegador. Também, a transferência está relacionada com o número de visitas que seu endereço eletrônico recebe. Ela não se refere aos picos de tráfego e sim a sua constância. Outra questão importante a salientar é a otimização do site — quanto mais aprimorados, menor é a exigência de transferência.

Domínio

Como se tratam dos endereços da internet, ele também está englobado sobre o assunto hospedagem de site. Para quem busca criar portais diferentes, deve-se observar o quanto eles poderão ser elaborados e guardados no plano de serviço contratado.

Painel de controle

O painel de controle gerencia a sua conta de hospedagem sem a necessidade de ter que fazer o login no servidor. Assim, é mais eficaz selecionar um provedor que ofereça uma interface amigável para os usuários em todos os níveis de habilidade. Um dos melhores a utilizar é o cPanel por facilitar o gerenciamento de arquivos, criar backup completo e a favorece a instalação de maneira simples e eficiente.

Contas de e-mail

Esse é um grande recurso que não pode passar despercebido na hora da escolha da hospedagem de site. Geralmente, o e-mail é incluso em boa parte dos planos, contudo, em contas limitadas na boa parte, com exceção da ValueHost, que apresenta esse recurso ilimitado para o dia a dia.

Como escolher a melhor hospedagem de site?

Até aqui, você já conheceu quais são os principais recursos para a escolha da melhor hospedagem de acordo com as suas necessidades, contudo, alguns critérios são fundamentais na hora da avaliação. De forma sucinta, confira quais são.

Uptime

Esse termo refere-se a disponibilidade em que o site funcional com agilidade. Sabe aquela busca em um endereço que ele não carrega, ou demora bastante para concluir. Isso se deve ao fato pelo uptime ser baixo.

Isso é bastante desvantajoso para os negócios, pois acarreta em perdas de potenciais clientes, além do Google “punir” prejudicando a sua visibilidade em diminuir seu posicionamento na busca orgânica. Portanto, priorize provedores com uptimes superiores a 99%.

Ferramentas disponíveis

Na hora da escolha da melhor hospedagem de site, sempre avalie a qualidade da transferência, espaço em disco, banco em dados, criadores de site ou CMS e faça a comparação diante daquele que atende melhor as suas necessidades.

Preço

Os valores da hospedagem de site variam conforme os planos e a necessidade de cada empresa, contudo, o mais importante é avaliar o custo-benefício. Observe se os provedores oferecem descontos com períodos de contratação mais longos com domínio grátis por um ano e promoções semelhantes.

Além disso, avalie se os valores de renovação mudam. Leve o preço como um ajudante, mas não como um guia definitivo, visto que avaliar o pacote de funcionalidade também é importante.

Suporte para o cliente

Esse ponto é a chave na hora da escolha da hospedagem de site. Sempre bisque uma parceria para o seu negócio, não apenas um fornecedor. Afinal, ele deve estar disponível 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Dessa forma, sempre verifique os pontos de atendimento, chats online e como o suporte técnico o atenderá com prontidão.

Segurança nos dados fornecidos

Muito mais que estar “no ar” na internet, é preciso ter a certeza que seus dados sigilosos estarão seguros, principalmente contra ciberataques. Verifique se o provedor apresenta sistemas de redundância de informações (RAID), protocolos de segurança, proteção DDoS, backups constantes e invista em cibersegurança.

Revenda de hospedagem de site

A revenda de hospedagem de site refere-se à possibilidade de ter o seu próprio negócio sem ter a necessidade de investimento em máquinas e servidores, ou seja, apenas comercializa os serviços dentro da detentora de hospedagem . É bastante comum, principalmente em agências digitais, websites em geral e desenvolvedores de aplicativos móveis.

Dessa forma, o revendedor atua como intermediário em comprar os serviços de hospedagem de uma empresa e vendê-la para seus clientes, com o objetivo de ter lucro. Dessa forma, permite oferecer a criação de site, hospedagem e manutenção, sendo que você utiliza a infraestrutura e a grande empresa de hospedagem de site contratada faz todo o resto — upgrades, balanceamento de carga e gerenciamento do servidor.

Quais são as opções da ValueHost?

O nosso serviço é especializado em fornecer segurança no servidor com backup e RAID em todos eles, além da proteção firewall, Voxility entre outros. E, com a hospedagem de sites, dispomos de um data center profissional certificado com servidores robustos para funcionar sem instabilidades 24 horas com cPanel e Plesk. Confira!

cPanel

o cPanel é um painel de controle que foi desenvolvido exclusivamente para ser utilizado nos planos de hospedagem e esse termo é uma abreviatura a qual significa “control panel”. Foi criado em 1997 e hoje é um dos modelos mais utilizados no mundo, sendo possível encontrar a opção nacional e internacional.

Esse modelo apresenta layout intuitivo e permite você gerenciar o banco de dados, endereços de e-mail, versões do PHP. Inclusive, para utilizá-lo, ele pode ser encontrado por meio destas três opções:

  • http://dominio-do-seu-site:2083 (quando uma porta criptografada e segura estiver sendo utilizada)
  • http://dominio-do-seu-site:2082
  • http://dominio-do-seu-site/cpanel

As funções disponíveis são: configuração de resposta automática com os e-mails recebidos, gerenciamento de domínio e subdomínios, backup completo do conteúdo, poder bloquear IPs específicos e remetentes indesejados no seu site, criação de áreas restritas, configurar o FTP, gerenciar as estatísticas de acesso entre outros.

Inclusive, para quem contrata um serviço num plano de revenda em um serviço de hospedagem, além de ter o cPanel, é ingressado no módulo Web Host Manager (WHM). E, por intermédio dele, poderá: criar contas, delineamento dos planos de hospedagem, gerenciamento da zona de DNS etc.

Plesk

O Plesk é um painel de controle que surgiu nos anos 2000 e funciona em plataformas para sistemas operacionais Linux e Windows. Também gerencia atividades relacionadas a hospedagem de site como conta de e-mail, entradas DNS, revendas.

Outra característica que esse modelo possui é o melhor controle do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) e MySQL (Structured Query Language). Dessa forma, também permite criar páginas customizadas, melhorando a experiência do usuário. Assim, também aproveita a página de erro e influencia em aumentar o tempo de permanência dos visitantes.

Para finalizar, um ponto positivo em utilizar é a sua alta compatibilidade, pois se compararmos o cPanel e o Directadmin, não suportam o Windows OS e o Plesk apresenta excelente administração sobre ela. Além disso, esse modelo possui múltiplas ferramentas e entre as principais podemos destacar:

  • Let’s Encrypt;
  • Patchman;
  • CloudFlare CDN;
  • Magento.

Por que contar com uma dessas alternativas?

Contar com esses modelos como painel de controle favorecerá um suporte amplo e mais completo, além de serem fáceis e acessíveis. Contudo, a escolha dependerá das necessidades e sistema operacional utilizado. Ou seja, se você utiliza Linux, por exemplo, vale a pena recorrer ao Plesk.

Outra questão que vale a pena destacar é a aceitação do mercado. Dessa forma, eles contam com um vasta rede de profissionais no mundo inteiro, principalmente quando o assunto é o painel de controle eficiente e intuitivo que é o cPanel.

O Plesk, por sua vez, é considerado uma das opções mais inovadoras em termos de segurança. Ele promove recursos de segurança adicionais como:

  • Fail2Ban: é uma forma automatizada de proteger o seu servidor contra ataques, ou seja, faz o monitoramento dos logs de servidor e busca padrões que correspondam a falha de autenticação, com entradas consideradas suspeitas. Assim, ele emite um e-mail de notificação ou proíbe o IP do invasor por um determinado período de tempo;
  • firewall: protege o servidor de acessos que poderiam comprometer a segurança. Assim, ele bloqueia ou permite conexões liberando os serviços necessários para um bom funcionamento da hospedagem, como a hospedagem de e-mail e FTP. Ele age quase da mesma forma tanto no Linux, como no Windows, sendo que a diferença se dá nos conectores virtuais como SMTP ou MySQL;
  • modsecurity: também funciona como firewall de aplicativos da web e destinado a proteger esses apps contra ataques de hackers e demais ciberataques. Ou seja, ele verifica cada solicitação HTTP com a relação das regras impostas. Se for bem sucedida, passa a solicitação para recuperar o conteúdo. Se falhar, ele envia a resposta com um código de erro para o registro correspondente ao log;
  • PCI compliance resolver: muito utilizado em processamentos como transações de cartões de crédito online. Ele é um padrão de segurança que protegem os dados dos clientes.

O cPanel, por sua vez, apresenta muitas ferramentas disponíveis em diversas línguas, como o português. e apresenta facilidade no uso de instalação . Atualmente, o sistema traz uma comunidade em expansão e ativa, perfeito para os iniciantes que apresentarem problemas com o servidor compartilhado.

Além disso, um dos motivos que tornam o cPanel tão popular é possuir uma interface direta, sendo uma excelente opção tanto para veteranos como para os novos usuários. Também apresenta muitos recursos avançados como o excelente gerenciador de e-mails, o qual permite adicionar proteção antifraude e antivírus.

Quais são os diferenciais da ValueHost?

Nós trabalhamos com revenda e hospedagem de site desde 2009 e já possuímos mais de 50.000 sites hospedados, contando com clientes como no Brasil e no exterior. Dessa forma, contamos com um suporte completo e atendimento online, Ticket de Suporte, via Chat e telefone, além de termos planos acessíveis e personalizados para a sua demanda.

Em questão de hospedagem, nosso compromisso é sério, pois sabemos que a qualidade do atendimento é crucial para os negócios online em que a instabilidade não pode ter vez. Além disso, dispomos de uma diversidade de serviços e componentes oferecidos. E, entre eles, podemos destacar:

  • envio ilimitado de e-maills, FTP, MySQL e transferência;
  • criador de site, certificado SSL, instalador de apps tudo grátis;
  • migração grátis, ativação imediata e Painel cPanel.

Inclusive, dispomos de 30 dias grátis para você experimentar e concluir por si só das vantagens oferecidas. Afinal, serviço eficiente é nossa prioridade. E, não para por aí: para os iniciantes que estão começando a criar o seu site, oferecemos mais de 190 templates inclusos no plano.

Além disso, para explicar melhor sobre o nosso instalador de apps gratuito, possuímos mais de 470 aplicativos inclusos em qualquer plano de hospedagem e revenda. Também, as questões de backup, restauração e migração são gratuitas e tudo feito de forma simples e prática com a nossa equipe.

Temos servidores robustos com datacenters profissionais certificados com, no mínimo 40 núcleos e 128GB de memória Ram, além de banda e rede de 1GBps em todos os servidores, com segurança de dados com Raid e backup. Também, usufrua de proteção Firewall e Anti – DDoS profissional.

Por que escolher a ValueHost?

Além do excelente custo-benefício que disponibilizamos, principalmente para quem está criando seu site para entrar no mundo das redes, somos considerados como um dos melhores serviços disponíveis pelos nossos clientes pelo atendimento e otimização de nossas ferramentas, ou seja, oferecemos:

  • suporte eficiente em todos os aspectos: teve um imprevisto? Já sabe, só entrar em contato que nossa equipe especializada estará à disposição. Viemos para superar as expectativas;
  • qualidade garantida: priorizamos excelência e ter o padrão sempre acima da média, sendo que nossos serviços são um dos mais bem avaliados no segmento;
  • infraestrutura completa: dispomos de servidores como padrão 1 GBps de largura de banda, além de redundância de recursos, contribuindo com um alto processamento de no mínimo 32 núcleos em todos eles;
  • uptime com excelente estabilidade: possuímos SLA de 99%, garantindo um índice elevadíssimo de disponibilidade de nossos servidores por todo o contingente de políticas, sistemas e infraestrutura.

Como você pode perceber, dispomos de diversos recursos ilimitados, contudo, não trabalhamos com revenda de hospedagem ilimitada, visto que priorizamos a qualidade do serviço e maior estabilidade. Portanto, não atuamos com disco ilimitado.

Contar com um excelente serviço de hospedagem de site faz todo o diferencial no mercado tão competitivo que é o digital. Portanto, tenha a garantia de ter à disposição um suporte especializado e completo sobre o assunto.

Quer saber mais sobre os nossos planos e serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!