fbpx
Dedicado

Servidor dedicado SSD: por que investir nessa solução?

A computação em nuvem foi um dos principais avanços na tecnologia digital nos últimos anos. Junto a possibilidade de usar servidores remotos, vêm várias oportunidades para alcançar um público maior por meio da internet, além de agilizar o trabalho realizado remotamente. Porém, para poder aproveitar melhor esses recursos, é necessário também buscar provedores que ofereçam soluções mais recentes e de alta qualidade.

Um exemplo disso é o servidor dedicado SSD, uma tecnologia que contribui bastante com a performance e a eficiência do sistema. Há muitos negócios que preferem se manter em servidores abertos, usando o preço como justificativa, mas basta observar os números mais de perto para reconhecer que vale mais a pena investir em um serviço de maior qualidade.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que são os servidores dedicados SSD e quais vantagens eles oferecem. Acompanhe.

O que é o servidor dedicado SSD?

Como o nome já deixa a entender, trata-se da combinação de duas tecnologias: o servidor dedicado e o processador SSD.

Um servidor dedicado é aquele que é utilizado por apenas um usuário ou grupo, não tendo que dividir seu processamento com outros.

Imagine que, ao contratar um servidor em nuvem, outras empresas também o utilizem. Isso significa que o mesmo sistema terá que lidar com as requisições de dados de todas essas empresas ao mesmo tempo, o que aumenta os riscos de queda e lentidão. Ao obter um servidor dedicado, você terá acesso a 100% de sua capacidade de processamento.

Já o SSD (Solid-State Drive) é uma peça de processamento do computador que está um passo à frente do Disco Rígido (Hard Disk/HD). Ele utiliza um material semicondutor para processar e armazenar informação, que é um processo mais eficiente e ágil. E essa tecnologia já está sendo integrada em servidores para melhorar sua capacidade.

Quais as vantagens de investir em um servidor dedicado SSD?

Mesmo que você não note de imediato, buscar um servidor dedicado com processamento SSD traz vários benefícios para seu negócio. Alguns dos principais que podemos destacar estão a seguir.

Maior velocidade de processamento

Como já mencionamos, um dos principais benefícios desse tipo de processamento é sua maior eficiência e velocidade, permitindo que grandes quantidades de dados e comandos sejam processados em menos tempo. Como resultado, qualquer usuário acessando seu servidor terá uma resposta mais rápida e com menor chance de erro.

Essa é uma qualidade bem importante hoje em dia, especialmente em servidores que são acessados por várias pessoas ao mesmo tempo. Quanto maior é o tráfego, maior é a importância da consistência, seja para processos internos ou para contato com o público.

Baixas exigências de infraestrutura

Os servidores dedicados SSD apresentam alto nível de processamento em relação ao seu tamanho e consumo de energia. Como resultado, não é necessário ter uma infraestrutura muito ampla para dar conta de todas as demandas da empresa ou do público. Se você contrata um servidor terceirizado, por exemplo, basta ter uma boa rede de acesso e todos os computadores da empresa poderão realizar as tarefas necessárias com o mínimo de impedimento.

Possibilidade de reparo de dados com maior facilidade

Problemas de processamento, queda de energia e erros humanos podem levar à perda de várias informações vitais para a empresa. É difícil fazer com que esses erros nunca aconteçam, pois são acidentes recorrentes. Porém, ainda há algumas coisas que podem ser feitas para prevenir essas perdas.

Os servidores dedicados, por exemplo, são ótimos aliados na recuperação de dados. Em geral, além do servidor principal, o qual faz o processamento da maior parte dos dados, há também um ou mais servidores auxiliares. Isso cria redundância no armazenamento, o que permite recuperar uma parte ou todas as informações.

Tráfego de usuários ampliado

Como já mencionamos, o maior atrativo de um servidor dedicado SSD é sua capacidade de processamento e maior estabilidade. Por não ter que disputar espaço com outros usuários, sua equipe e seus clientes podem acessar suas informações com mais segurança e rapidez. E, devido ao processador mais eficiente, os comandos recebem respostas mais rápidas e com menor risco de erro. Isso tudo permite um tráfego muito maior de usuários, importante para páginas de divulgação e para tarefas dentro da empresa.

Atualizações frequentes e fáceis

Para que um servidor continue sendo eficaz em sua função, ele precisa receber atualizações de hardware e de software. Algo que pode ser bem caro de fazer internamente, já que qualquer mudança exige que você interrompa a maior parte do seu serviço.

Com servidores em nuvem, por outro lado, é possível migrar o processamento para outros servidores, permitindo que essas atualizações ocorram de forma regular e consistente. Como resultado, você tem acesso às soluções mais recentes sem perdas.

Custo menor a longo prazo

No fim das contas, um dos fatores de maior peso em qualquer investimento na empresa é o custo e o retorno esperado. Se o servidor novo não trouxer benefício o suficiente, então pode ser difícil justificar a mudança. Felizmente, os servidores dedicados com processador SSD têm benefícios visíveis e claros.

Com o maior volume de tráfego, menor índice de erros e maior responsividade, você verá um reflexo direto na produtividade da sua equipe e na experiência dos seus clientes. E, com menos erros, você também terá que gastar menos tempo e recursos para corrigi-los.

Minimiza o tempo improdutivo

Por fim, mas não menos importante, é bom destacar o impacto direto que um servidor dedicado tem na produtividade da equipe. A maior estabilidade evita que haja atrasos em serviços que dependem desse sistema. E o processador SSD maximiza o potencial produtivo e segurança durante o trabalho. Como resultado, sua equipe terá bem menos tempo de espera e, consequentemente, menor perda de produtividade associada à tecnologia.

Agora que você conhece melhor o servidor dedicado SSD e suas qualidades, é hora de considerar esse investimento em sua empresa. A médio e longo prazo, fazer essa melhoria vai aumentar bastante o potencial produtivo e a rentabilidade da empresa.

Se quiser conhecer uma opção de servidor dedicado SSD agora mesmo, entre em contato com a ValueHost e conheça nossos serviços.