fbpx
Dedicado

Quais os benefícios do servidor dedicado para loja virtual? Veja!

Uma das piores sensações que um proprietário de e-commerce pode ter é a de ver o seu site instável ou fora do ar, em datas de alta, como o natal ou a Black Friday. Esse é o momento em que a loja tem a oportunidade de superar todas as expectativas de vendas do ano, ou seja, se a empresa passou por um momento difícil, essa é a hora de sair da crise. 

Na maioria dos casos, essa instabilidade acontece devido ao excesso de visitantes no site, que acaba sobrecarregando o servidor. Nesse cenário você pode até tomar medidas de correção, como a busca por falhas nos códigos, atualizações de plugins e otimização de conteúdo, mas, persistindo os problemas, o que realmente mudará a sua situação é a troca do servidor, ou seja, você deverá trocar o servidor compartilhado por um servidor dedicado.

Para que você entenda a importância de um servidor dedicado para loja virtual, fizemos este guia completo. Nele, vamos entender o que é, como funciona esse servidor e como ele pode fazer a diferença para o seu e-commerce. Acompanhe!

O que é servidor dedicado?

Os servidores dedicados são a melhor alternativa de hospedagem para sites que apresentam um alto volume de tráfego, evitando problemas recorrentes que esses tipos de site podem ter, como carregamento lento ou instabilidades. 

Esses problemas geralmente acontecem, porque os modelos de hospedagem compartilhada ou servidores VPS acabam não dando conta das requisições, por falta de recursos computacionais, como armazenamento, memória e processamento. 

Ao contrário do servidor compartilhado, em que os recursos computacionais são divididos entre os usuários, no servidor dedicado, há uma exclusividade. Todos os recursos computacionais desse servidor pertencem apenas a um usuário, ou seja, além de contar com uma carga maior de recursos, ao contratar o servidor dedicado, você passa a ter mais segurança e menores riscos de interferência externa.

Como o servidor dedicado funciona?

Basicamente, no servidor dedicado, você está alugando um ambiente apenas para a sua empresa, espaço esse que você poderá hospedar o seu site, arquivos, aplicações etc. Toda a configuração e personalização ficará por sua conta e você ainda tem a opção de utilizar o espaço todo ou alugar o excedente para quem desejar.

Para exemplificar, podemos fazer a analogia do aluguel de imóveis. Na hospedagem compartilhada, você aluga um espaço no servidor e divide custos e os recursos com outros clientes. É como se você alugasse um quarto em uma casa grande, em que há um administrador que recolhe os pagamentos e administra os recursos. 

No servidor dedicado não há a divisão de recursos nem de custos, fica tudo por conta do usuário, incluindo a administração do ambiente. Usando a mesma analogia, seria como alugar uma casa espaçosa e vazia só para uma pessoa. Você poderá decorar essa casa da maneira que deseja, escolhendo todos os recursos necessários para que ela atenda às suas necessidades. 

Como usuário do servidor dedicado, você precisará escolher as configurações de hardware e software que deseja para a sua máquina, mas o gerenciamento de tudo fica por sua conta — ou você pode investir um pouco mais para obter uma hospedagem gerenciada.

Como era de se esperar, o custo de uma hospedagem dedicada tende a ser mais alto do que uma hospedagem compartilhada, mas o usuário ganha na relação custo-benefício — tendo mais flexibilidade, possibilidade de customização, mais segurança, entre outros. 

Qual é a importância do servidor dedicado para lojas virtuais? 

Além do motivo principal, que é dar conta de grandes volumes de tráfegos, há outras características que fazem do servidor dedicado a melhor alternativa de hospedagem para quem administra um e-commerce. A exclusividade de infraestrutura e serviços é a base para todas as vantagens.

Mais segurança para os dados da loja e dos clientes

Os e-commerces lidam com uma série de dados pessoais dos clientes, sendo que muitos desses dados são sensíveis, e precisam manter a integridade dessas informações. A perda desses dados pode acarretar, além de um prejuízo para o comprador, uma perda irreparável de credibilidade para a empresa, além de resultar em sanções da LGPD

O isolamento do ambiente dedicado dá a primeira camada de segurança que esses dados precisam — mas isso não tira a responsabilidade de criação de outros mecanismos de proteção do usuário.

Há outros fatores que fazem do servidor dedicado a opção ideal de hospedagem para administradores de e-commerces. Para exemplificar melhor, o próximo tópico traz os principais problemas enfrentados pelas lojas virtuais em relação à hospedagem. 

Quais os principais problemas dos grandes e-commerces? 

Para que a gente entenda melhor a importância de contar com um servidor dedicado para lojas virtuais, neste tópico, apresentamos quais são os problemas mais recorrentes dos e-commerces e como um servidor dedicado pode contribuir para a resolução. Confira!

Lentidão e instabilidade

De acordo com um estudo realizado pela Sofist, durante a Black Friday de 2018, devido aos problemas de lentidão e instabilidades, o mercado de lojas virtuais amargou um prejuízo de 3,2 milhões de reais. Há um outro estudo, apresentado pela Akamai, que indica que as baixas velocidades de carregamento nos e-commerces são responsáveis pela perda de 21,8% das conversões de vendas.

Com as pessoas conectadas 24 horas em seus smartphones, com acesso direto a milhares de lojas virtuais, com poucos toques, é de se esperar que, ao sinal de qualquer lentidão, o usuário simplesmente opte pela página seguinte. 

Como o servidor dedicado influencia a performance do seu e-commerce?

Como sabemos, o servidor é o grande responsável pelas requisições, fazendo o armazenamento, processamento e carregamento dos arquivos de seu e-commerce. Isso significa que, quanto maior for a quantidade de recursos e componentes disponibilizados por esses servidores, mas fluência, agilidade e capacidade de respostas o seu site terá.

Como no servidor dedicado não há compartilhamento de recursos com outros sites ou aplicações, você tem a oportunidade de explorar ao máximo a capacidade desse ambiente. Veja abaixo a relação direta entre componentes e performance de um site:

  • processadores — quanto maior for a quantidade de núcleos de um processador, maior será sua capacidade de processar várias tarefas simultâneas;
  • memória RAM — a memória RAM é outro componente de suma importância para a estabilidade de um site, pois é responsável por encontrar e carregar os dados para que o processado exiba-os no site.
  • armazenamento — o armazenamento, como o próprio nome sugere, é o espaço direcionado no servidor para que os arquivos do site e os dados que entraram posteriormente sejam guardados;
  • transferência — esse é um recurso que costuma ser ignorado, mas que tem enorme relevância, pois define quantidade de dados que podem ser transferidos entre o computador do usuário e o servidor, em um determinado espaço de tempo.

Múltiplas tentativas de ataques de criminosos virtuais

À medida que o tráfego de sua loja virtual cresce, cresce também o interesse dos criminosos virtuais em atacá-lo, seja para roubar informação de seus clientes ou para sequestrar as suas informações e depois cobrar para devolvê-las. 

Um dos ataques mais recorrentes realizados contra o site é o Dados. Nele, os criminosos fazem múltiplas requisições ao servidor da loja virtual, para ultrapassar o limite de transferências, causando instabilidade ou até mesmo tirando o site do ar.

Além disso, há outros ataques, como o phishing, que podem impactar diretamente os usuários do site tirando a sua credibilidade. O ataque ransomware, em que os criminosos bloqueiam o acesso ao sistema em busca de um resgate, pode fazer com que o empreendedor tenha que reconstruir a sua loja virtual do zero.

Não existe ambiente virtual que seja 100% imune a esses tipos de ataques, porém há meios para atenuar esses problemas e aumentar as camadas de segurança de sua loja virtual. Uma das maneiras de reforçar essa proteção é com a utilização de um servidor dedicado — boa parte deles já tem um firewall dotado de altos níveis de segurança, que ampliam a capacidade de seu site de se defender dos ataques DDoS.

Outro fator de suma importância é a escolha de um bom provedor de hospedagem, que deverá manter uma infraestrutura que garanta a disponibilidade de seu site, com segurança de ponta.

Falta de autonomia para configurar sistemas

Outro grande entrave enfrentado pelos administradores de e-commerces é a falta de autonomia na hora de configurar sistemas no site ou instalar aplicações específicas. Como estão hospedados em servidores dedicados, ou em outras plataformas que não disponibilizam essas customizações, o site pode se tornar limitado com tempo.

Os servidores dedicados se apresentam como solução, por se tratar de um ambiente flexível e altamente personalizável. Nele, o administrador terá a oportunidade de fazer as instalações e configurações necessárias, tendo acesso a diversas interfaces e a ganhando compatibilidade com várias linguagens de programação. 

Esse acesso permitirá que os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do e-commerce possam instalar as ferramentas de monitoramento e de desempenho da sua loja virtual, trabalhar em configurações específicas nos bancos de dados MySQL, utilizar as versões mais utilizadas das linguagens de programação e acessar logs que não tinham acesso anteriormente.

As estratégias de e-mail estão sendo prejudicadas pelas limitações de IP

Uma das principais estratégias de marketing e vendas utilizadas pelas empresas é o e-mail. Ter acesso total aos recursos dessa ferramenta é primordial para aproveitar o seu máximo potencial e a utilização de uma hospedagem compartilhada pode limitar esse processo.

Como sabemos, o IP é uma sequência numérica que identifica uma máquina em uma rede, ou seja, é o endereço de um ponto específico na internet. É por meio deste endereço que é possível encaminhar dados como as mensagens de e-mail para o destino certo.

O grande problema de utilizar uma hospedagem compartilhada é que, ao fazer os seus disparos de e-mail com o IP desse servidor, as suas estratégias passam a ser afetadas por possíveis práticas erradas adotadas por outros clientes dessa mesma hospedagem. No final das contas, de nada vai adiantar trabalhar em uma estratégia e criar bons conteúdos, se a sua reputação for influenciada por desvios de terceiros. 

Veja abaixo quais são as principais vantagens de contar com IP dedicado em sua estratégia de e-mail no e commerce:

  • independência — você deixa de depender das boas práticas dos demais usuários e passa a ter controle total sobre a sua reputação;
  • use um IP para cada estratégia — com o servidor dedicado você pode separar os IP de acordo com cada ação de email marketing, evitando que uma falha impacte todas as ações de uma vez;
  • ganhe vantagens no SEO — como o IP dedicado garante que as respostas sejam mais rápidas, mesmo em pico de tráfego, a performance do site e melhor, o que faz com que ele ganhe pontos no ranqueamento do Google;

Antes de encerrarmos este tópico, precisamos destacar que, a partir do momento em que você opta pela utilização de um IP dedicado, a manutenção dele passa a ser de sua inteira responsabilidade. Sendo assim, fique atento e faça um monitoramento constante para que ele não caia em blacklists e, ao utilizar um IP novo, não esqueça de fazer o warm-up — o aquecimento.

Quais as vantagens do servidor dedicado para o e-commerce? 

Agora que já entendemos os conceitos relativos à utilização dos servidores dedicados no e-commerce, vamos entender na prática como esse modelo de hospedagem beneficia a sua loja virtual. Confira!

Segurança aprimorada

Quando o cliente opta por um servidor dedicado para loja virtual, passa a ter a oportunidade de implantar as medidas de segurança — firewall, antivírus backup, etc — de acordo com as suas demandas. 

Além da possibilidade de personalização, você evitará possíveis vulnerabilidades de segurança que possam ser trazidas por má conduta de um “vizinho” que compartilharia o servidor.

Os grandes provedores de servidor dedicado contam com data centers altamente seguros, tanto na questão virtual, como na questão física, escolhendo bem os locais onde esses equipamentos serão instalados e controlando os acessos aos prédios.

Ganhe em flexibilidade

Sem a necessidade de compartilhamento do servidor, você passa a ter muito mais flexibilidade, podendo gerenciar o ambiente de acordo com as necessidades de sua loja virtual. 

Se o seu negócio crescer exponencialmente, você poderá expandir a capacidade de componentes e recursos para atender essa demanda, sem se preocupar com as limitações de um servidor dedicado ou com a drenagem de recursos realizada por outro cliente.

Tenha mais disponibilidade

Em tempos de transformação digital a disponibilidade é essencial, afinal, as pessoas estão em busca de informações e produtos o tempo todo na internet. Uma queda, por menor que seja, pode fazer com que a sua loja perca muitas vendas.

Por ser isolada e não sofrer interferências de terceiros, a hospedagem dedicada já garante um bom potencial para que a disponibilidade se mantenha em valores elevados. O provedor também deve trabalhar como um parceiro nesse sentido, disponibilizando um serviço que garanta a redundância do servidor, para que ele nunca saia do ar por motivos externos.

O que devo levar em conta na hora de adquirir o servidor dedicado? 

Agora que já sabemos quais são os principais benefícios de contar com um servidor dedicado para loja virtual, vamos entender como adquirir esse serviço da melhor maneira possível, evitando problemas futuros que podem transformar sua experiência em algo negativo.

A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher o seu servidor dedicado é definir o nível de utilização de recursos que você precisará para o seu e-commerce. Além de analisar o tráfego atual, levando em conta os períodos de alta, você deve fazer uma previsão sobre o crescimento dessa audiência, levando em conta os números de suas campanhas de marketing.

Ter essas informações em mãos é de suma importância para dimensionar a quantidade de recursos que serão necessários a médio e longo prazo, evitando surpresas negativas caso a audiência cresça de forma vertiginosa e, algo que era para ser bom, acabe travando sua página e prejudicando as vendas.

Tendo essa definição inicial em mãos, é hora de analisar os outros aspectos importantes antes de contratar o seu servidor dedicado. Confira quais são.

Fique atento aos recursos e especificações

É de suma importância que você verifique se o sistema operacional do servidor é compatível com as aplicações que você utiliza. Sendo assim, uma das principais definições que você deverá ter na hora de escolher o seu provedor é se necessitará de um servidor dedicado Linux ou Windows. Se a escolha do Linux, você deverá definir a distribuição que escolherá.

Você deverá também atentar aos recursos de base do servidor, como memória RAM, armazenamento, capacidade de tráfego e processamento que são oferecidos pelo provedor. Veja quais se há limitações de recursos e se eles poderão de alguma forma impactar o seu e-commerce.

Verifique se há a possibilidade de upgrade de memória RAM, em caso de necessidade, e quanto isso poderá custar para a sua empresa, afinal, dependendo de seu crescimento, pode ser que você necessite de um upgrade de memória mais cedo ou mais tarde.

Busque custo-benefício

Na hora de fazer a comparação de preço entre os provedores, não pense apenas em escolher a opção que oferece o menor custo. Busque sempre o melhor custo-benefício, para ganhar nas duas pontas, pagando um preço justo e recebendo um bom serviço em troca.

Por todas as suas vantagens, é compreensível que os servidores dedicados apresentem um custo mais alto do que os compartilhados. Por isso, na hora de avaliar as suas opções de provedores, verifique se, de acordo com a quantidade de recursos desejados, o investimento faz ou não sentido.

Para isso, faça comparativos, pesquisando empresas que disponibilizam as mesmas especificações e compare os preços — mas não se deixe levar apenas pelo preço mais baixo. Se há uma diferença muito grande entre duas empresas que oferecem o mesmo serviço, pode ser que a que apresenta um valor mais alto entregue um diferencial que possa valer a pena.

Teste antes de fechar

No tópico anterior falamos que nem sempre o preço mais baixo é a melhor opção, e que empresa que cobrar um pouco mais caro, podem estar fazendo isso para compensar o alto nível de seus serviços, mas como descobrir esses diferenciais? Faça um teste antes de assinar definitivamente. 

Alguns provedores, por acreditarem na qualidade dos seus serviços, oferecem testes gratuitos de 30 dias para que os futuros clientes utilizem os seus recursos e possam confirmar a contratação no mês seguinte. É uma estratégia ousada e que só é realizada por provedores que realmente acreditam no que estão vendendo. Por isso, não existe de testar, antes de fechar, para ter certeza que o provedor atenderá a sua demanda.

Verifique o suporte técnico

A partir do momento em que você identifica uma deficiência no desempenho de seu site e busca a migração de servidores, quer resolver o problema, reduzindo ao máximo a volta da condição anterior. Ou seja, você está promovendo uma migração de servidores, além de realizar todo um trabalho diário para manter o seu site estável, justamente para não perder as vendas em sua loja virtual. 

Sendo assim, ao escolher o seu provedor, você deverá ter a mesma cautela, optando pela opção que oferece um suporte abrangente, em múltiplos canais, que atenda em tempo integral, 24 horas, e que conte com profissionais qualificados. Como saber disso tudo, fazendo o teste gratuito, que indicamos no tópico anterior.

Como vimos, o uso do servidor dedicado para loja virtual não é mais uma tendência ou diferencial, é uma necessidade para as empresas que desejam entrar de vez na transformação digital e atender as demandas que o mercado está em busca. Um e-commerce dinâmico precisa estar disponível, carregando de forma rápida e entregando valor para os clientes. 

Ao migrar de um servidor compartilhado, com menos recursos computacionais, para um exclusivo, com mais capacidade de atender a sua demanda, você terá total liberdade para aproveitar todo o potencial de marketing e vendas que as outras plataformas tecnológicas disponibilizam, pois terão um backgroud pronto para receber o aumento do tráfego, sem problemas maiores.

Gostou do nosso guia? Quer saber como contar com um servidor dedicado de alta performance a serviço de sua loja virtual? Entre em contato conosco e descubra como.