fbpx

10 mitos e verdades sobre o servidor dedicado no Brasil

10 mitos e verdades sobre o servidor dedicado no Brasil

Powered by Rock Convert

Quando falamos em servidor dedicado no Brasil, existem muitos mitos e verdades que cercam o entendimento dos empresários e responsáveis pelo setor de TI das organizações.

É sabido que esse tipo de servidor é essencial para as empresas que têm elevado crescimento no acesso às suas páginas. Porém, antes de finalizar a escolha por um prestador do serviço, deve-se ter o entendimento amplo sobre o tema.

Pensando nisso, listamos os principais mitos e verdades que são ditos acerca do servidor dedicado no Brasil. Dessa forma, você poderá esclarecer as suas dúvidas. Acompanhe, na sequência!

Mitos sobre o servidor dedicado no Brasil

1. Não é necessário pesquisa para escolha do servidor dedicado

Muitas empresas pecam ao pensar que todos os servidores dedicados são iguais. Dessa forma, acabam contratando o serviço pelo preço ou o primeiro que encontrarem ao buscarem mais informações sobre o assunto.

Na realidade, indica-se que seja feita muita pesquisa ao escolher um servidor dedicado. Deve-se analisar questões como o suporte técnico, o tipo de hospedagem oferecido, as empresas que já são clientes do prestador desse serviço etc. Apenas assim você terá subsídios para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

2. Não exige a otimização do site

Ter um servidor dedicado significa que você terá uma série de recursos disponíveis para serem utilizados em seu site. Porém, vale a pena deixar claro que isso não pode ser confundido com recursos infinitos.

Mesmo que você não compartilhe o espaço da sua hospedagem com outras empresas, é fundamental que o seu site seja bem otimizado. Por isso, todas as configurações devem ser feitas corretamente, bem como os recursos de SEO empregados da melhor forma possível.

3. Qualquer empresa poderá oferecer um servidor dedicado

Esse é outro mito! Não são todas as empresas de hospedagem que podem oferecer um servidor dedicado. A maioria das companhias que dispõe desse tipo de serviço têm planos de servidor compartilhado, uma vez que é necessária uma menor infraestrutura para isso.

Ao contratar um servidor para o site da sua empresa, portanto, convém escolher um prestador de serviço que realmente tenha uma plataforma dedicada, com todos os benefícios que ela oferece.

4. É difícil escolher um sistema operacional

Escolher um sistema operacional para o servidor dedicado não é um problema. Isso porque o Linux e o Windows, por exemplo, que são muito populares, não trazem nenhum impeditivo quando se contrata esse serviço.

A escolha do servidor tem como base a linguagem de programação que é utilizada. Assim sendo, é importante se informar sobre isso e verificar se os códigos rodam no sistema operacional que você pretende utilizar.

Algumas linguagens, como a Asp Classic e a Microsoft Acess, por exemplo, funcionam bem no Windows, mas não rodam no Linux. Portanto, isso precisa ser avaliado, mas não torna difícil a escolha de um sistema operacional.

5. O custo para contratação é muito alto

Também é mentira que o custo para contratação de um servidor dedicado é muito alto. Pelo contrário, ele garante uma considerável redução de custos para as companhias.

Isso se justifica porque esses servidores são virtuais e evitam que ocorra a perda de dinheiro, uma vez que os recursos são melhor aproveitados. De tal forma, por mais que o valor de contratação seja maior, os benefícios gerados farão com que se tenha economia na organização.

6. É preciso ser um expert em TI para lidar com esses servidores

Para administrar um servidor dedicado, não é preciso ter um nível de conhecimento técnico avançado em TI. É claro que isso se faz necessário durante a implementação.

Porém, depois disso, qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática poderá desenvolver as atividades de gerenciamento de conteúdo, por exemplo.

Verdades sobre o servidor dedicado no Brasil

7. Aumenta a segurança do site

É verdade que o servidor dedicado faz com que a segurança do site aumente. Isso porque o espaço será utilizado exclusivamente por essa página, sem ser compartilhado com outras empresas.

Quando você utiliza uma hospedagem compartilhada, o espaço em que seu site fica armazenado é dividido com os de outras empresas. Você não tem como saber se essas outras companhias investem em segurança, tendo sistemas criptografados, por exemplo. Logo, sua segurança aumenta ao investir em um servidor dedicado.

8. Aumenta a velocidade do site

Também pelo fato de o espaço ser exclusivo e não ser dividido com ninguém, há um aumento considerável na velocidade de carregamento do site. Dessa forma, os usuários não precisarão ficar muito tempo esperando para acessarem os conteúdos.

Isso é imprescindível para um e-commerce, por exemplo. Afinal, se um cliente está comprando em uma loja virtual e ela apresenta lentidão, poderá simplesmente perder a paciência e abandonar o carrinho. Caso isso aconteça muitas vezes, o negócio terá uma perda financeira considerável e poderá até mesmo se tornar inviável.

9. Oferece mais controle em relação ao servidor

Quem investe em um servidor dedicado no Brasil também tem como vantagem a autonomia que esse serviço oferece. Ao optar por essa modalidade, o desenvolvedor do site tem total liberdade para configurar os sistemas da forma que achar mais pertinente.

De tal modo, há facilidade para escolher plugins, scripts, softwares, linguagem de programação etc. Tudo isso porque há um serviço de root integrado, o que possibilita um acesso administrativo ilimitado.

10. É indicado para sites mais pesados

A hospedagem dedicada é indicada para sites de todos os tipos, mas principalmente aqueles que são mais pesados. Um portal de notícias ou blog precisa ter muitas fotos e textos publicados, por exemplo. O mesmo acontece com as lojas virtuais, que devem trazer imagens ilustrativas, mostrando os detalhes dos produtos que estão à venda.

O servidor dedicado não compartilha o espaço com outros sites, como explicamos. Por conta disso, ele é mais indicado para as páginas que são mais pesadas, garantindo sempre uma boa experiência para o usuário.

Agora você já sabe o que é mito e o que é verdade quando falamos em servidor dedicado no Brasil. Esperamos que nosso conteúdo tenha sido interessante e útil para que você faça uma boa escolha de hospedagem para a sua empresa.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e faça com que essas informações relevantes cheguem a mais pessoas!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of