fbpx

Servidor bare metal: saiba tudo sobre o assunto!

Servidor bare metal: saiba tudo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

Quando se trata de hospedagem virtual, os proprietários de negócios devem estar familiarizados com as diferentes opções para determinar qual serviço será a melhor opção para suas operações. Termos como compartilhamento, VPS e dedicado diferenciam os vários tipos de ambientes de hospedagem nos quais os usuários compartilham recursos, obtêm recursos dedicados em servidores compartilhados ou mantêm seus próprios servidores.

Um termo menos conhecido no mundo da hospedagem na nuvem é o bare metal. Essa opção, que anda de mãos dadas com servidores dedicados, é o que uma empresa deve considerar quando precisa de um equipamento com isolamento total e absoluto de outros servers para atender às demandas de tráfego intenso.

Quer entender um pouco sobre esse tipo de abordagem? Acompanhe este artigo!

Entenda o que é um servidor bare metal

Um servidor bare metal é um computador físico projetado especificamente para executar serviços dedicados sem interrupções por longos períodos. É altamente estável, durável e confiável. Essas máquinas são um único ambiente de inquilino, o que significa que os recursos físicos de um único servidor não podem ser compartilhados entre dois ou mais hosts.

Devido a essa separação física, os servidores bare metal estão livres do efeito “vizinho barulhento”, que assombra ambientes virtuais. Um benefício significativo desse isolamento é a previsibilidade do desempenho de TI

Graças a isso, os servidores bare metal apresentam o ambiente mais estável, tornando-o perfeito para o processamento de grandes volumes de dados.

Outros benefícios significativos incluem acesso direto ao servidor e a capacidade de aproveitar todas as arquiteturas de hardware subjacentes. Vamos explicar o último. Se você provisionar uma máquina virtual (VM), é possível obter um sistema operacional localizado em cima do hardware físico.

Você, como usuário, só teria acesso ao sistema operacional convidado e à interface de gerenciamento usada para criar a VM. Você não teria acesso direto ao hardware físico.

Por outro lado, com um servidor bare metal, você tem acesso total à arquitetura subjacente. O benefício aqui é que você tem mais opções disponíveis ao criar sua própria plataforma que hospedará um serviço ou aplicativo. Isso nos leva a outro ponto crítico.

Os servidores bare metal não exigem o uso de várias camadas de software, ao contrário do ambiente virtual que tem, pelo menos, uma camada adicional de software.

No uso diário, isso significa que há menos uma camada de software entre você e seu hardware físico. Portanto, você pode esperar um melhor desempenho. Deve-se notar que os inquilinos bare metal podem criar máquinas virtuais em cima dele de maneira semelhante a um ambiente virtualizado.

Por que os servidores bare metal são tão bons?

A melhor coisa sobre servidores bare metal é que eles são dedicados exclusivamente à sua empresa, o que garante alto desempenho em todos os momentos e especialmente quando você precisa de um curto período de atividade de alto desempenho.

Eles não apenas oferecem acesso completo ao servidor e seus recursos e acesso root aos sistemas no server (algo que definitivamente não seria permitido com um recurso compartilhado), mas também permitem que você gerencie a segurança de maneira mais eficiente no local.

Além disso, se você já tem um cluster de máquinas virtuais (VM), é fácil vincular seu servidor bare metal a ele e fazer com que funcionem juntos.

Como alternativa, você pode armazenar dados críticos em um servidor bare metal e fazer com que as máquinas virtuais front-end com balanceamento de carga dividam a carga de processamento. Os discos de estado sólido (SSDs) oferecem altas velocidades de desempenho, mesmo com as cargas de trabalho mais pesadas, pois os SSDs têm taxas de entrada / saída muito mais altas do que os discos rígidos.

À primeira vista, o uso de servidores virtualizados pode parecer mais econômico, porque o custo da infraestrutura compartilhada normalmente será menor. No entanto, após um exame minucioso, a abordagem bare metal pode não apenas ser menos dispendiosa, mas também pode oferecer vantagens de desempenho que ampliam ainda mais a lacuna de preço/desempenho.

Existem vários fatores que impulsionam os benefícios de preço/desempenho dos servidores bare metal:

  • melhor desempenho geral: com um servidor bare metal, você pode personalizar o hardware de acordo com suas necessidades exclusivas de carga de trabalho. Esses dispositivos não incorrem na sobrecarga de uma plataforma de virtualização, portanto, a velocidade geral e a capacidade de resposta da solução serão muito melhores;
  • custos de transferência de dados mais baixos: os provedores de servidores dedicados bare metal normalmente oferecem uma abordagem muito menos dispendiosa à transferência de dados de saída;
  • taxas de licenciamento de software muito menores: explicaremos isso com mais detalhes abaixo, mas a conclusão é que os modelos de precificação de uma infraestrutura bare metal podem ser muito mais propícios a uma implementação de software de baixo custo, especialmente em determinados ambientes as vantagens aumentam à medida que sua implantação cresce.

Saiba como funciona o servidor bare metal

Mesmo que o mundo dos negócios se mova para a nuvem pública, as vantagens dos ambientes de inquilino único permanecem inestimáveis para a maioria das organizações. As opções de bare metal são muito procuradas porque oferecem recursos avançados de segurança, personalização e desempenho.

Em comparação com os ambientes virtualizados, eles oferecem controle total sobre os recursos críticos, sejam eles implantados como servidores em nuvem versus servidores dedicados. A diferença essencial entre os dois modelos de implantação está nas opções de configuração e escalabilidade.

Enquanto o primeiro pode ser configurado em questão de minutos, ele não permite muita personalização. Os servidores dedicados, por outro lado, podem levar várias horas para serem implantados, mas eles têm mais opções de controle e personalização.

Quando se trata de virtualização, também oferece excelentes recursos para empresas. Por exemplo, as VMs oferecem benefícios para cargas de trabalho altamente dinâmicas, o que é ótimo se você não precisa se preocupar com o monitoramento de desempenho.

A virtualização é excelente para aplicativos que diminuem ou aumentam rapidamente ou cargas de trabalho que exigem que sejam giradas e operem por alguns minutos antes de serem desativadas. Com um servidor em nuvem bare metal, todos os recursos no servidor físico são dedicados a um usuário, oferecendo desempenho ideal em comparação aos modelos virtuais.

Com o bare metal, você obtém um servidor físico dedicado à sua organização sem precisar compartilhar recursos. Isso permitirá que você use mais poder de processamento, adicione níveis mais profundos de segurança e obtenha um melhor desempenho em relação às soluções de VM.

Se a sua organização estiver restrita a medidas de conformidade ou poder de processamento, essa é uma opção para você. Esse ambiente oferece controle total sobre os recursos físicos de um servidor por meio do isolamento.

Vamos mergulhar mais fundo em seus recursos e benefícios.

Conheça as 7 vantagens do servidor bare metal

Um ambiente bare metal oferece recursos fisicamente isolados em ambientes de data center de hospedagem única e multilocatária. Esse é um ambiente privado que fornece a mesma acessibilidade de uma nuvem pública.

Você também pode personalizar seu servidor dedicado sem restrições de recursos sendo utilizados por outros locatários. Você obtém tempos de carregamento mais rápidos e melhor manuseio do tráfego. O isolamento de dados também aprimora a segurança por padrão.

A seguir está uma lista completa dos benefícios da hospedagem em nuvem bare metal.

1. Melhor desempenho geral

Com servidores bare metal, você pode personalizar o hardware de acordo com suas necessidades exclusivas. Isso não resulta em sobrecarga das plataformas de VM, portanto, os tempos de resposta gerais são aumentados.

O desempenho do serviço é alto em um ambiente hospedado que combina o dedicado com a infraestrutura como um serviço. Além disso, mais poder de processamento está disponível porque nenhum hipervisor é necessário. Isso também significa que o desempenho não é afetado pelas cargas de trabalho dos outros locatários.

2. Implantação Híbrida

Como parte de uma infraestrutura de nível corporativo, o bare metal é essencial para uma hibridização bem-sucedida de uma solução em nuvem. Uma instância desse tipo pode ser implantada como parte da infraestrutura de nuvem híbrida para proteger os dados mais sensíveis ou intensivos.

Considere plataformas de jogos ou publicidade para dispositivos móveis que lidam com grandes volumes de dados que exigem escalabilidade de alto desempenho. Nesse caso, o bare metal é o centro da infraestrutura.

Esses ambientes também são o hub central para análise de negócios, informações de clientes e outros tipos de dados confidenciais. Além disso, esse modelo de entrega de infraestrutura fornece a capacidade de transferir cargas de trabalho entre vários ambientes conectados.

3. Custos de transferência de dados mais baixos

Se você estiver lidando com cargas de trabalho com muita largura de banda ou grandes volumes de dados, precisará de uma solução que mantenha seus custos de infraestrutura de TI no mínimo e, ao mesmo tempo, ofereça excelente desempenho.

As soluções de nuvem dedicada ou de servidor dedicado oferecem uma abordagem mais econômica para a transferência de dados de saída, o que ajuda a reduzir os custos com esses envios e a largura de banda.

Embora os planos de serviços gerenciados com provedores de nuvem de data center de hiperescala sejam geralmente mais baratos do que as soluções de locatário único, eles nem sempre ajudam a reduzir seus custos operacionais.

Na verdade, os provedores de nuvem geralmente cobram mais por largura de banda e tráfego. Os planos de serviços para bare metal oferecem melhores preços e minimizam a sobrecarga.

Se você tiver um software que possa aproveitar recursos de hardware específicos, o bare metal ajudará você a otimizar seus custos na nuvem. Ao permitir configurações personalizadas adaptadas às suas necessidades, elas ajudam a melhorar seu desempenho ou densidade.

Você pode otimizar sua infraestrutura para recursos específicos para garantir que ela atenda às suas necessidades em relação ao desempenho. Isso permite que você faça mais com menos, trazendo diretamente redução de custos operacionais.

4. Recursos dedicados

Como mencionado anteriormente, hardware dedicado e recursos de software bare metal são possivelmente a vantagem mais significativa. Com um servidor dedicado, você não precisa compartilhar armazenamento, largura de banda ou conexão de rede com outros locatários na mesma plataforma. Você também pode esperar segurança e privacidade aprimoradas, pois seus dados grandes são isolados de outros usuários.

Esse ambiente beneficia empresas que lidam com informações pessoais de usuários ou cargas de trabalho com uso intensivo de dados, que exigem recursos constantes e previsíveis. Esse ambiente fornece processamento superior em VMs, além de melhor desempenho da rede.

Servidores dedicados são excelentes para servidores de jogos, grandes bancos de dados relacionais, análise de dados, renderização, transcodificação, desenvolvimento de software e hospedagem de sites.

Ele também é amplamente usado para cargas de trabalho de aprendizado de máquina e inteligência artificial, ou aplicativos de planejamento de recursos empresariais. A única coisa em comum com tudo o que acabamos de mencionar é que eles são todos dados pesados. Em um cenário virtual, o problema do “vizinho barulhento” ocorre quando as máquinas virtuais disputam recursos do servidor que perturbam essas cargas com muitos dados. O hardware dedicado também oferece a mesma flexibilidade, eficiência e escalabilidade das nuvens de VM sem os contratempos de recursos compartilhados.

Servidores dedicados podem ser configurados para suas especificações exatas. Isso significa que você pode selecionar a quantidade de armazenamento em nuvem, RAM e processador que atenda às suas necessidades.

Isso pode variar de uma máquina moderadamente poderosa a uma muito poderosa no mercado, com grandes quantidades de memória. Por isso, você pode transformar um servidor dedicado na opção de hospedagem mais poderosa. Além da configuração personalizada, você pode usar qualquer sistema operacional que desejar ou usar um complemento do painel de controle ou diferentes opções de software.

5. Cloud security e conformidade

Como um ambiente de inquilino único, a hospedagem bare metal aborda melhor as preocupações de proteção e conformidade de dados do que as plataformas compartilhadas ou virtualizadas. Eles fornecem dados aprimorados e desempenho de aplicativos, sem comprometer a segurança.

Sem virtualização, a sobrecarga de um hipervisor desaparece, o que aumenta o desempenho. A maioria das ofertas de nuvem pública e ambientes virtualizados representam riscos de segurança e conformidade para as organizações.

Com a plataforma de inquilino individual comprometendo recursos para um único usuário, a preocupação desapareceu. Se você precisa seguir regulamentos rígidos do setor, os ambientes virtuais podem levar a problemas de segurança.

Para proteger adequadamente seus arquivos confidenciais e os dados pessoais de seus clientes, as empresas precisam entender os padrões do setor e os requisitos de segurança.

Servidores bare metal podem ser configurados de acordo com as necessidades de uma organização específica, e é por isso que eles são uma excelente opção para cargas de trabalho regulamentadas.

6. Restauração e recuperação de backup

O bare metal recovery permite que sua equipe de TI recrie dados do zero em um sistema diferente e garanta a continuidade dos negócios no caso de uma falha catastrófica, como enchentes, incêndios e outros desastres naturais.

As soluções de recuperação e restauração seguem um processo automatizado com pouca interação humana, e é por isso que elas são rápidas e fáceis de configurar. O hardware físico em que o sistema é recuperado sem partições de formatos de arquivo ou sistemas operacionais, porque o backup bare metal recuperará todos eles.

A recuperação de desastres na nuvem é mais rápida do que um backup manual e é quase livre de erros. A recuperação economiza muito tempo para os administradores de TI que podem gastar seu tempo fazendo backup de outros sistemas a partir de uma falha catastrófica.

Algumas soluções de recuperação permitem backups incrementais, o que também economiza espaço de armazenamento e largura de banda. Imagine um cenário em que você precise restaurar uma quantidade significativa de informações do backup de dados local externo.

Embora ter um backup local seja uma prática recomendada para garantir a disponibilidade de dados, as soluções especializadas de recuperação na nuvem ajudam você a resgatar seus dados em questão de minutos.

Armazenar dados na nuvem segura tem várias vantagens sobre as soluções tradicionais. O principal benefício é o fato de eles serem armazenados em uma instalação de data center especialmente construída com sistemas de segurança avançados

Além disso, o uso de um data center de terceiros para backup e recuperação de dados permite aproveitar a velocidade da Internet aprimorada, em vez de depender do tráfego global da Internet.

Outra maneira de pensar nisso é imaginar compartilhar uma mala com sua família em seu próximo voo em algum lugar. Cada membro de sua família acrescenta roupas e coisas ao saco, que fica pesado e confuso.

Em seguida, imagine-se passando pela segurança do aeroporto com aquela única mala grande e pedindo seu passaporte, que você enterrou em algum lugar naquela bolsa. Pense em um servidor dedicado como tendo sua mala individual para sua viagem em família, facilitando a classificação de suas coisas para encontrar o passaporte ausente.

7. Benefícios de desempenho comercial

Portanto, agora que você conhece os benefícios significativos de um servidor bare metal, descubra se é a escolha certa para você.

Com o servidor certo, você começa com uma placa em branco pronta para ser personalizada para atender às suas necessidades de computação.

Empresas grandes e em crescimento com grande volume de tráfego ou grandes necessidades de recursos se beneficiam de um ambiente de metal puro. Também é ideal para indústrias regulamentadas ou companhias do setor público que precisam de segurança de dados aprimorada.

Escritórios de advocacia, consultórios médicos e outras organizações que têm padrões estritos de segurança e conformidade também se beneficiam da nuvem privada.

O nível de controle de dados e segurança não pode ser comparado a outras formas de computação em nuvem. No geral, o bare metal é a solução ideal onde a personalização e os recursos são necessários, mantendo a mesma flexibilidade e acessibilidade da nuvem.

Como escolher um servidor bare metal

Todos os ambientes, virtualizados ou bare metal, são baseados em hardware físico. Assim, até mesmo os ambientes virtualizados (por exemplo, nuvem pública) têm hardware físico embaixo.

O termo “bare metal” é usado principalmente para diferenciar um servidor fisicamente dedicado de um ambiente virtualizado e formas modernas de hospedagem em nuvem. Dentro de um data center, os servidores dessa natureza são os que não estão sendo compartilhados entre vários clientes.

É importante lembrar que até mesmo um ambiente virtualizado tem hardware físico por baixo. No entanto, o modelo de implantação de hospedagem compartilhada, que é característico de ambientes virtuais, diferencia-se de maneira que o usuário final trabalhe com recursos virtuais, sem acesso ao nível de bare metal.

O inquilino único de um servidor bare metal tem acesso ao nível de raiz. Está disponível para opções adicionais de software que não são possíveis com um hypervisor.

Um prestador de serviços de nuvem bare metal é ideal para você?

Em resumo, um servidor bare metal é um ambiente de locatário único, o que significa que você é quem controla os recursos do servidor.

Em comparação com a maioria das opções de rede em nuvem virtual, em que vários usuários residem em um único servidor, as soluções bare metal não causam o efeito “vizinho barulhento”, como falamos ao longo deste artigo.

Por uma perspectiva de custo, essa solução é cobrada mensalmente, o que significa que não há taxas ocultas ou surpresa a cada mês. Escolher este tipo de hospedagem pode exigir um alto custo mensal, mas vale a pena. Um dos motivos mais comuns para escolher esse ambiente é que ele pode incluir o que você quer do acesso completo aos seus recursos de computação.

Outra razão é se você deseja permanecer como o único usuário do servidor ou se precisa de acesso root a todos os sistemas no servidor. Se você precisar de altos níveis de capacidade de processamento para bancos de dados relacionais, farms de renderização, codificação de mídia, aplicativos de dados significativos, jogos ou outras atividades com recursos pesados ​​para sua empresa, provavelmente cobrará uma taxa premium pelos serviços de rede para recuperar seus custos e lucrar.

Em última análise, a escolha é sua quando se trata de bare metal versus nuvem. Você pode escolher entre soluções de nuvem VM que são fáceis de configurar e geralmente mais acessíveis. No entanto, se você não quiser problemas de desempenho ou se tiver cargas com muitos recursos, poderá escolher um provedor de nuvem bare metal.

A nuvem bare metal oferece hardware de design personalizado dedicado à sua hospedagem exclusiva de aplicativos, proporcionando melhor desempenho em nuvens virtuais como uma ótima alternativa aos ambientes tradicionais.

Quanto mais dados as organizações precisarem gerenciar, maior será a necessidade significativa de soluções dedicadas, como a bare metal, especialmente quando se trata de cargas de trabalho complexas ou sensíveis.

Sua empresa já utiliza esse tipo de abordagem? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a otimizar o seu ambiente de rede.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of