fbpx
Segurança

Como estimular os colaboradores a criar senhas seguras na empresa

Graças à tecnologia digital, qualquer negócio pode alcançar um desempenho sem um investimento tão grande. Porém, junto disso, também surgiram várias preocupações com segurança de dados, já que os crimes virtuais também acompanham essas mudanças. Diante disso, uma atitude mínima para evitar problemas é a criação de senhas seguras na empresa.

Boas senhas são indispensáveis para a proteção dos dados do seu negócio. Se for fácil obter acesso ao sistema da empresa, muitos dados de colaboradores e de clientes podem ser comprometidos. Porém, como a definição de cada senha cabe a cada colaborador, não é incomum que elas sejam escolhidas sem o mesmo nível de preocupação. O que pode ser um grande problema para a segurança digital do seu negócio.

Para ajudar a lidar melhor com isso, vamos falar um pouco mais sobre a importância de ter senhas seguras na empresa e como você pode incentivar sua equipe a adotá-las. Acompanhe.

O que torna uma senha mais segura?

A forma como muitas pessoas escolhem as próprias senhas é o que deixa mais margem para vulnerabilidade. Porém, isso pode ser facilmente evitado com alguns bons hábitos e escolhas. Vejamos alguns exemplos.

Uso combinado de números, letras e símbolos

Quando pensamos em escrever algo, é comum que apenas números ou apenas letras venham à mente. Porém, isso também restringe bastante o número de possibilidades, o que facilita para um criminoso descobrir o código a acessar sua conta. Por isso que, atualmente, o padrão para muitos sites e sistemas é uma combinação de números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. Quanto mais opções houverem por dígito, mais difícil é conseguir acertar com uma tentativa aleatória.

Dificuldade para deduzir

Nomes próprios, datas, telefones, entre outras coisas, são formas comuns de definir senhas para muitas pessoas. Porém, como você deve imaginar, isso torna as senhas muito óbvias e fáceis de deduzir. Basta perguntar a uma pessoa conhecida ou mesmo visitar as redes sociais do usuário. Boas senhas não apresentam uma ligação tão clara ou são completamente aleatórias.

Maior número de caracteres

Quanto mais caracteres você usa, mais “chutes” são necessários para encontrar o código certo. Não é necessário algo absurdo, como 50 caracteres ou mais. Porém, uma senha com mais do que 8 dígitos é considerada o mínimo para muitos sistemas de proteção digital.

Não ser usada em outras contas

Por fim, mas não menos importante, um hábito comum para muitos usuários é utilizar sempre a mesma senha em todos os seus dispositivos e contas, desde o e-mail pessoal até o acesso ao sistema da empresa.

Naturalmente, isso significa que, depois de obter uma dessas senhas, um criminoso pode acessar todas as suas contas e informações sem nenhuma dificuldade. Mesmo que seja mais difícil memorizá-las, ainda é ideal ter várias senhas diferentes, ou ao menos variações não muito óbvias.

Como incentivar a criação de senhas seguras na empresa?

Mesmo com as informações acima, não é você quem decide todas as senhas. Cada colaborador escolhe o próprio código de acesso como achar melhor. Sendo assim, cabe a você tomar as atitudes certas para estimulá-los a pensar melhor em suas senhas.

Veja aqui algumas dicas do que você pode fazer.

Oriente diretamente sua equipe

Como em muitos outros pontos, não adianta exigir algo dos seus colaboradores se eles não estão devidamente capacitados para fazê-lo. Afinal, sempre há pessoas com perfis diferentes, muitas das quais não têm a mesma familiaridade com a tecnologia ou com o nível de segurança digital exigido na empresa.

Para lidar com isso, a solução é simples: crie treinamentos e materiais de apoio que orientem sua equipe em como criar senhas mais seguras. Mesmo que seja algo simples, ainda é o método mais eficaz para ter certeza de que todos estão bem-informados a respeito.

Ensine truques para facilitar a memorização

Um dos principais motivos para muitas pessoas escolherem senhas tão fáceis de deduzir é que, quanto mais complicadas elas forem, mais difícil será lembrar delas e reutilizá-las no futuro. Uma forma de incentivar essa atitude é mostrar algumas formas de tornar essas senhas seguras mais fáceis de memorizar.

De fato, existem algumas opções. Por exemplo, criar códigos que são frases e expressões modificadas de forma incomum, trocando algumas letras ou símbolos. Dessa forma, sempre será possível partir de algo familiar para recuperar a informação.

Imponha alguma limitação

Em alguns casos, você não pode correr o risco de ter senhas de baixa segurança, mesmo que o resultado seja impor alguns formatos aos seus colaboradores. Isso é comum em bancos e no cadastro em vários sites, por exemplo.

Não é necessário fiscalizar as senhas individualmente. Você pode apenas impor algumas restrições, como um número mínimo de caracteres, uso de maiúsculas e minúsculas, combinação de números e símbolos, entre outras coisas. Isso não garante a qualidade da senha, mas evita as mais vulneráveis.

Senhas não devem ser compartilhadas

Pode parecer algo óbvio para algumas pessoas, mas não é o que todas elas fazem. Mesmo que você invista na criação de senhas seguras na empresa, ainda é necessário manter elas em segredo. Se as pessoas começarem a compartilhá-las, então elas perdem o seu propósito.

Isso pode ser imposto de várias formas. Por exemplo, responsabilizando o usuário por erros cometidos em seu perfil, independentemente de quem estava logado. Também cabe aqui orientar expressamente sua equipe sobre o assunto.

Peça por trocas periódicas de senhas

Por fim, mas não menos importante, qualquer senha tem uma chance de ser descoberta. Mesmo quando isso ocorre, ainda pode ser que o criminoso não seja descoberto imediatamente. Por isso que, para poder repelir essas invasões, o ideal é criar senhas.

Pode haver um período programado para essas trocas. Por exemplo, uma vez a cada 6 meses. Basta colocar esse alarme no sistema da empresa e será solicitada uma mudança de senha assim que o prazo expirar.

Com essas dicas, sua equipe já deve optar por mais senhas seguras na empresa. Lembre-se: para que esses métodos sejam efetivos, você precisa continuar enfatizando esses pontos para que eles continuem a ser cumpridos.

Para aprender ainda mais sobre segurança de dados e outros assuntos dessa área, assine a nossa newsletter!