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Veja como melhorar o posicionamento no Google por meio de 6 técnicas

Imaginar o que a internet seria sem os motores de busca é realmente assustador. Essas ferramentas, denominadas de sites de busca, são cruciais para os usuários descobrirem conteúdos na Web. E, atrelado com esse recurso, podemos usufruir de estratégias para melhor posicionamento no Google e assim, garantir maior engajamento da nossa empresa on-line!

Mas você sabe como usar as táticas que realmente funcionem? É o que abordaremos neste post. Nele, reunimos as principais dicas de como manter um posicionamento no Google consistente, especialmente sobre otimização SEO e demais detalhes.

Inclusive, sabia que ficar atento às atualizações dos algoritmos é a peça-chave imprescindível para o ranqueamento? Continue lendo e saiba mais!

1. Fique atento ao tamanho do conteúdo

Discutir o comprimento de um conteúdo é complicado. Embora você possa ter ouvido ou lido que isso não importa muito, não é o caso. Não deixe que o número de palavras seja uma barreira para criar algo de qualidade, porém, é fato que o posicionamento no Google tende a preferir conteúdos mais longos para as melhores posições.

Por que escrever conteúdos mais longos é benéfico? Bem, os algoritmos de busca são muito sofisticados e aptos a avaliar com precisão o que o seu post aborda e identificar se existem informações relevantes. Não se trata de postagens com grande quantidade de palavras, mas sim, de um conteúdo mais detalhado e abrangente em relação ao assunto tratado.

Não subestime o poder do Google! Se você quiser que seus conteúdos sejam facilmente localizados, é preciso fornecer uma resposta abrangente às perguntas dos usuários. Desse modo, não adianta um post com apenas 500 palavras. O importante é escrever um texto mais completo para facilitar a classificação das informações.

2. Trabalhe bem as palavras-chave

Nada surpreendente para você, caro analista de SEO! Palavras-chave são o alicerce da otimização de busca, e também de grande parte do ranqueamento no tráfego orgânico. Ainda há muito o que descobrir sobre o assunto, por isso não perca essa oportunidade de conferir as principais estratégias relacionados com o tema abaixo.

LSI

Para abordar a etapa da melhor forma, recomendamos usar o que se chama de palavras-chave LSI. São variáveis de tópicos principais que adicionam mais contexto à sua pesquisa. Por exemplo, se você estiver pesquisando sobre marketing digital, então você provavelmente desejará adicionar palavras relacionadas como SEO e produção de conteúdo.

LSIs são fundamentais para aqueles que desejam otimizar seu conteúdo para o meio digital. Isso pois, elas auxiliam o Google a garantir que você esteja realmente tratando do tema. Há inúmeras maneiras de descobrir essas palavras-chave, inclusive no próprio buscador – a guia de resultados afins pode lhe dar bons insights.

Palavras-chaves diferentes

É importante diversificar o seu conteúdo com diversas palavras-chave para auxiliar na promoção do seu tráfego. O Google Search Console é uma ferramenta útil para descobrir os termos que fazem parte do seu conteúdo, mas que não têm o objetivo de ajudar no ranqueamento do seu artigo.

Termos específicos

Não subestime o poder de termos básicos. Eles são os primeiros que lhe vem à mente quando você pensa em um assunto, e costumam ser fundamentais para definir palavras-chave mais variadas. Por exemplo, se você estiver buscando ranquear para sapatos, usar os termos básicos como “comprar sapatos” ou “encontrar sapatos novos” pode lhe ser útil.

3. Utilize a competição ao seu favor

Pesquisar as palavras-chave certas não possui nenhuma novidade. Há incontáveis conteúdos produzidos, logo, seguramente algum deles já usou a palavra-chave que você está pensando. A busca não está em destacar sua exclusividade, o que é impossível, mas em aproveitar a característica da falta de unicidade a fim de favorecer seu conteúdo.

Procurando por palavras-chave, inevitavelmente nos deparamos com aquelas já usadas por nossos concorrentes, tanto as mais conhecidas como as mais obscuras. Isso não é motivo de desânimo, afinal, eles já estão à frente e descobriram quais possuem maior rendimento. Aproveite essa situação e torne a competição em seu benefício.

Portanto, identifique seu alvo primeiro, e então examine o post do seu oponente. Procure por URLs relevantes e examine todas as palavras-chave relacionadas que melhor se classificam. Utilize essas palavras-chave para melhorar a classificação de suas próprias postagens.

4. Fique atento ao Search Intent

O termo em inglês é fundamental para compreender o aspecto crucial quando se trata da criação de conteúdo para web. Tratamos, brevemente, sobre os algoritmos desenvolvidos pelo Google para classificar sites. No entanto, há um código específico que determina se seu site é apropriado para a palavra-chave pertinente, o Rank Brain.

Não é tão descomplicado para nós humanos acessarmos um website desta forma, mas, para as máquinas, realizar a análise é bem mais complexo. É nesse contexto que o Google desenvolveu essa mecanismo, o que significa?

O buscador desempenha um papel importante na avaliação se o usuário encontra o que procura na sua página. Logo, quanto mais direcionado estiver seu conteúdo, melhor. Oferecer exatamente o que os usuários estão buscando não se limita a colocar palavras-chave. É uma abordagem mais ampla, que envolve a pesquisa de assuntos e a criação de conteúdo. Considerar as necessidades do usuário é uma boa maneira de começar.

5. Fique atento aos padrões de autoridade

A autoridade online é um conceito muito abrangente para entender, pois não há uma única maneira de se atingir um bom posicionamento no Google. Ele necessita tanto de qualidades externas quanto internas e, por isso, exige um esforço contínuo da parte do produtor e analista. Devemos lembrar que o Google procura sites que ofereçam conteúdos de qualidade para classificá-los como autorizados.

Você pode descobrir quais são as diretrizes de qualidade do buscador para realizar pesquisas. Por vezes é mais simples cumpri-las, já outras vezes pode ser impossível. Portanto, concentre-se no que se pode controlar: nível de profissionalismo dos textos, adicionando informações verdadeiras, elaborando conteúdos relevantes, evitando publicar o mesmo conteúdo mais de uma vez, aprimorando a gramática e o estilo de escrita, tornando tudo ainda mais eficaz.

6. Acompanhe as atualizações de algoritmos

A proposta fundamental da Google de “organizar dados do mundo e torná-los universalmente disponíveis e úteis” não deveria ser comprometida. Por isso, conhecemos muito mais sobre o algoritmo do Google através das suas grandes atualizações, como atualizações que promovem a otimização dos sites para dispositivos móveis e incentivam os responsáveis pela criação a seguirem as diretrizes e prevenindo sanções caso esses requisitos não sejam cumpridos.

Ou até mesmo a Atualização de Revisões de Produtos (setembro de 2022) que visou estabelecer novas diretrizes para a avaliação de produtos através do velho algoritmo.

Erros de SEO mais comuns nos sites

A má execução de técnicas de SEO é um dos principais fatores que tornam as estratégias online ineficientes, indo desde a produção de conteúdo e menores conversões. Portanto, para que ele não ocorra, evite:

  • publicar conteúdos superficiais;
  • deixar o planejamento de palavra-chave de lado;
  • repetir as palavras-chave em excesso, pois pode ser punida no posicionamento no Google;
  • desprezar a linkagem interna;
  • desconsiderar a experiência mobile.

Com essas dicas sobre o posicionamento no Google, a missão de ficar na primeira página será uma tarefa fácil de se realizar. Portanto, fique atento com os algoritmos e trabalhe bem as palavras-chave, combinado?

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