fbpx

5 considerações ao escolher um painel de hospedagem

5 considerações ao escolher um painel de hospedagem

Powered by Rock Convert

Escolher o painel de hospedagem de um site nem sempre é uma tarefa das mais fáceis para os responsáveis pela TI da empresa. Porém, trata-se de uma atividade de muita relevância, uma vez que, se a escolha não for adequada, o desempenho dos sites, blogs, landing pages e outras páginas digitais da companhia pode ser prejudicado.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe! A seguir, vamos responder os principais questionamentos tidos acerca desse tema, além de mostrar o que você deve considerar ao escolher um painel de hospedagem. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é um painel de hospedagem e qual a importância de ser criterioso na escolha?

O painel de hospedagem é um sistema que permite a automatização do trabalho manual em um site. Se essa ferramenta não for utilizada, qualquer alteração simples em um texto ou imagem, por exemplo, precisaria ser feita por meio de códigos de programação, que nem sempre são muito simples, principalmente para pessoas leigas.

Com o painel de hospedagem, toda a parte que envolve a administração de um site é automatizada e podem ser encontradas funcionalidades, como o controle das contas de e-mail, o controle de domínios, o armazenamento de arquivos, os certificados de segurança etc.

É importante ter critérios ao escolher um painel de hospedagem, uma vez que você depende dele para que o seu site tenha um bom desempenho e seja facilmente administrado.

Vale lembrar que a produção de conteúdo para os sites é quase sempre produzida pelos departamentos de comunicação ou marketing das empresas. Logo, essas pessoas nem sempre sabem trabalhar com linguagem de programação de forma aprofundada e o painel de hospedagem é essencial para facilitar esse trabalho.

Quais são os painéis de hospedagem mais comuns?

No mercado existem diversos painéis de hospedagem, os quais devem ser avaliados, garantindo, assim, a melhor escolha. A seguir, vamos mostrar os três principais deles e suas funcionalidades.

Plesk

O Plesk está disponível para Windows e para Linux, sendo considerado um dos mais fáceis de ser utilizado. Ele apresenta as funcionalidades mostradas em forma de lista, que ficam na esquerda de sua tela principal.

Com interface intuitiva e fácil de ser utilizada, o Plesk garante que todas as opções sejam divididas em diferentes categorias, de acordo com o desejo de cada usuário. A ideia é que, com poucos cliques, o administrador do site encontre as principais funções que deseja executar.

cPanel

Outro painel de hospedagem que é muito popular é o cPanel, que tem uma interface gráfica para a hospedagem e outra para a administração do servidor. Com ambos os ambientes juntos, é possível gerenciar o site com mais facilidade.

Diversas funcionalidades são disponibilizadas pelo cPanel, e todas elas são mostradas em uma única página. Isso tudo garante uma experiência agradável, prática e intuitiva.

Direct Admin

Apesar de ser menos popular do que os sistemas citados anteriormente, o Direct Admin é um dos painéis mais fáceis de ser utilizado. Isso porque ele tem uma interface bastante amigável.

O Direct Admin também conta com a vantagem de ser mais acessível, financeiramente falando. Como desvantagem, está a presença de menos recursos do que o Plesk e o cPanel.

Quais são as 5 principais considerações para escolher um painel de hospedagem?

Ao escolher um painel de hospedagem, existem algumas considerações que sempre devem ser feitas. A ideia é que você avalie cada ponto, até concluir qual das opções é a mais viável para o seu negócio. Observe quais são elas a seguir!

1. Nível de integração com outras ferramentas

É importante avaliar qual é o nível de integração do painel de hospedagem com outras ferramentas. Aplicativos como o WordPress, o Joomla ou o Magento podem ser bastante úteis para que você tenha ainda mais liberdade de gestão no site, personalizando templates, por exemplo.

A instalação de aplicativos pode ser feita de forma manual ou automática na maioria dos painéis de hospedagem, mas você precisa levar em consideração essas opções antes de escolher a mais adequada para o seu negócio.

2. Confiabilidade em backups

Também é preciso verificar se há a opção de backup no painel de hospedagem. Isso é extremamente relevante, uma vez que, se qualquer problema ocorrer, como a invasão de um hacker ou exclusão de algum código de programação por engano, você poderá recuperá-lo.

Além da opção de fazer backups, deve-se analisar a confiabilidade e onde os dados são armazenados, que pode ser em nuvem ou em um servidor local, por exemplo.

3. Recursos avançados

São chamados de recursos avançados o acesso via SSH, a instalação de certificados SSL, as edições de MySQL e PHP, entre outros. Tratam-se de ferramentas que demandam um pouco mais de conhecimento técnico para serem utilizadas.

Mesmo que você não as utilize, é interessante verificar se elas estão disponíveis no painel, uma vez que podem se tornar necessárias no futuro, caso algum problema aconteça.

4. Interface do gerenciador de arquivos

A interface do gerenciador de arquivos precisa ser simples e fácil de ser utilizada. Afinal, você não pretende perder muito tempo cada vez que precisar fazer uma alteração simples no site, como modificar um texto ou mudar a imagem de fundo de uma página, não é mesmo?

Com uma interface intuitiva, tudo poderá ser modificado de forma prática e rápida, sem que seja necessário perder horas para executar uma atividade simples.

5. Estatísticas de uso de serviço

Outro item que deve ser avaliado é a presença de estatísticas de uso de serviço. Os painéis podem mostrar sobre o uso da CPU, o uso da memória, o espaçamento em disco, os processos de entrada, o número de processos que estão sendo executados etc.

De tal forma, será possível otimizar os serviços, caso os indicadores apontem que isso é necessário. Então, entender sobre as principais considerações que devem ser feitas ao escolher um painel de hospedagem é muito importante, porque assim você consegue utilizar o seu site da melhor forma possível, garantindo bons resultados para a sua empresa.

Se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e ficar sempre atualizado com todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of