fbpx
Tecnologia

Você sabe o que é metaverso e como ele impacta a tecnologia? Confira aqui!

O metaverso é visto na indústria da tecnologia como o próximo nível na interação da internet, em que o usuário passa a ser um agente ativo, em todos os sentidos. Isso porque em vez de ficar em frente a uma tela, o processo se torna imersivo, em um espaço tridimensional, compartilhado onde é possível viver experiências que não seriam possíveis no mundo físico.

Atualmente, essa imersão é feita a partir de tecnologias como a realidade virtual (VR) e óculos de realidade aumentada (AR). O conceito de metaverso não é novo, tendo sido implementado pela primeira vez no livro Snow Crash, do autor Neal Stephenson. Embora tenha surgido como uma tecnologia voltada para o entretenimento e negócios, o metaverso está sendo estudado por empresas visando o uso interno e seus impactos na tecnologia começam a gerar interesses e investimentos.

Neste post, vamos entender o que é metaverso, sua importância e os impactos que terá na tecnologia corporativa. Confira!

Por que o metaverso ganhou tanta repercussão nos últimos anos?

Como vimos na introdução, o termo metaverso não é novo, já tem mais de 30 anos, porém, a repercussão mundial em torno dele aconteceu em outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou que o grupo Facebook tinha mudado sua identidade visual e corporativa, para Meta. O objetivo era colocar a empresa na vanguarda dessa nova tecnologia, investindo pelo menos 10 bilhões de dólares no conceito.

Outras gigantes da Tecnologia, como Microsoft, Google e Amazon, também estão investindo pesado, explorando todas as possibilidades que o metaverso pode oferecer. A expectativa é que esse mundo virtual seja marcado por um mercado digital, em que será possível criar, comprar, vender e jogar a partir de um 100% comércio eletrônico, com destaque para o entretenimento, marketing e educação.

Quais serão as mudanças tecnológicas que o metaverso pode trazer para as empresa?

Agora que já entendemos o que é metaverso e as oportunidades que esse conceito pode trazer para pessoas e empresas, vamos ao ponto central de nosso post: Os impactos do metaverso na tecnologia no conceito corporativo. Nas linhas abaixo ressaltamos os principais. Confira!

Criação de sedes e escritórios virtuais

A tecnologia já permite que pessoas em diferentes países possam trabalhar juntas na mesma empresa, desenvolvendo projetos importantes. Por mais que as ferramentas de videoconferência e softwares de integração em nuvem tornem esse trabalho mais fluido e mantenha a equipe em contato permanente, a imersão do metaverso poderá elevar essa integração a outro nível.

Isso porque, a tecnologia permitirá que os colaboradores estejam virtualmente na mesma sala, interagindo de uma maneira mais organizada do que seria no compartilhamento de telas.

Uma equipe de desenvolvimento, por exemplo, pode trabalhar em um escritório virtual, com os colaboradores podendo ver a tela do outro, ou seja, uma interação muito mais próxima da vida real.

Os testes poderão ser feitos de forma mais imersiva, afinal, se você está projetando um game, em vez de vê-lo na tela, você poderá ver o resultado na sua frente — se você está criando um personagem, poderá vê-lo em 3D na sua frente, poderá girar, tocar, modificar, da forma mais realista possível.

Se pensarmos em indústria automotiva, os protótipos poderão ser analisados e avaliados em uma ambiente de simulação real, com pessoas vendo o carro de perto, podendo entrar nele e fazendo os testes de velocidade e impacto da forma mais realista, com custo muito mais baixo.

Avaliação das operações

Os executivos de empresas que têm muitas filiais, para avaliar de fato as operações, precisam viajar para cada planta e conferir pessoalmente. Com o metaverso, eles poderão viajar para o outro lado do mundo, visitar canteiro de obras, usinas, escritórios, a partir da realidade aumentada. Além de avaliar o estado atual, poderá simular os possíveis impactos de mudanças, se comunicando imersivamente com colaboradores locais.

Aprendizado acelerado

Com a tecnologia atual já temos um acesso muito facilitado ao conhecimento, graças à enorme quantidade de cursos online para todas as áreas do conhecimento. Porém nossa experiência de aprendizagem na internet ainda está restrita a telas. No Metaverso, quando a empresa quiser qualificar sua equipe, poderá fazer isso de forma imersiva, por meio de jogabilidade interativa e simulações reais.

Por exemplo, os funcionários poderão operar uma máquina como se estivesse fazendo na vida real, ou praticar uma apresentação de vendas para um cliente em um ambiente que simule a sala de reunião ou auditório. Em vez de um profissional ter que ler um manual para aprender a operar uma máquina, ele aprenderá operando-a no metaverso, ou seja, acelerando o aprendizado.

Redução de custos de escritório

Os custos operacionais com escritório — aluguel, luz, internet, água, manutenção de equipamentos, móveis, entre outras — podem se tornar um grande entrave para os jovens empreendedores, que precisam de uma maior margem para crescer.

Hoje em dia, já é possível trabalhar com boa parte da mão de obra em home office, mas, muitos gestores acreditam que esse distanciamento pode prejudicar a sensação de pertencimento do colaborador em relação a empresa e reduzir a proximidade entre as equipes. Acreditam que, se você não convive com o outro no dia a dia, a conexão se torna menos intensa e isso pode acabar prejudicando a harmonia.

O metaverso, ao colocar as pessoas em um mesmo ambiente virtual, permitirá essa convivência diária, de uma maneira mais fluida do que é hoje em dia, com cada um olhando para a sua tela.

Quais são os principais desafios de mover o trabalho para o metaverso?

Temos que lembrar que o metaverso é uma tecnologia em desenvolvimento, que precisa de uma infraestrutura robusta para suportá-la, tanto em termos de software quanto de hardwares e redes. A capacidade de banda larga para lidar com todo esse tráfego é algo que as empresas de telecomunicações terão que desenvolver.

Com a tecnologia atual, há alguns problemas de ordem anatômica e ergonômica em relação ao metaverso. Muita gente ainda não consegue ficar muito tempo usando os óculos de realidade virtual e reclamam de sentir enjoo, fadiga ocular e até uma frustração em relação à expectativa. Isso indica que há ainda um caminho a percorrer em relação às formas de acesso.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é metaverso e os impactos que esse conceito terá na tecnologia. Quando implementado, teremos uma ruptura na forma como as peças compram, se divertem, estudam e trabalham. Cabe às empresas, desde já, estudarem os conceitos e identificar as oportunidades que o metaverso oferecerá em um futuro breve.

Gostou do post? Então, ajude a gente na divulgação, compartilhando com seus amigos e familiares nas redes sociais.