fbpx
Dedicado

Já está na hora de contratar um dedicado?

Quando é hora de sair do plano de revenda para ter seu próprio servidor dedicado? Muitas revendas pensam que quando sobra um dinheirinho já devem declarar independência. Mas seria isto o passo certo na hora certa? O lucro sozinho não deveria justificar este custo.

Um servidor dedicado traz muita responsabilidade para o revendedor. A menos que se consiga um servidor gerenciado, há muitos riscos e trabalho envolvidos. Pense: se seu servidor for hackeado, saberá o que fazer? Você deve pegar um dedicado cerca de um ou dois meses de mudar o site dos clientes. Até um pouco mais se você não se sentir confortável com responsabilidade. Assine antes e vá se familiarizando com ele. Certifique-se de entender os novos recursos e de que você é capaz de mexer com eles. As consequências de um servidor hackeado pode prejudicar enormemente o seu negócio.

Contrate um administrador e deixe-o seguro (o servidor, não o administrador). Não deixe ele desprotegido por mais que algumas horas. Nunca se sabe quando vem um ataque. Ter o seu próprio servidor também significa ter trabalho extra. Todo o trabalho que a empresa de revenda que você contratou faz, agora há de ser feito todo por você. Entre em contato com eles e pergunte o que acontece nos bastidores. Você teria tempo e recursos para fazer tudo isso sozinho? Você teria que contratar alguém para ajudar inicialmente? Contratar alguém diminuiria ainda mais (além do custo do servidor, obviamente mais alto) o seu lucro. Você está preparado para isso? Você é um administrador de servidores nato, então? Parabéns, isso vai te economizar muito.

Mas quem está cuidando das vendas e do suporte enquanto você está com mão na massa? Um servidor requer mais trabalho e muito mais atenção. Checar logs, verificar o data center quando ocorrem erros, consertar o prejuízo causado por spam… tudo isso sozinho! Mas nunca esqueça dos clientes!

Você acha que uns R$500,00 reais sobrando é motivo para pegar um dedicado? Seu plano de negócios deve refletir o momento de pegar um servidor. Se você não tem um plano de negócios, faça um. Faça a lista dos serviços adicionais e riscos e prepare-se (financeira e tecnicamente) para dar este próximo passo. Aprenda a administrar um servidor satisfatoriamente antes de pegar um (treine no seu micro). Mesmo contratando um administrador, saber como o sistema operacional do servidor é crucial para o seu sucesso.