fbpx

Guia básico para conexões em servidores via SSH – Parte 1

Guia básico para conexões em servidores via SSH – Parte 1

Muitos administradores de sistemas tem dado preferência para os painéis de controle baseados na Web para gerenciar seus servidores dedicados, tal como o cPanel. Um painel de controle certamente tem seus benefícios em diversas situações, mas há ainda algumas áreas de gerenciamento de um servidor onde não há como o painel gráfico substituir e você precisa ter acesso shell.

O SSH permite você se conectar remotamente ao shell do seu servidor, proporcionando o console como acesso à linha de comando. O que se segue abaixo é uma breve introdução ao uso de SSH para conectar e gerenciar seu servidor.

Para começar, você vai precisar de algum tipo de cliente SSH. Se você utiliza Linux ou o Mac OS X, você provavelmente já tem um cliente SSH no seu sistema. Para iniciá-lo, basta abrir o aplicativo terminal. Se você usa o Windows, você vai precisar baixar um aplicativo de terceiros para usar o SSH. Um dos mais comuns clientes SSH baseados em Windows é PuTTY, que é open source. Para usá-lo, basta baixar o binário ou instalador e executá-lo. Segue o link para download do Putty: http://www.putty.org/

Em um cliente de terminal, você vai precisar para executar o comando SSH manualmente. Para se conectar a um servidor, digite uma seqüência de comandos como esta abaixo:

ssh -l [usuário] [hostname-ou-ip]

Por exemplo, se você deseja se conectar 123.231.132.12 com o nome de usuário “root”, você deverá digitar:

ssh -l root 123.231.132.12

Uma vez conectado ao servidor, ele irá solicitar a senha, digite-a e aperte enter. Você deve então terá acesso ao prompt de linha de comando de seu servidor.

Na parte 2 desta série, você vai aprender como se conectar com PuTTY e mais algumas dicas de linha de comando.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of