fbpx

Conheça os principais tipos de servidores dedicados

Conheça os principais tipos de servidores dedicados

Powered by Rock Convert

Sites de negócios de alto tráfego precisam de muita energia para fornecer uma experiência de usuário consistente e de alta qualidade, e um servidor dedicado fornece a infraestrutura de suporte necessária.

Ao projetar um novo site ou migrar para um existente, cabe a você, como gestor de TI, escolher entre os tipos de servidores dedicados para que a tecnologia de hospedagem possa acompanhar os objetivos do seu negócio.

Neste artigo, vamos apresentar os principais disponíveis e damos dicas de como escolher o ideal para a sua empresa. Acompanhe!

As vantagens dos servidores dedicados

Portais de alto tráfego, sites e plataformas de mídia social que coletam informações confidenciais exigem servidores que ofereçam uma combinação de alta segurança, armazenamento amplo e tempo de inatividade mínimo.

Para atender a essas necessidades, um servidor dedicado acessível pode ser a melhor aposta. Ele pode ser um benefício para o seu negócio, especialmente se você planeja expandi-lo.

Como o nome sugere, um servidor dedicado é alocado para um único site ou aplicativo e aproveita o controle total, dedicando todos os recursos de processador disponíveis e memória do servidor ao seu portal.

Os servidores dedicados Linux e Windows

Aqueles que procuram operar um servidor web de forma privada ou alugar um como parte de um pacote de hospedagem na web por meio de um provedor são frequentemente confrontados com uma questão aparentemente antiga: Linux ou Windows?

Esses dois sistemas operacionais dominam o mercado de hospedagem na web há anos e competem hoje pela hegemonia digital, com o Linux mantendo uma liderança notável.

Devido às diferenças mínimas entre os dois sistemas em termos de funções e aplicações, tomar uma decisão às vezes não é uma tarefa fácil. Observar de perto o Windows e o Linux é uma tarefa que vale a pena e permite que os usuários entendam com mais clareza as diferentes vantagens de ambos os sistemas.

Na maioria das vezes, essas comparações se resumem a uma questão de compatibilidade para aplicativos.

Entendendo as diferenças entre os dois

Disponível em formato freeware desde 1992, o sistema operacional modularmente estruturado, o Linux, é, em muitos aspectos, considerado a melhor opção para servidores web.

Com ele, os custos surgem apenas quando as distribuições com opções de suporte baseadas em pagamento estão em uso. Combinado com sua confiabilidade, estabilidade e eficiência, o Linux provou ser uma das opções mais sofisticadas para as necessidades de servidor web e de correio.

O Linux é uma escolha especialmente favorável para aqueles que pensam em usar PHP, Perl, Python, Ruby ou MySQL. Embora as soluções do Windows estejam frequentemente sujeitas a cobranças, o pinguim oferece vários aplicativos de código aberto para hospedagem, incluindo soluções de home page prontas, aplicativos, sistemas de gerenciamento de conteúdo e fóruns de discussão.

Com o lançamento do Windows Server em 1993, a Microsoft há muito tempo é uma empresa bem estabelecida no mercado de sistemas operacionais para servidores. Embora não seja gratuita, como o Linux, a Microsoft fornece suporte e atualizações para seus serviços durante o período de uso acordado.

Uma vantagem particularmente forte que o Windows tem é sua estrutura de aplicativos da web de alto desempenho, o ASP.NET, cuja versão mais atual também é compatível com o Linux.

Os aplicativos SharePoint e Exchange, que ajudam na comunicação e facilitam muito o trabalho em um projeto, ainda são exclusivos da Microsoft. Embora as versões de código aberto para Linux estejam disponíveis, elas tendem a ser menos populares na maioria dos ambientes de negócios.

Os tipos de servidores dedicados

Servidores dedicados podem oferecer grandes benefícios, uma vez que funcionam de forma delicada apenas para a sua organização. Portanto, é sua responsabilidade adaptar, personalizando os recursos conforme necessário.

Aqui vamos tentar entender os tipos que estão presentes em hospedagem dedicada para que você possa tomar uma decisão clara quando optar por isso.

Hospedagem básica de servidores dedicados

Esse tipo de hospedagem é concedido a um cliente que exige alto tempo de carregamento/resposta para ter visibilidade entre os clientes em potencial. Ela é melhor para uma empresa que vê um crescimento rápido em um curto período ou se você planeja mudar de VPS compartilhada para melhor armazenamento e desempenho.

Hospedagem de servidores dedicados high-end

Este servidor dedicado está apto para usuários que necessitam de hardware high-end com desempenho de velocidade relâmpago. Você pode escolher uma configuração quadcore em um servidor dedicado para conseguir isso. O único ponto em que você deve tomar cuidado é em relação ao requisito que você precisa, portanto, você deve configurar os servidores dedicados com base no seu uso.

Hospedagem do servidor dedicado de largura de banda

Se o seu site tiver aulas ao vivo ou outros canais de streaming de vídeo, como o YouTube, a escolha desse servidor será uma opção melhor. Este servidor apresenta configuração high-end ao longo da largura de banda, que pode ser alterada com base nas transferências de dados. Aqui, a velocidade do processo de carregamento e upload será alta.

Hospedagem de servidores dedicados a aplicativos

Este servidor permite que você instale e use vários aplicativos legalmente. Você pode armazenar e exclui-los a qualquer momento com base em seu favor. Além disso, ele permite que você hospede para vários clientes sem qualquer obstáculo.

Hospedagem de servidores dedicados de banco de dados

Bancos de dados MySQL ou MS SQL podem ser executados usando este servidor facilmente, pois eles apresentam recursos de ponta, assim como recursos de hardware. Esse servidor é fornecido tanto no serviço gerenciado quanto no não gerenciado, para que você possa escolher de acordo com suas necessidades.

Servidor dedicado por espelhamento

Esse tipo de hospedagem de servidor dedicado é escolhido quando a empresa exige o espelhamento de dados para que eles possam ser transferidos de um servidor para outro. Aqui os servidores serão sincronizados.

A escolha ideal

Quando se trata de escolher o servidor dedicado certo, primeiro é necessário conhecer e entender para o que você o utilizará. Alguns motivos para usar um servidor dedicado incluem:

  • proteger e-mails de hospedagem;
  • hospedar e-commerce;
  • hospedar aplicativos;
  • hospedar um site;
  • fazer backup de dados;
  • armazenar documentos.

Entender os requisitos que você precisa também ajudará a facilitar sua decisão.

Conhecer suas necessidades específicas é importante. Você precisará de um servidor dedicado do Windows se hospedar o Microsoft IIS, MS SQL ou ASP.NET por causa do licenciamento da Microsoft. Se você não estiver usando um aplicativo licenciado da Microsoft, poderá usar um servidor Linux.

Por fim, dependendo da sua atividade, existem opções específicas de servidor para escolher, incluindo o de arquivos, de domínio, de comunicação, de banco de dados, de aplicativos e de impressão. Você não precisa necessariamente de um servidor para cada tarefa específica, mas essa opção está disponível para você.

É vital que, no ambiente de dados de alta tecnologia de hoje, você tenha certeza de ter uma opção de backup confiável e sólida para os seus dados. As empresas de hospedagem fornecem soluções eficazes de armazenamento online que garantem que os dados de seus clientes permaneçam sempre seguros e protegidos.

Procurar pelo fornecedor de servidor dedicado certo, que atenda às suas necessidades, pode parecer uma tarefa difícil. Antes de decidir sobre um provedor de servidor dedicado, faça sua própria pesquisa para entender o que sua empresa precisa.

Há muitos benefícios em ter um servidor dedicado, mas você precisa saber qual tipo e quais especificações você está procurando. Isso garantirá a capacidade de seu negócio crescer e ser lucrativo.

Pronto para escolher o melhor tipo de servidor dedicado para o seu negócio? Assine agora a nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] adianta muito contratar um servidor dedicado se ele ficar com fraca conexão ou indisponível, concorda? Sem recursos de rede e de internet […]

trackback

[…] se tratando de games online, contar com um servidor dedicado para jogos é o mais recomendado para sites e aplicações que denotam elevado tráfego e falta de […]