fbpx
Dedicado

Gerenciamento de servidor dedicado: tudo o que você precisa saber!

Considerado a solução de ponta para hospedagem profissional de sites, o servidor dedicado se destaca pelo seu desempenho e pela autonomia que traz para a empresa em termos de gestão e operação.

Nesse cenário, algo que deve ser considerado pelas empresas é sobre como otimizar o monitoramento, a gestão e a manutenção desse tipo de solução. O gerenciamento de servidor dedicado tem sido um caminho adotado por muitas empresas.

Junto a esses serviços principais, isso também pode vir com recursos avançados, como instalações de aplicativos, atualizações e manutenção oportunas, monitoramento, segurança, backups regulares de dados, serviços de reinicialização, balanceamento de carga e quase todos as questões importantes relacionadas a hospedagem.

Neste pequeno guia nós apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o gerenciamento de servidor dedicado. Acompanhe!

O que é um servidor dedicado e qual é a sua importância?

Como o nome sugere, o servidor dedicado é um servidor físico — ele é reservado para seu uso individual, você tem acesso a todos os recursos da máquina e está livre para configurá-lo como quiser (sistema operacional, memória RAM, capacidade de armazenamento, capacidade de computação, largura de banda etc.).

Servidores dedicados geralmente permitem que o cliente escolha qual sistema operacional está instalado e que tipo de hardware. Em alguns casos, como um serviço de complemento, a empresa de hospedagem fornecerá serviços de administração, liberando o cliente de ter que se preocupar com isso.

Na maioria dos casos, a empresa de hospedagem realiza toda ou a maior parte da manutenção no servidor dedicado. Isso inclui:

  • melhorias do sistema operacional;
  • atualizações para quaisquer aplicativos instalados;
  • monitoramento do servidor e aplicativos;
  • manutenção de firewall;
  • detecção e prevenção de intrusão;
  • backups de dados;
  • recuperação de desastres.

A empresa de hospedagem também emprega medidas rígidas de segurança para proteger os dados de seus clientes. Eles geralmente pagam uma taxa mensal, trimestral ou anual para usar um servidor dedicado, o que pode economizar dinheiro com hospedagem, manutenção e gerenciamento de seus próprios servidores no local.

Quais as vantagens de contar com um servidor dedicado?

Existem muitas diferenças entre um servidor dedicado e um não-dedicado. Entre as principais vantagens do servidor dedicado, existe a possibilidade de configurá-lo de acordo com suas necessidades e preferências. Seja qual for o seu projeto, você terá a acomodação ideal.

Uso exclusivo de recursos dedicados

Quando você tem seu próprio servidor dedicado, você obtém o servidor web inteiro para seu uso exclusivo. Essa é uma vantagem significativa entre os tipos de servidores ao comparar hospedagem compartilhada versus hospedagem dedicada.

O espaço em disco, a RAM, a largura de banda etc. do servidor agora pertencem a você. Você tem uso exclusivo de todo o CPU ou RAM e largura de banda. Nos horários de pico de negócios, você continua a obter desempenho máximo. Além disso, você tem acesso raiz ao servidor. Você pode adicionar seu próprio software, definir configurações e acessar os registros do servidor.

Você pode executar seus aplicativos ou implementar medidas especiais de segurança do servidor. Você pode até usar um sistema operacional diferente do seu provedor. Em suma, você pode direcionar seu site para o modo como conduz sua empresa, de maneira flexível, escalável e responsiva.

Flexibilidade gerenciando seu negócio em crescimento

Um servidor dedicado pode acomodar suas crescentes necessidades de negócios. Você pode decidir sua própria configuração de servidor. À medida que sua empresa cresce, você pode adicionar mais ou modificar serviços e aplicativos existentes. Você permanece mais flexível quando novas oportunidades surgem ou mercados inesperados se materializam.

Isso oferece à sua empresa escalabilidade para personalizar as necessidades do negócio. Se você precisar de mais processamento, armazenamento ou backup, o servidor dedicado é sua plataforma.

Além disso, os consumidores de hoje têm expectativas mais altas. Eles querem a conveniência de acesso rápido aos seus produtos. Um servidor dedicado atende seus clientes com carregamento de página rápido e uma melhor experiência do usuário. Se você os atender, eles retornarão.

Endereço IP exclusivo

Cada servidor tem seu próprio endereço IP. Com hospedagem compartilhada, significa que você também está compartilhando um endereço IP com vários outros sites. Se um de seus vizinhos é um site de spam ou uma página de conteúdo adulto, isso pode significar a queda da classificação de seus sites.

Programação personalizada

A maioria dos servidores compartilhados não oferece muita personalização. Com um servidor dedicado, por outro lado, você praticamente tem carta branca para fazer o que quiser.

De especificações de hardware a software personalizado, ao sistema operacional que você usa, você tem controle total. Além disso, não há outros usuários com os quais se preocupar se você quiser fechar as coisas para uma atualização ou backup.

Volume de tráfego

Se o seu negócio cresceu, você deve considerar um servidor dedicado. Sem a base adequada, altos volumes de tráfego podem causar falhas desastrosas no serviço.

Tempos de carregamento da página

Geralmente, você tem poucos segundos para causar uma boa impressão no seu possível cliente. Isso significa que, se sua página não for carregada nesse momento, o visitante tem grandes chances de clicar no botão “Voltar” e ir para outro lugar.

O tempo de carregamento da página é tão importante, na verdade, que até o Google tomou nota. Eles estão usando a velocidade do site como um dos fatores em seu algoritmo para classificar as páginas.

Quando há um grande número de sites compartilhando os mesmos recursos, isso pode atrasar tudo. Você pode evitar esse problema movendo-se para um servidor dedicado, onde os recursos são somente seus.

Segurança por meio da separação de dados

Servidores dedicados permitem acesso apenas à sua empresa. A infraestrutura inclui firewalls e monitoramento de segurança. Isso significa maior segurança contra:

  • malware e hacks: o monitoramento de rede do host, os firewalls seguros e os controles rígidos de acesso liberam você para se concentrar em seu core business;
  • prevenção de ataques de negação de serviço: a separação de dados isola seu servidor dedicado dos serviços da empresa de hospedagem e dados pertencentes a outros clientes — essa separação garante uma recuperação rápida de explorações de back-end.

Você também pode implementar seus próprios níveis mais altos de segurança. Também pode instalar seus aplicativos para serem executados no servidor. Esses aplicativos podem incluir novas camadas de segurança e controle de acesso.

Isso adiciona um nível de proteção ao seu cliente e dados comerciais proprietários. Você protege seus dados de clientes e negócios, novamente, por meio da separação.

Sem capital ou despesa inicial

Despesas iniciais de capital — CAPEX — não são mais a melhor maneira de financiar a tecnologia. Os avanços tecnológicos ultrapassam suas plataformas de suporte em um jogo de salto caro. As empresas em crescimento precisam reservar capital para outras áreas.

Os provedores de hospedagem fornecem taxas razoáveis enquanto dão os equipamentos de primeira linha.

Uma empresa provedora de hospedagem dedicada pode atender a muitos clientes. O custo desse serviço é uma fração do que você pagaria para fazê-lo internamente. Além disso, você recebe os bônus de segurança física e suporte técnico.

O que é o gerenciamento do servidor dedicado?

O gerenciamento de servidor dedicado ajuda os administradores a descarregar a responsabilidade direta pelo gerenciamento de determinados atributos de um servidor. Dependendo, existem diferentes tipos de serviços que podem ser oferecidos.

Para o hardware, o gerenciamento do servidor pode envolver um serviço gerenciado, em que o provedor de serviços é responsável pelo gerenciamento físico e de software do servidor.

Já para servidores da web e de aplicativos, o gerenciamento de servidores em um provedor de hospedagem ou na nuvem envolve a gestão e a manutenção do software do servidor núcleo. Ele também pode incluir segurança e serviços de backup para estabilidade e resiliência geral.

Os serviços de gerenciamento de servidores também podem ajudar as organizações a identificar os melhores aplicativos de servidor e realizar comparações de software de servidor.

Existem várias razões pelas quais você deve considerar o uso de serviços de gerenciamento de servidor. O melhor software de monitoramento de servidores é tão bom quanto a habilidade da pessoa que usa o software. E quando algum gerenciamento de servidor é transferido para um serviço — que é dedicado profissionalmente —, há vários benefícios a serem obtidos.

Entre os principais benefícios do gerenciamento de servidor dedicado estão os que citaremos a seguir.

Reduz seus custos operacionais

Na verdade, existem muitos custos ocultos para os serviços de hospedagem não gerenciados. É necessário contratar administradores de bancos de dados, administradores de sistemas e outras equipes para gerenciar seus servidores.

No entanto, contar com um provedor de serviços gerenciados elimina esses custos adicionais. Se você contratar um bom provedor de hospedagem, poderá economizar seu dinheiro e investir no relacionamento com o cliente.

Não necessita de pessoal extra de apoio

Quando você contrata uma equipe e os treina para apoiar seus clientes 24 por 7, isso pode ser muito caro. Ter um suporte profissional significa que não há necessidade de treinar sua equipe ou colocar recursos adicionais para dar suporte a aplicativos e infraestrutura de TI críticos.

Eles fornecerão suporte técnico garantido 24 por 7 por 365. Se algum problema surgir, eles o resolverão sem afetar seu tráfego. Você economizará dinheiro, recursos e tempo da sua empresa.

Traz maior expertise e segurança

Contratar especialistas permite que você se concentre nas principais metas e competências comerciais. A proteção de dados do site e do cliente deve ser a principal prioridade. Seus provedores de hospedagem gerenciada podem executar:

  • varredura de vírus;
  • configuração do firewall de software;
  • filtragem de spam;
  • atualizações do sistema operacional;
  • verificações de segurança.

Permite monitoramento de servidores

Os serviços gerenciados permitem a detecção proativa de vulnerabilidades e irregularidades para garantir que nada afete a produtividade do seu negócio, mantendo seu site e servidor funcionando de forma eficiente 24 × 7.

Possibilita suporte a qualquer momento

Um bom e confiável provedor de hospedagem web oferecerá suporte por meio de diferentes formas — chat ao vivo, ticket de suporte ou telefone. A equipe de suporte é treinada na resolução de falhas e na prevenção de problemas menores antes de se tornarem importantes. Este é um dos benefícios mais populares da hospedagem gerenciada.

Faz backups

Com hospedagem gerenciada, você não precisa se preocupar em perder seus dados. O backup é feito automaticamente e protegido, pois um provedor de hospedagem gerenciado confiável terá estratégias de DR para lidar com a perda, se houver.

Não ter um gerenciamento significa que você não será capaz de fazer backup de seus dados com eficiência e, provavelmente, perderá alguns (já que você já tem tantas tarefas para gerenciar!). Se você perder algum, você é responsável por gerenciar e tomar as medidas necessárias para evitar que isso aconteça mais.

Quais as principais etapas?

Depois de conhecer os fundamentos do servidor de hospedagem dedicada, você pode ter dúvidas sobre como configurá-lo para o seu negócio.

A hospedagem compartilhada e a VPS normalmente vêm com um número limitado de recursos e algumas restrições, como espaço limitado no servidor, gerenciamento deficiente do tráfego, flexibilidade de operação etc.

Por outro lado, o gerenciamento de servidor dedicado oferece a máxima flexibilidade na gestão de tráfego do site, no espaço em disco do servidor e no gerenciamento de recursos.

Para configurar um servidor dedicado, é necessário passar por algumas etapas, sobre as quais abordaremos a seguir.

Fazendo as configurações

Tudo o que você precisa no estágio inicial é se inscrever no melhor provedor de serviços de hospedagem disponível no mercado. Confira todos os recursos que eles fornecem e comece.

Depois de se inscrever, você será levado ao painel do site, onde poderá ver um botão chamado “Adicionar um servidor dedicado”. Clique no botão e siga os passos adiante.

Selecionando os núcleos de CPU

Depois disso, você precisa selecionar o número de núcleos de CPU necessários. Ela calcula todos os programas que são executados no servidor. O núcleo é uma unidade adicional fornecida à sua CPU para aumentar as capacidades de computação. Cada núcleo pode lidar com uma atividade por vez.

O número de núcleos de CPU que você precisa depende do seu servidor. Em média, as organizações de hospedagem dedicadas fornecem uma variedade de 4 ou 12 núcleos de CPU.

Escolhendo a solução de armazenamento

Depois de concluir a etapa anterior, você precisa decidir sobre o requisito de armazenamento de seus servidores. Quando tiver concluído a determinação do espaço necessário, selecione o tipo de disco, ou seja, HDD (unidades de disco rígido) ou SSD (unidades de estado sólido).

Mas antes de optar por essas categorias, você precisa entender a funcionalidade de cada uma delas. O HDD oferece mais espaço em disco comparado a um SSD. Enquanto, por outro lado, um SSD tem a melhor velocidade de operação. Então escolha sabiamente!

Adicionando RAM ao seu servidor

A funcionalidade de seus sites é baseada na RAM (Random Access Memory). Cada coisa que acontece neles necessita de uma parte dessa memória. Se por acaso ela não for suficiente, o desempenho será afetado.

Assim, você terá que considerar deliberadamente a quantidade de RAM que seu servidor utilizará. Para habilitar você, aqui estão algumas das variáveis que mais influenciam a RAM.

  • sistema operacional;
  • tráfego do site;
  • aplicações.

Por fim, depende de você escolher a alternativa mais adequada ao seu site. Apenas certifique-se de que, quando você optar por uma RAM para o seu servidor, selecione uma configuração considerando um nível mais alto de requisitos. Ele agora tem todos os recursos necessários e muito espaço em disco para desenvolver.

Decidindo se você deseja alternar do servidor existente para o servidor dedicado gerenciado

Assim que terminar a inscrição e configurar o servidor, você poderá mudar de uma plataforma de hospedagem mais antiga para o novo servidor dedicado gerenciado. Lá estarão todas as suas informações do antigo arranjo, incluindo clientes e áreas.

Essa alternativa é especialmente útil para locais que superaram seu arranjo atual. Ao mudar para um servidor dedicado gerenciado, você pode manter todas as suas informações e configurações inéditas, enquanto obtém as vantagens do servidor de hospedagem dedicado. Se você não tem planos para mudar, deixe esta alternativa definida para não mover nenhum cliente / espaço.

Escolhendo o plano de pagamento

Depois de concluir a configuração principal do servidor gerenciado, basta escolher um plano de pagamento adequado. Você pode optar por pagar mês a mês ou a cada ano. Se você escolher um parcelamento anual, pagará mais diretamente, mas reservará dinheiro extra a longo prazo. Escolha a opção que mais te agrada e, em seguida, toque em Adicionar Servidor para concluir sua compra.

Concluindo

A configuração está feita! Apenas os detalhes de pagamento precisam ser confirmados e o seu servidor dedicado estará pronto para ser usado.

O servidor gerenciado de hospedagem dedicada é a melhor escolha quando você deseja ter controle total sobre o seu site, a fim de gerenciar os recursos e o tráfego do site também. A escolha oferece o maior controle e a melhor execução e é menos exigente de ser configurada além de suas expectativas.

Quais são os riscos de não executar o gerenciamento?

Como o nome sugere, a hospedagem autogerenciada permite que o proprietário atue como o administrador principal do site. Por outro lado, a hospedagem gerenciada dá ao fornecedor a responsabilidade de gerenciar e manter seus servidores, embora você ainda seja responsável pelo site que está sendo hospedado.

Ambas as formas de hospedagem se opõem em graus de flexibilidade, no entanto, isso não significa que uma forma específica supera a outra em ser favorável. Depois de passar da fase de design atual, a decisão sobre onde hospedar seu site se torna importante.

Confira alguns riscos de não executar o gerenciamento do seu servidor dedicado.

A hospedagem autogerenciada não tem um início rápido

Embora muitas vezes tenhamos a impressão de que começar algo nos ajudará a fazer com que as coisas se movam de forma muito mais rápida, o oposto pode ser verdadeiro quando se trata de hospedagem autogerenciada.

Optar por gerenciar seu próprio servidor significa que você é responsável pela instalação e configuração, fornecimento de aplicativos do servidor, atualizações e até mesmo pelo firewall e pela segurança.

Se você não tiver confiança na execução desses vários aspectos do gerenciamento de seu próprio servidor, isso poderá resultar em uma série de problemas, desde configurações com falhas, até uma violação na proteção de dados pessoais. Embora seja verdade que a hospedagem gerenciada custará um pouco mais, o custo real que você pode pagar de um site mal hospedado pode exceder e muito a economia inicial.

A hospedagem autogerenciada pode significar perder um pouco mais de sono

Como em qualquer projeto, a terceirização para um fornecedor ajuda a distribuir a quantidade de trabalho que precisa ser feita quando há um problema. Com a hospedagem autogerenciada, qualquer problema urgente do seu site (bugs, correções, lentidão no tempo de carregamento, falhas no servidor etc.) será um fardo que você deverá suportar sozinho.

Se você não tem o conhecimento técnico, isso pode ser um grande desafio com o qual você terá dificuldades para encontrar soluções. Para piorar a situação, seu tempo de resposta lento pode afetar seriamente as vendas se o seu negócio for altamente dependente do comércio eletrônico ou de transações on-line.

Sem pessoas em sua equipe que tenham conhecimento técnico, pode ser um risco real optar pela hospedagem autogerenciada em vez de depender de profissionais.

A hospedagem dedicada oferece flexibilidade, escalabilidade e melhor gerenciamento próprio e do crescimento de seus clientes. Eles também oferecem confiabilidade e desempenho de pico que garantem a melhor experiência do cliente.

Com uma hospedagem totalmente gerenciada, como a da ValueHost, você não precisará de uma equipe de TI para executar o servidor e não precisará comprar o hardware necessário para a infraestrutura do servidor, pois o host fornece o hardware e você pode escolher os aplicativos de software necessários.

Além de economizar nos custos operacionais, você também ganhará em espaço de escritório, que normalmente seria necessário para manter todo o equipamento físico. Com o gerenciamento do servidor dedicado, você terá tempo para expandir seu website, concentrando-se na administração técnica e no monitoramento.

Você também economiza tempo porque o host cuida da administração do servidor 24 horas por dia, permitindo que você se concentre no crescimento de seus negócios. É uma maneira econômica e sem problemas para hospedar um site, além de ter a certeza de que está seguro de qualquer problema.

Preparado para elevar o nível de gerenciamento da sua hospedagem? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!