fbpx
Dicas

Design Sprint: entenda como usar essa metodologia nos seus projetos

Os tempos atuais demandam uma atenção constante a novidades. Particularmente no setor de TI, os gestores precisam estar sempre atentos às possibilidades e inovações que o mercado pode oferecer e aplicar nas atividades rotineiras.

Portanto, seguir os avanços tecnológicos é indispensável para garantir um melhor rendimento produtivo e Design Sprint é uma das técnicas mais usadas nesse sentido. Assim, adotar essa metodologia para os setores da empresa que lidam com a tecnologia é extremamente vantajoso.

Logo, aproveite esta oportunidade para ler este artigo que preparamos e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema!

Afinal, o que é design sprint?

Design Sprint é uma das principais novas abordagens de solução de problemas para as organizações, sendo essencial para a área de Tecnologia da Informação. É semelhante ao modelo Kanban e trata-se de um método ágil que alinha-se a outros, como SMART, Lean e Kanban, contribuindo para a realização de avaliações de projetos dentro da empresa.

Sua proposta é uma abordagem de “design express”, onde grupos de pessoas se reúnem em sequência ao longo de 5 dias, analisando o projeto em questão, identificando aspectos críticos, os aspectos positivos e fazendo testes com usuários. Esta abordagem foi criada pela Google Ventures, uma subsidiária da gigante da tecnologia que busca oferecer soluções inovadoras.

Com o objetivo de racionalizar o tempo de produção, os profissionais responsáveis criam, desenham e projetam a ideia em até 5 dias, resultando em um produto que foi previamente testado com usuários e que pode ser entregue em apenas 40 horas.

A metodologia Design Sprint é frequentemente aplicada em startups para gerar inovações, que exigem maturação, e também em grandes corporações para a criação de projetos internos. Esta abordagem envolve a participação de uma variedade de profissionais, como o CEO ou outro detentor de interesses, designers, um Gerente de Produtos, alguém com expertise no conhecimento dos usuários do produto e também um especialista técnico relacionado ao produto. Finalmente, um mediador é necessário para guiar as reuniões.

Como ela funciona na prática?

O Design Sprint foi criado para acelerar o ciclo entre o conceito de um produto e o seu lançamento ao mercado, bem como a usabilidade. Normalmente, o processo de criação pode se prolongar por semanas, enquanto este método permite que as possíveis melhorias sejam identificadas com maior agilidade.

Dessa fora, essa metodologia é ideal para aquelas empresas que desejam acelerar a formação de hipóteses, medição dos resultados e correções desses resultados. Ela funciona em cinco dias pelas seguintes etapas:

  • mapeamento — no primeiro dia do Design Sprint, toda a equipe se reúne para compreender a questão por trás do projeto para melhor organização. É possível que ela seja uma correção para algo que já existe, uma melhoria de um processo existente ou a criação de algo completamente novo. Nessa etapa, tudo deve ser discutido a fundo até que se chegue a um ponto de partida e se estabeleça um objetivo a ser alcançado até o quinto dia;
  • idealização — no segundo dia, após a identificação do problema, é hora de pensar em soluções. Utilizando a técnica de brainstorming, o time pode opinar livremente, fornecendo vários pontos de vista para possíveis soluções. Possuir uma equipe diversificada resulta em contribuições ricas, visto que cada um apresenta uma ótica única. Ao final, todas as ideias são agrupadas e discutidas;
  • decisão — no terceiro dia, quando já foi identificado um problema e várias ideias foram sugeridas, estamos prontos para deliberar sobre quais delas são adequadas para serem experimentadas. O critério aqui é observar seus potenciais resultados, avaliar se as ideias são factíveis de serem executadas, e verificar se a implementação delas é viável;
  • prototipagem — com a ideia de teste já escolhida, é o momento de dar forma ao protótipo. Esta não é a etapa de criação de um produto acabado, mas de tornar a solução visível para que o usuário possa testá-la em um ambiente controlado. Por isso, vale usar programas on-line, impressão 3D e outras alternativas para finalizar o protótipo no quarto dia, bem como programar as atividades de teste;
  • teste — depois de uma intensa semana de reuniões, o último dia do Design Sprint foi reservado para realizar testes. Em outras palavras, isso significa que os protótipos foram entregues para os usuários e seus feedbacks foram coletados em tempo real.

Terminando as etapas do Design Sprint, a equipe de TI pode reunir todos os dados obtidos nos experimentos e construir um plano de ação para impulsionar a evolução da solução.

Quais são os tipos de design sprint?

De maneira geral, existem quatro tipos de design sprint que podem ser abordadas na solução de problemas diversos. Entenda agora quais são.

Design sprint de produto

A aplicação mais comum da metodologia é o Sprint de Produto, que permite gerar inúmeras ideias, tais como: um completo Mapa de Experiência do Usuário; Protótipos que auxiliam a testar novas funcionalidades; e, ainda, Protótipos Interativos para validar novos fluxos.

Design Sprint do processo

Uma vez adotada, a metodologia pode transformar drasticamente o desempenho das atividades empresariais, alcançando desde áreas como Recursos Humanos, até Direito, Marketing e Finanças. No fim de cada sessão de otimização, os resultados podem ser compilados em um mapa de fluxos, um estudo do ambiente circundante e um plano de aplicação.

Design sprint de visão

Esta é uma corrida que focaliza os benefícios a longo prazo. O objetivo é prever o que um produto pode se tornar no futuro, investigando assim desafios e possibilidades amplas. O sprint de visão ajuda a identificar ferramentas e recursos necessários para que se alcance este objetivo de produção futura.

Design sprint mirando a lua

Esse sprint tem o objetivo de proporcionar inovação. O time é convidado a olhar além dos limites e criar algo que nunca existiu antes. O resultado final não precisa ser um produto acabado. Pode ser também um plano de ideias disruptivas, uma apresentação com propostas e soluções para algum problema, ou ainda um vídeo inspirador que mostre as oportunidades.

Ao ser aplicado na área de Tecnologia da Informação, o Design Sprint se apresenta como uma estratégia eficaz para melhorar os resultados da empresa, possibilitando o desenvolvimento de ideias claras e bem estruturadas para serem mostradas aos clientes em potencial.

O conteúdo foi útil? Outro tema crucial é saber sobre as metodologias ágeis para maiores produtividades. Quer saber mais? Então, confira!