fbpx
Tecnologia

Cron Job: como funciona e quais as vantagens do uso?

Dentro da gestão de TI das empresas, há uma grande quantidade de tarefas que precisa ser executada com alta frequência. Procedimentos de segurança, verificação e limpeza de arquivos, por exemplo, são parte da rotina de qualquer sistema. Por isso é importante utilizar ferramentas e recursos que facilitem essas tarefas, como é o caso do Cron Job.

Se você utiliza um sistema do tipo Unix ou Unix-like, então vale a pena adicionar essa ferramenta ao seu repertório para otimizar seu dia a dia de trabalho. Mesmo que você só a aplique em pequenas tarefas, ela faz uma grande diferença em sua rotina, especialmente quando precisa administrar um sistema de larga escala.

Acompanhe e entenda melhor o que é o Cron Job, quais são as suas vantagens e como você pode utilizá-lo em seu trabalho.

O que é Cron Job?

O Cron Job é uma ferramenta de agendamento de tarefas dentro do seu sistema. Com ela, você pode programar um script de comando que é executado com uma frequência pré-definida ou em momentos específicos.

A ideia dessa função é automatizar comandos frequentes ou agendar tarefas que precisam ser realizadas em um momento específico – dois cenários bastante comuns no trabalho de gestão de TI.

Para isso, ele utiliza um arquivo crontab, o qual contém o comando e as informações de agendamento. Quando chega a hora marcada, um daemon dispara o comando e executa a tarefa.

Quais vantagens ele traz para seu negócio?

Quanto mais complexo é o trabalho dentro do setor de TI, mais importante é utilizar o Cron Job para delegar certas tarefas e aproveitar melhor o seu tempo. Veja a seguir alguns dos benefícios que ele oferece.

Automação de ações

Como já mencionamos, a principal função dessa ferramenta é criar comandos automáticos, os quais não dependem de nenhum input externo. Isso vale tanto para ações que são executadas regularmente, em intervalos fixos, quanto para as eventuais.

Por mais simples que seja, esse recurso libera boa parte do tempo produtivo da sua equipe, já que não é mais necessário se preocupar com alguns comandos de rotina. A própria máquina assume essa responsabilidade, o que facilita a emissão de relatórios, limpeza de arquivos, verificações de segurança etc.

Também é útil para executar comandos fora do horário comercial. Em vez de precisar de uma pessoa sempre presente no sistema, basta agendar uma tarefa e ela será executada automaticamente, independentemente de haver um profissional presente na empresa.

Precisão dos comandos

Outro benefício de poder agendar esses comandos por meio do Cron Job é a sua precisão. Há muitos casos em que o horário específico de execução de uma tarefa é de grande importância. Porém, é difícil para um ser humano executar um comando no momento exato necessário, sem muita margem de erro.

Por outro lado, um comando agendado não tem esse problema. Assim que o relógio da máquina coincidir com o programado, a tarefa é executada imediatamente. Algo bem importante se você precisa de relatórios automáticos ao longo do dia, por exemplo.

Segurança da rede

Esse agendamento de tarefas também pode ter um papel importante na segurança da rede corporativa. Diversas tarefas de proteção, como backups, limpeza periódica e verificações de segurança precisam ser executadas frequentemente. Às vezes, em questão de minutos.

Ter esses comandos agendados e programados elimina as chances de erro ou atraso em sua verificação, o que ajuda a tornar a sua rede mais segura. Além, é claro, de liberar a equipe para lidar com outras tarefas.

Como utilizar o Cron Job?

Criar um comando de Cron Job é bastante fácil, podendo ser feito tanto por um editor de código de sua preferência quanto pelo cPanel. Veja aqui como funciona esse procedimento e de que forma executá-lo em seu dia a dia.

Crie um crontab

O primeiro passo para executar qualquer tarefa agendada pelo Cron Job é ter uma crontab com os comandos desejados. Esse é o arquivo que o sistema vai ler para determinar a data agendada e qual será o código executado.

Primeiro, você deve abrir o prompt de comando do sistema e inserir o comando crontabe. Assim, você pode editar o arquivo atual de Cron Job usando o seu editor de texto de preferência.

Dentro do cPanel, você também pode encontrar um ícone de agendamento de tarefas Cron. Na maioria das vezes, este é um ícone de calendário de mesa. Sua funcionalidade é a mesma, sendo apenas uma questão de praticidade e preferência.

Defina horários e frequência

O próximo passo é preencher os campos relativos ao tempo da tarefa, sua frequência e periodicidade. Para isso, o arquivo crontab utiliza 5 campos, os quais podem conter números ou apenas asteriscos com espaços entre eles.

Cada campo é correspondente a uma medida de tempo. Em ordem, são as seguintes:

  • Minuto (de 0 a 59);
  • Hora (de 0 a 23);
  • Dia do mês (de 1 a 31);
  • Mês (de 1 a 12);
  • Dia da semana (de 0 a 6, sendo que 0 é domingo, mas 7 também conta como domingo em alguns sistemas).

Se alguma dessas unidades de tempo não for relevante, basta deixar o asterisco no lugar do número. Por exemplo, se você quer agendar uma tarefa que ocorre todo dia às 10h, essa parte do código será “0 10 * * *”. Ou seja, aos 0 minutos e 10 horas de todo dia, todo mês, todo ano, todo dia da semana.

Você também pode usar múltiplas referências de tempo, separadas por uma vírgula. Por exemplo, se uma tarefa deve ser executada toda segunda e toda sexta, no começo do expediente, você pode digitar “0 9 * * 1,5”. Nesse caso, a vírgula denoda o agendamento de mais de um momento naquela medida de tempo.

Digite o comando

Por fim, insira o comando a ser executado e salve o arquivo. A partir desse momento, toda vez que o relógio interno do sistema coincidir com o da agenda, ele vai executar esse código, sem necessidade de intervenção humana.

Depois de se acostumar com o Cron Job, logo vai notar como ele melhora o funcionamento do setor de TI. Seja na execução de pequenas tarefas de rotina ou na preparação para alguma mudança mais ampla.

Quer continuar acompanhando nossas dicas e novidades? Então siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.