fbpx
Segurança

Tudo que você precisa saber para trazer a segurança no site de uma vez por todas

Investir na segurança no site, blog e e-commerce se tornou um assunto indiscutível no mercado atualmente, afinal, estamos vivenciando tempos cada vez mais digitais e investir em uma administração otimizada garante maiores lucratividades e estabilidade. Contudo, lidar com essa área pode ser desafiadora, visto que as inovações não param de surpreender.

Como sabemos da relevância desse assunto. Preparamos um guia completo e atualizado sobre as melhores dicas para você manter o seu site seguro, ferramentas e os pontos fundamentais para serem observados na hora da implementação. Vamos lá?

Qual a importância da segurança no site?

Ficar atento aos riscos de navegação é uma preocupação de qualquer empresa que queira avançar no mercado digital. Afinal, o fato é que cerca de 81% dos clientes brasileiros utilizam a internet como fonte de informação. Por essa razão, investir em segurança deve ser a preocupação n° 1 para melhor estabilidade nesses novos tempos.

Isso porque quando uma empresa sofre um ataque cibernético, não são seus dados que estão em jogo e sim, a reputação sobre a confiança que ela proporcionará aos clientes. Segundo uma pesquisa feita pela TransUnion, o número de fraudes aumentou mais de 612%, fator influenciado principalmente pela pandemia.

Pois é, a importância de ter uma conexão segura vem se tornando a principal pauta nas reuniões das companhias. Fatores como certificado SSL (Secure Socket Layer) promove uma proteção padrão e obrigatória para impedir que programas maliciosos ou hackers invadam o sistema e roubem informações valiosas.

Contudo, ter apenas o certificado SSL não garante maior seguridade no mundo digital e contar com maior número de aliados faz total diferença. Para isso, separamos os principais pontos e detalharemos sobre cada um deles para maior preparação da sua instituição contra possíveis imprevistos. Em suma, os principais problemas enfrentados pelas empresas no mundo digital são:

  • malwares: são softwares maliciosos que são usados principalmente para distribuir spams e permitir que cibercriminosos acessem o site da empresa, dados confidenciais dos clientes e roubem informações sigilosas;
  • backlist: situação em que o site da sua empresa pode ser removido nos resultados de busca do Google, caso seja encontrado algum malware. É uma situação que prejudica a sua reputação online;
  • vulnerabilidades: pontos fracos que os hackers buscam para infiltrar no site da instituição. Um bom exemplo são plugins desatualizados;
  • desfiguração: substituição do conteúdo do seu site por outras informações maliciosas, provindas do hacker.

Quais são os principais ataques a sites?

São inúmeras as situações em que a segurança no site pode ser violada. Portanto, explicaremos, nos próximos tópicos, quais ataques ocorrem com frequência no intuito de auxiliar você a lidar melhor com possíveis ameaças.

Injeção de SQL

O termo injeção SQL está relacionado com Search Query Language, se referindo a um tipo de código de programação para assumir total controle do banco de dados e assim, conseguir extrair informações confidenciais. Esse tipo de ataque pode modificar, editar e até mesmo excluir informações importantes do site, como os registros de usuários.

De acordo com as informações publicadas pelo State of the Internet/Security Report da Akamai, já ocorreram mais de 6,2 milhões de tentativas de injeção SQL em 2021, com aumento constante para 2022. Esse tipo de ataque é um dos mais perigosos que leva à perda de credibilidade dos clientes, prejuízos financeiros e afetar totalmente a funcionalidade do site.

Ransomware

Esse ataque se refere a um software malicioso que infecta computadores, bloqueia arquivos, aplicativos e sistemas inteiros. Inclusive, há situações em que, após os hackers aplicarem esses ransomwares, exigem um resgate do usuário com negociação para descriptografar e remover esse item.

Esse tipo de dano vem sendo cada vez mais comum em grandes corporativas como hospitais públicos e órgãos governamentais em que, a falta de conhecimento dos funcionários contribuem para invasões no sistema. Geralmente, esse ataque vem em forma de e-mail de phishing, contendo um link malicioso. Portanto, jamais clique neles, antes de checar a procedência.

Cross-site scripting (XSS)

Ocorre quando um código javascript malicioso é aplicado por meio de um site confiável no navegador. Ele funciona de maneira semelhante a injeção SQL e, após a infecção, faz com que os navegadores tornem-se incapazes de diferenciar textos maliciosos e os inofensivos, renderizando qualquer um que receba. O cross-site scripting é utilizado principalmente para roubar cookies dos usuários, podendo roubar credenciais, como números de cartões de crédito e senhas.

Reutilização de credenciais

Quando ocorre o roubo de credenciais dos usuários, não apenas o seu site é afetado e sim, pode causar vários danos em outros endereços eletrônicos simultaneamente com essas mesmas informações. Dessa forma, quando hacker tem acesso a uma dessas credenciais pode entrar em outras plataformas, visto que os usuários geralmente utilizam os mesmos dados.

Ataque DoS/DDoS

O ataque DoS/DDoS visa interromper a funcionalidade e estabilidade do site, sendo que uma das formas mais comuns é o denominado “Destributed Denail of Service” — negação de serviço distribuído — e ocorre quando um bot envia uma vasta quantidade de tráfego falso para um mesmo site com várias fontes no intuito de sobrecarregamento. Dessa forma, causa o timeout do servidor e faz com que o endereço eletrônico fique indisponível.

Violação da segurança no site: quais são os impactos?

Além de trazer transtornos no desempenho do seu site, a curto prazo ele pode limitar o tráfego e as conversões. A longo prazo, prejudica a reputação da sua marca no mercado online fragilizando a credibilidade e enfraquece possíveis parcerias com outras empresas. Entenda com detalhes.

Alta taxa de cancelamento dos clientes

O primeiro ponto que os clientes checam antes de fazer qualquer negócio é a segurança no site, praticidade e atendimento. Portanto, qualquer indício que seu endereço não é confiável, já era. É fundamental que seu endereço eletrônico seja estável e de alta reputação para que os usuários cliquem no CTA (chamada para ação) ou realizem uma compra. Investir na proteção contra ataque cibernético é garantir crescimento da reputação e fortalecimento de sua marca do mercado.

Lista negra nas buscas

Quando a segurança no site é fragilizada, o seu endereço eletrônico pode ser penalizado pelos mecanismos de busca. Isso porque quando o Google detecta um malware ou código malicioso, ele pode colocar o seu site na lista negra impossibilitando ser encontrado e fazer cair definitivamente o tráfego.

Suspensão do site

Ataques cibernéticos podem causar suspensão de serviços vitais nos sites, desde login, cadastros e até mesmo as interações dos usuários. Por isso que investir em um sistema de segurança robusto e com um serviço de hospedagem de renome no mercado é indispensável para melhores resultados no mundo digital de forma segura.

Quais pontos necessários para manter o site seguro?

Para lidar com os desafios citados anteriormente, ter um checklist das principais ferramentas de segurança do site proporciona tomada de decisões mais eficientes diante de ataques cibernéticos e garantir a segurança no mercado. Entenda quais são eles.

Sempre atualize os softwares

O básico bem feito faz toda a diferença para melhor reputação online, desenvolvimento da empresa e com a segurança no site, não seria diferente. Portanto, etapas de atualização de softwares, embora pareçam simples, são cruciais para reduzir as vulnerabilidades e, não adie esses procedimentos, embora pareçam inconvenientes, combinado?

Ademais, sempre verifique se há atualizações nos plugins como CMSs (WordPress), lojas de e-commerce e demais etapas para melhor o funcionamento na segurança no site.

Use senhas fortes

Essa outra dica clássica. Sempre certifique que a área administrativa para acesso do seu site seja segura e, para isso, ele precisa, pelo menos, ter uma mistura de números, letras e caracteres especiais proporcionando maior dificuldade. Portanto, nada de usar datas de nascimento sua ou de sua família.

Se for preciso, utilize geradores de senha para criar um modelo aleatório. Além disso, certifique-se de que os relacionados com acesso ao painel de hospedagem, do site e demais logins sejam diferentes, além de certificar que outras pessoas que acessam o seu site tenham esse cuidado.

Invista em um bom detector de malwares

Como você pode perceber, quando o assunto é segurança no site, um dos maiores vilões são os malwares, afinal, são eles os responsáveis por infectar os registros das configurações do seu endereço eletrônico, prejudicando fortemente a reputação da sua empresa online. Ter um anti-malware ajuda a detectar de forma eficiente esses ataques livrá-los antes mesmo que eles causem algum dano.

Tome cuidado com a permissão dos usuários

Você sabe quantas pessoas têm acesso ao seu site? Essa informação deve ser indispensável para maior segurança no site. O fato é que a maioria das empresas permitem que seus endereços eletrônicos sejam acessados por um elevado número de pessoas para alterações e esse número aumenta à medida que a instituição cresce.

Portanto, para lidar com essa situação com estabilidade, conte com uma parceria de renome no mercado, principalmente com a hospedagem. Nós da Valuehost, dispomos de um serviço completo e especializado no assunto, é só conferir!

Faça backup com regularidade

Sabe aquele ditado que “prevenir é melhor que remediar”? Fazer um backup eventualmente evita situações desagradáveis como perda total de arquivos devido as invasões no sistema, afinal, não há nada pior do que ter que iniciar o seu site do zero.

Invista em um certificado SSL/HTTPS

Este fator é fundamental, principalmente para quem trabalha com loja e-commerce. Isso porque mostram para os clientes que acessam seu site a segurança, sendo indicada pelo símbolo do cadeado na barra do seu navegador. Esse certificado adiciona um segurança extra com criptografia para compartilhamento de informações entre computadores.

Para entender melhor, existem vários tipos de certificados SSL. Conheça quais são:

  • certificado SSL: o mais simples de todos e comprova a propriedade de domínio;
  • certificado SSL com validação estendida: é um modelo com criptografia poderosa o qual tem uma é indicado para sites mais delicados com pagamentos online;
  • certificado SSL com validação organizacional: utilizado para instituições sem fins lucrativos;
  • certificado SAN SSL: ideal para quem possui vários certificados em vários sites, contudo, com um valor mais em conta para otimização de diversos domínios de uma empresa;
  • certificado SSL Wildcard: é um modelo premium o qual garante a proteção de subdomínios por meio dos protocolos HTTPS.

O HTTPS significa hipertexto e se refere a uma implementação do protocolo HTTP, funcionando como uma segunda camada de segurança. Assim, ele permite a obtenção de recursos como o HTML e, se o seu site na aba de endereço estiver apresentando somente o “HTTP” sem o “S”, significa que as informações não estão sendo criptografadas e podem ser roubadas facilmente.

Feche todas as vulnerabilidades

Como abordamos inicialmente, os hackers sempre estão à espreita de alguma brecha que sua empresa pode deixar para a invasão. E, assim que detectada essa falha, eles começam agir. Os ataques mais comuns que podemos citar são:

  • SQL injection: essa falha dá acesso a informações importantes localizadas no armazenamento de dados como número do cartão de crédito dos clientes registrados nos e-commerces;
  • XSS (Cross Site Scripting): são fraquezas relacionadas com as brechas e facilitam a invasão e alteração de todo os site.

Desde já orientamos que essa etapa é mais técnica e para melhores informações, é crucial entrar em contato com um profissional de segurança cibernética para melhor tirada de dúvidas.

Evite hospedar muitos sites em um único servidor

Outra alternativa inteligente é colocar sites importantes em servidores diferentes a fim de que seja possível criar uma database separada entre eles. Dessa forma, além de aumentar a segurança no site, ele ficará mais otimizado com fluidez ao lidar com possíveis problemas caso um hacker invada algum deles.

Cada vez mais vem sendo discutido como elaborar uma segurança de dados eficientemente que, inclusive, em 2021 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para trazer maior garantia aos dados pessoais dos clientes.

Afinal, como manter essa segurança?

Além de compreender os pontos necessários para a segurança no site, separamos as melhores dicas para auxiliar na jornada da sua implementação. Fatores como hospedagem segura, CAPTCHA e mensagens de erro são só alguns exemplos para você ficar sempre atento. Saiba mais.

Hospedagem de site

Esse é um dos principais pontos que não deve ser negligenciado. Contar com uma hospedagem segura e com um serviço especializado faz total diferença para evitar transtornos com ataques cibernéticos. Portanto, caso você esteja mais consolidado no mercado e deseja que seu e-commerce ou site mais robusto tenha eficiência e garantia no mundo das redes, priorize serviços como:

  • servidor virtual privado (VPS): ideal para administradores de muitos sites, e-commerces ou blogs com crescimento exponencial;
  • servidor dedicado: oferece boa capacidade de expansão e personalização e o acesso de todos os recursos presentes pertencem apenas ao contratante, garantindo maior segurança no site;
  • hospedagem cloud: famosa nuvem, propõem uma construção mais descentralizada. Na Valuehost, você encontra essa possibilidade com maior segurança e qualidade.

Vale lembrar que modelos de hospedagem gratuita e compartilhada são indicados apenas para iniciantes. Nos casos para maior segurança no site contra ataques maliciosos, invista em servidores mais robustos. Além disso, na hora da escolha, não se guie apenas pelo preço, afinal, algumas empresas podem oferecer um valor atrativo e pecarem na proteção contra malwares e hackers.

Entenda como o CAPTCHA funciona

O fato é que, com certeza todos nós acessamos — pelo menos uma vez na vida — com um formulário CAPTCHA seja na hora de login, ou no preenchimento de dados, não é verdade? Esse termo significa “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”, assim sendo, faz parte de um teste cognitivo para avaliar se o comando vem de um humano ou robô (recurso muito utilizado pelos hackers).

Portanto, ele serve como uma espécie de teste e implementá-lo no seu site é fundamental e, embora pareça uma medida irritante, evita situações desagradáveis como produção excessiva de comentários spam no site e proporcionando melhor experiência do usuário.

Remova plugins os quais não utiliza mais

O ideal para melhor segurança no site é sua total eficiência e isso também vale para os plugins. Mapear todos os recursos que não são utilizados diminui consideravelmente as aberturas e vulnerabilidades do seu site contra os hackers. Uma dica fundamental é entender qual a funcionalidade de cada ferramenta para essa tomada de decisão, além de melhor otimização.

Tenha o WordPress sempre atualizado

Não apenas ficar atento aos plugins, mas atualizar sempre o WordPress faz toda a diferença na proteção contra ataque cibernético. Afinal, esse fator interfere diretamente no sistema operacional do servidor, como o CMS — Content Management System, ferramenta que permite você organizar, publicar e apagar conteúdos do seu site.

Configure o perfil dos usuários

Mesmo que você feche todas as brechas, os hackers ainda podem ter acesso ao seu site com os cadastros de usuários. Portanto, se você tem IP gravado e com o histórico de atividades, acompanhe quem tem acesso, afinal, nem todos os funcionários que têm acesso ao site precisam ter acesso a tudo. Essa medida favorece maior controle impedindo que qualquer um modifique ou instale uma aplicação relacionada ao código de site.

Tenha uma plataforma principal com atualizações de terceiros

Para maior segurança no site, o ideal é criá-lo em uma plataforma que seja monitorada 24 horas por dia e 7 dias por semana, para que assim, qualquer pequena irregularidade não passe despercebida. Além disso, ficar atento aos aplicativos de terceiros também se faz indispensável, afinal, se algum deles estiverem com irregularidades, podem prejudicar com violação de informações em vários sites de uma só vez.

Para evitar situações como essa, ter um sistema integrado com recursos próprios evita a dependência de terceiros.

Estabeleça privilégios administrativos

A medida que o site cresce, maiores serão as responsabilidades para gerenciamento e, com isso, será fundamental estabelecer diferentes níveis de acesso. Portanto, avalie cuidadosamente a sua equipe e quem ficará delimitado em cada função.Além disso, elabore uma política de segurança para todos os administradores para que a segurança no site seja fator número 1.

Mude a configuração do padrão CMS

Não alterar as configurações padrões de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) contribui para que hackers invadam o site facilmente. Comece alterando as configurações de usuários, atribuindo diferentes privilégios para cada administrador. Assim, você dificultará os ataques cibernéticos pois será mais complicado desses criminosos entenderem o sistema.

Como investir melhor para segurança no site?

Um dos pontos cruciais — principalmente para quem está começando a implementar a segurança no site — é entender como proteger bem o seu servidor e a importância de capacitação sobre a cibersegurança nas empresas — isso porque, essa etapa é complexa, sendo importante contar com uma parceria especializada.

À medida que a tecnologia avança, maiores são as ferramentas que os hackers possuem à disposição e, por essa razão, o preparo deve ser constante. Isso porque o elo mais fraco não vem de fora e sim, dos colaboradores os quais muitas vezes não sabem lidar com situações nessas proporções.

Portanto, para elaborar uma segurança efetiva, é preciso um rastreamento de erros de forma eficiente e manutenção adequada no servidor, visto que são esses ambientes que armazenam as informações da sua empresa. Em suma, para ter um resultado efetivo na segurança, observa-se as seguintes questões:

  • armazenamento de senhas e outras informações sensíveis por meio da intranet;
  • software do servidor sempre atualizado;
  • habilitação de apenas dos serviços essenciais ao sistema operacional, para evitar que programas desnecessários causem tráfego no servidor;
  • revisão de logs de acesso do servidor para identificação de possíveis tentativas de invasão;
  • atualizações constante de antivírus;
  • elaborar rotina de alteração periódica de senhas ou chaves defauts de serviços.

Ademais, investir em cibersegurança promove maior economia de custos, trazendo máxima eficiência, além da otimização de espaço por utilizar somente o necessário para melhor definição de estratégias e resolução de problemas em tempo real. Isso também permite que os colaboradores fiquem cada vez mais alinhados.

Você viu até aqui o nosso guia completo de como implementar da melhor forma a segurança no site, além dos principais riscos que precisa ficar atento com a questão de ataques cibernéticos. Além disso, a atualização constante sobre as inovações nesse quesito será crucial para a capacitação dos colaboradores.

Deseja saber mais como fazer a implementação da segurança do seu site de forma eficaz, com ótimo custo-benefício e sem complicações? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!