fbpx
Dicas

Você sabe o que é cache miss? Veja 3 práticas para redução

O famoso cache miss desempenha papel fundamental no que diz respeito ao funcionamento dos sites. Mas, se a configuração não estiver correta, a velocidade e o desempenho das páginas da Internet podem ser prejudicados. A falta de cache é um problema sério e que pode causar prejuízos para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Para a felicidade de todos, existem maneiras de organizar o sistema de cache. Agindo de maneira correta, o site funcionará perfeitamente. Neste post, iremos abordar vários assuntos que são diretamente ligados ao tema.

Deseja saber mais sobre o cache miss? Continue a sua leitura!

O que é cache miss?

Antes de saber o que é cache miss, é necessário entender o que significa cache. Essa expressão, nada mais é que um conjunto de arquivos que o aplicativo utilizado já baixou ou processou. As informações que já foram carregadas, são armazenadas para que não seja necessário repetir o carregamento delas.

O cache miss, por sua vez, acontece quando o conteúdo necessário para o uso de determinada função, não está salvo no cache. Nesse caso, o aplicativo será responsável por procurar a resposta dentro de outros níveis de cache. Caso não consiga encontrar os dados, será buscado na memória de aplicação. O retorno será mais lento e o processamento da aplicação consumido.

Qual é a diferença de cache miss para cache hit?

O cache hit, diferente do cache miss, significa êxito de cache. Ele acontece quando o cache localiza os dados solicitados em sua memória. Nesse caso, a solicitação é respondida com sucesso. Já no cache miss, como citado anteriormente, o sistema de busca não encontra as informações solicitadas armazenadas na memória.

Por que o cache miss acontece?

O cache miss acontece quando os dados necessários não são encontrados nos quatro níveis de caches diferentes. Na hora de fazer a varredura, se o sistema não encontra os dados em um dos caches, ele vai para o outro e assim sucessivamente, causando a lentidão na abertura do conteúdo.

Para evitar que existam grandes quantidades de caches miss, o pessoal da área de TI, pode estipular um prazo de expiração para a vida útil dos caches. O tempo estipulado, será o que o conteúdo irá ficar salvo no cache.

Quais são algumas formas de reduzir o cache miss?

A melhor notícia de todas é que existem algumas maneiras de fazer com que mais dados sejam encontrados quando forem procurados na memória de seu computador. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse problema!

1. Use o Cache Lifespan e aumente o armazenamento

Todas as vezes que o cache de seu computador ou notebook é limpo, as informações dele precisam ser gravadas na memória, no primeiro acesso feito a novos sites. É possível limpar apenas algumas seções. E, você vai decidir qual será o procedimento a ser aplicado. Quanto mais vezes o cache for limpo, mais chances de ter perdas de dados.

Nesses casos, pode-se optar pela expansão da vida útil do cache. O tempo de expiração pode ser escolhido por você e é importante que tenha a mesma frequência com a que você atualiza o seu site. Isso, para garantir que as alterações apareçam para os usuários que necessitam das informações.

O que pode ser levado em consideração na hora de decidir qual será a frequência do tempo de expiração, é o fator de qual é o período de atualizações da página da Internet. Em alguns casos pode ser de um a dois dias e em outros, de uma vez por semana. As opções variam e dependem também do provedor de hospedagem.

Na seção do cache Lifespan, você pode escolher um tempo de expiração global. Isso para quando o cache for limpo. E, quando terminar, você ou a pessoa responsável pela área de tecnologia da informação de sua empresa, pode clicar no botão salvar e manter intactos os dados que você precisar.

2. Mude a política de armazenamento

A política de armazenamento também pode ser modificada. Essa é uma das maneiras mais eficientes de reduzir as perdas de cache. A dica é, teste as mais diferentes maneiras de cache possíveis. Entender quais são as opções é extremamente importante. Dentre elas podemos citar:

  • FIFO (Primeiro a entrar, primeiro a sair) – significa que as primeiras informações salvas no cache, serão as primeiras a serem removidas;
  • LIFO (Last In First Out) – as últimas entradas no cache, serão as primeiras a serem excluídas;
  • LRU (menos usado recentemente) – remove primeiro os dados que não estão sendo mais utilizados. A avaliação acontece fazendo uma varredura nos dados que foram acessados há mais tempo;
  • MRU (usados mais recentemente) – nessa política de armazenamento, os dados vistos recentemente, são os primeiros a serem removidos.

Pode-se dizer que a aplicação de várias políticas, pode auxiliar na redução de perdas de cache. Elas são responsáveis por informar ao sistema, quais os itens que devem ser excluídos por primeiro, para que o espaço seja liberado para caches que são mais necessários. Caso você queira experimentar, contate o seu provedor de hospedagem e veja qual a assistência que pode receber com relação às políticas.

3. Aumente a memória RAM

Uma boa memória RAM, é de extrema importância para reduzir perdas de cache. Quanto maior for o cache, mais dados ele contém, e menos falta de cache você terá. Por essa razão, ter uma memória mais robusta, é uma ótima saída. Mas, saiba que aumentar a memória RAM, pode custar um pouco mais caro.

E, o ideal é verificar com a sua equipe de TI, qual seria a melhor opção para o seu negócio. Inclusive, pode ser visto com o provedor de hospedagem qual é a capacidade de memória mais indicada. Caso você esteja se preocupando com o tempo de inatividade para que o aumento de memória RAM seja aplicado, tente escolher a opção que não te deixe preocupado com essa questão.

Então, agora que você já sabe o que é o famoso cache miss, não deixe de aplicar em sua empresa, as técnicas citadas nesse post. Por meio de nossas dicas você vai conseguir manter o seu site com uma boa velocidade e não terá que gastar muito dinheiro para fazer os reparos necessários.

Gostou do nosso artigo sobre o cache miss? Acesse o nosso Facebook e tenha acesso a todas as nossas postagens!