fbpx
Domínio

 Saiba o que é preciso considerar ao transferir domínio

Existe a possibilidade de transferir domínio, mas é preciso tomar cuidado para não perder posições na busca. Isso é bastante oportuno para aqueles que registraram um domínio por um preço promocional, mas que encontram um valor bem alto para renovação. Além disso, a transferência pode ser extremamente útil para as pessoas que desejam gerenciar diversos domínios em um único local com maior praticidade.

Seja pela insatisfação, seja pela praticidade com a empresa de registro atual, é fundamental lembrar de que você tem total controle sobre seu domínio, podendo transferi-lo para onde quiser. De início, a transferência pode parecer complicada, porém saiba que é muito mais simples do que você imagina.

Quer saber mais sobre a transferência de domínio para não errar? Então, continue acompanhando o texto, pois trouxemos informações pertinentes a respeito do tema. Boa leitura!

Por que transferir domínio?

A transferência de um domínio, além da administração em si, pode ser especialmente relevante se o valor de renovação for menor na nova empresa. Como não existe uma tabela fixa para os valores de domínio, os custos podem apresentar muitas variações.

Inclusive, há no mercado quem ofereça um preço menor no primeiro ano e depois aumente na renovação. Por essa razão, mesmo se você não estiver considerando a mudança de empresa, vale a pena investigar o preço da renovação de um domínio que você já tem. 

Os processos para fazer a transferência de um domínio nacional e internacional são distintos. Lembrando que o nacional é todo aquele que termina com “.br”, enquanto os internacionais não precisam terminar com o código do país, podendo contar apenas com a categoria (.com).

Quais são os cuidados que devem ser tomados na transferência?

Os provedores de registro também precisam indicar o processo para que você possa transferir um domínio. No entanto, antes de iniciar, há alguns detalhes que devem ser considerados para que tudo aconteça conforme o esperado. Confira:

  • proteção de privacidade: caso seu domínio esteja com a proteção de privacidade ativa, vai ser preciso desativar tal recurso para iniciar a transferência;
  • código de autenticação: você precisa ter acesso ao código de transferência ou de autenticação que a empresa na qual o domínio está registrado disponibiliza;
  • dados cadastrais: as informações de cadastro do domínio precisam estar atualizadas para que a nova empresa possa se comunicar com você;
  • mudanças no DNS: realizar alterações na configuração do DNS durante a transferência pode levar à perda delas. Por isso, o ideal é que elas sejam feitas antes ou após o processo.

Além disso, é importante mencionar que, no caso de domínios internacionais, eles precisam estar desbloqueados para transferência.

Por que é importante apostar no redirect 301?

Felizmente, há uma ótima solução para essa migração de domínio que a própria Google, por meio de seu blog, indica. Estamos falando sobre utilizar o redirect 301 ou redirecionamento 301.

Nele, o Google compreende que o endereço antigo foi alterado definitivamente para o novo. Vamos pensar que o seu endereço anterior é A e que vai mudar para B. Ao usar um redirect 301, você afirma que todo o histórico do domínio antigo precisa ser transferido para o domínio novo de forma definitiva.

Tal redirecionamento pode ser realizado usando diversas linguagens de programação como ASP.NET, PHP, CGI, ASP etc. Podemos redirecionar também fazendo uso do arquivo plugin ou .htaccess para aqueles que utilizam WordPress.

Qual é o prazo para transferir?

Para que um domínio possa ser transferido, é necessário que a data de sua renovação seja superior a 30 dias e que ele tenha sido renovado ou registrado há mais de 60 dias. Os domínios internacionais jamais podem ser transferidos se não estiverem dentro dessas condições. Quanto aos domínios nacionais, há ainda uma alternativa. 

Se por alguma razão você desejar transferir um domínio nacional durante a carência de 60 dias, pode apenas cancelar, no próprio site do Registro.br., o provedor atual, que passará a ser o responsável pela administração de seu domínio. Depois que terminar a carência, você poderá transferir para onde que quiser.

Quanto tempo demora para transferir?

Após iniciar a transferência, é preciso aguardar um período, que vai variar conforme a empresa de registro de domínio. Geralmente, o prazo para concluir o processo é de 7 a 14 dias, mas pode acontecer em menos tempo.

Durante esse período, é possível usar o domínio e todos os serviços ligados a ele normalmente. Isso significa que o site não vai sair do ar e que o endereço de e-mail profissional funcionará sem qualquer problema.

Contudo, é fundamental ter em mente que esse prazo começa a ser contado a partir do momento em que a transferência se inicia. Então, para aqueles casos em que é preciso solicitar o código de transferência de forma manual, o tempo pode ser bem maior, uma vez que o provedor tem 5 dias para dar a resposta à solicitação.

Qual é o valor da transferência?

Da mesma forma que acontece com o prazo, o custo também pode mudar dependendo da empresa. Algumas não cobram pela transferência, no entanto exigem o pagamento da renovação do domínio. Outras cobram e já fazem a renovação depois da transferência.

Quando existe a cobrança, o preço costuma ser o mesmo de uma renovação da mesma extensão na empresa nova. Por esse motivo, é preciso atentar-se aos valores para a extensão do domínio que você deseja transferir.

Esteja ciente de que a cobrança para fazer a transferência é realizada pela empresa que vai passar a administrar o domínio, certo? A empresa em que o domínio se encontra registrado é proibida de cobrar taxa a fim de impedir que a transferência aconteça.

Transferir domínio é bem mais fácil e rápido do que parece. Por isso, se você acha que está pagando um valor muito alto em seu domínio ou se deseja administrá-lo em outro lugar, leve em consideração a transferência. Lembre-se de que ter todos os domínios em apenas um lugar pode poupar tempo na administração das contas. Ao adotar nossas dicas, você vai ter garantia de um processo tranquilo!

E aí, gostou do texto? Quer continuar aprendendo sobre domínio de site? Então, aproveite a visita em nosso blog para conferir mais informações sobre domínio de site.