fbpx
Domínio

Transferir domínio: veja 4 passos de como fazer

Ter um site ainda é muito importante para presença online das empresas. Muitas vezes, é lá que a pessoa vai confirmar a idoneidade de uma empresa, conferir mais informações, entre outros pontos importantes.

Um dos processos para criação de um site é o registro de domínio. E, muitas vezes, pode ser preciso passar pela transferência da titularidade de domínio.

Esse é um momento que pode trazer uma série de dúvidas para os gestores de uma empresa. Mas afinal, quando é preciso fazer isso? E quais são os passos para realizar o processo?

Vamos responder todas essas perguntas a seguir. Boa leitura!

Quando é preciso transferir domínio?

Algumas razões podem demandar que sua empresa faça a transferência de domínio. São elas:

  • insatisfação com a empresa que está realizando a hospedagem do site e e-mail;
  • buscar um valor mais acessível na hora de renovar o domínio;
  • quando sua empresa foi vendida e o objetivo é fazer a transferência de titularidade do domínio para quem o administrará no futuro.

O que é a transferência de domínio?

Essencialmente, a transferência de domínio consiste em passar a titularidade do domínio adquirido para outra pessoa ou, então, mudar o provedor de domínio.

Na primeira situação, a pessoa que detém o domínio vai passá-lo para outra pessoa, ou seja, altera-se o CPF ou CNPJ de quem tem a posse daquele domínio registrado, mas ele continua no mesmo provedor de domínio. Esse é um processo bem mais simples.

Na segunda situação, você pode estar insatisfeito com a empresa de hospedagem ou está em busca de economizar valores no momento da renovação. Neste caso, a transferência é feita entre empresas responsáveis pelo registro e tende a ser um pouco mais complexo. Mas vamos apresentar todas as informações a seguir sobre o assunto.

Como transferir domínio em 4 passos?

Veja a seguir 4 passos para realizar a transferência de domínio de forma segura e evite problemas.

1. Conheça os planos disponíveis

Um primeiro passo é conhecer os planos de renovação do provedor de domínio para o qual você está fazendo a transferência. Isso é importante para identificar qual a empresa que realmente pode trazer o melhor custo-benefício no processo.

Para além disso, analise eventuais reclamações que existam sobre a empresa. Afinal, não adianta ter menores custos mas, em um momento de necessidade, não ter o suporte necessário ao seu lado.

2. Faça o backup dos dados

Antes de realizar qualquer processo de transferência de domínio ou, ainda, caso vá também realizar alguma troca na empresa de hospedagem, faça o backup de todos os dados.

Com isso, se ocorrer algum tipo de problema, você consegue resolver a questão rapidamente, sem maiores problemas e evitando que precise refazer processos novamente.

Caso, por exemplo, ocorra uma falha, você pode acessar o backup e restaurar as informações rapidamente.

3. Faça a troca

Vamos explicar agora como você pode fazer a troca nos dois casos: tanto quando for fazer a troca de titularidade para uma outra empresa ou pessoa ou, então, quando vai trocar a empresa responsável pelo registro do domínio.

Para trocar o administrador de domínio, você pode realizar os seguintes passos:

  • acesse a sua conta no provedor de domínio;
  • acesse o domínio que deseja alterar;
  • vá até a sessão de “provedor de serviços” e certifique-se que a opção “nenhum provedor selecionado” esteja ativado;
  • volte para sessão de “contatos” e faça a substituição do ID de registro e salve;
  • confira se recebeu o e-mail de confirmação de troca de titularidade.

No caso em que você está fazendo a troca do provedor de registro, é preciso realizar o processo por meio do Registro.br, empresa responsável pelas atividades de registro e manutenção dos domínios nacionais.

  • faça seu login;
  • acesse a área de gestão de domínios;
  • gere o código EPP (código de autorização);
  • informe para a nova empresa que ficará responsável pela hospedagem do domínio;
  • espere o processo de 7 dias úteis para que a troca seja efetivada.

Antes de começar, também é importante verificar se o seu domínio está com a proteção de privacidade ativa. Se estiver, será necessário fazer a alteração para desativar este recurso. Também analise se todos os dados cadastrais estão corretos para evitar falhas de registro.

Outro ponto que também precisa ser verificado são as mudanças no DNS. Lembre-se sempre de que isso não pode ser feito durante o processo de transferência. Ou seja, se vai mexer nisso, faça antes ou depois.

Por fim, também confira se não há risco de ter o domínio expirado, então faça a troca dentro do prazo adequado.

4. Confira se deu tudo certo

Após o prazo, confira se deu tudo certo com a transferência de domínio e se aconteceu alguma falha que demande atenção ou suporte por parte da empresa de registro de domínio.

Isso porque, caso ocorra algum erro, os prejuízos podem gerar impacto, por exemplo, em perda de posição na busca nos buscadores. Por isso, avalie se tudo deu certo, para poder corrigir problemas rapidamente, caso seja necessário.

Caso o processo não tenha ocorrido, entre em contato com o suporte para tirar suas dúvidas.

Por que contar com uma empresa especializada para transferir o domínio?

Mesmo com todos esses passos, ainda é possível cometer alguma falha no processo que pode atrapalhar a transferência de domínio. Além disso, por ser uma questão mais técnica, alguns gestores, mesmo com todas as dicas que listamos, não se sentem seguros para realizar o processo sozinho.

Neste caso, contar com uma empresa especializada para realizar a transferência de domínio pode resolver a questão. A partir disso, os profissionais, que estão habituados com o processo, podem realizar as ações necessárias para mudar o domínio e, assim, também desafogar os profissionais no dia a dia.

Para isso, conte com a Value! Nós podemos ajudar você a cuidar de todos os processos de registro e hospedagem, com planos interessantes para seu negócio.

Também temos planos de revendas de hospedagem, servidores dedicados, uso de serviço de cloud, entre outras questões importantes.

Com isso, você consegue proteger o seu negócio e possibilitar a adesão mais segura da transformação digital em sua empresa, realizando os processos com menores chances de falhas.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e veja de que forma podemos ajudar você!