fbpx
Hospedagem

Como utilizar o streaming de vídeo no seu negócio

Pare e pense! Qual foi a última vez que você acessou a conteúdo via streaming de vídeo na internet? É bem provável que não faça muito tempo que você tenha assistido a um episódio da sua série favorita na Netflix, visto um vídeo de humor no YouTube ou uma live de um profissional referência da sua área no Facebook, não é mesmo?

Isso apenas comprova como o streaming [Sugestão para inserir o hiperlink do post mãe Tudo o que você precisa saber sobre o serviço de streaming] de vídeo já está incorporado no dia a dia das pessoas, sendo essa uma prática rotineira e cada vez mais comum, entre pessoas de todas as faixas etárias.

Porém, será que é possível utilizar desse serviço no meio empresarial? Uma organização pode tirar proveito do streaming de vídeo para desenvolver estratégias de marketing ou melhor se relacionar com os seus públicos? A resposta para essa pergunta é sim!

Para entender melhor sobre o que estamos falando e como desenvolver essas ações na sua organização, continue a leitura agora mesmo e informe-se!

O que é um streaming de vídeo?

Podemos definir o streaming como uma tecnologia que, por meio da internet, transmite informações multimídia por meio de um fluxo digital. Assim, as pessoas poderão acessar a conteúdos que estão sendo transmitidos ao vivo ou então que já foram gravados, sem que precisem descarregar arquivos em seus computadores.

A Netflix foi uma das empresas pioneiras nesse segmento, disponibilizando um amplo catálogo de filmes e séries que podem ser assistidos sob demanda pelos seus assinantes. Outro serviço bastante comum é o YouTube, em que qualquer pessoa pode criar um canal e ser um produtor de conteúdo.

O sucesso do YouTube é tão grande que, hoje em dia, ser youtuber já virou praticamente uma profissão. Essas pessoas falam para públicos bastante segmentados e hoje são referências e influenciadores de consumo, como acontecia antigamente com os apresentadores de TV e atores de novelas, por exemplo.

Por que o streaming de vídeo faz tanto sucesso?

O sucesso do streaming de vídeo pode ser explicado pela facilidade do acesso. Quando a principal janela das séries eram a televisão, por exemplo, os fãs precisavam esperar pelo dia e horário estabelecido pelas emissoras para assistir ao conteúdo. Hoje, é possível assistir os vídeos em qualquer local e horário, desde que se tenha acesso à internet.

Além disso, esse tipo de serviço não precisa ser acessado necessariamente em uma televisão e em um computador, mas também em smartphones e tablets. Dessa forma, não é raro encontrarmos pessoas assistindo a vídeos em viagens de ônibus ou enquanto esperam para ser atendidas na fila de um banco, por exemplo.

No meio empresarial, muitas empresas estão utilizando o streaming de vídeo para aperfeiçoar as suas estratégias de marketing de conteúdo, uma vez que esse é um excelente meio para ter uma relação mais próxima com o público-consumidor.

Existe mercado para ele fora das grandes empresas?

Muito por conta do sucesso da Netflix e do Youtube, muitas produtoras de conteúdo criaram os seus próprios serviços de streaming. A Disney deve lançar em breve o Disney Plus, que é muito aguardado por fãs de filmes e franquias da produtora. No Brasil, as emissoras de TV aberta, como a Globo e Record TV também já têm os seus respectivos players sob demanda, respectivamente o Globo Play e o Play Plus.

Porém, não são apenas as grandes empresas que podem tirar proveito do sucesso do streaming de vídeo! Negócios de pequeno e médio porte podem utilizar desses canais para produzir conteúdos e engajar os seus públicos.

Por meio do YouTube e do Facebook, por exemplo, você poderá fazer webinars esclarecendo dúvidas do seu público, publicar vídeos com dicas e informações sobre os produtos que comercializa em sua loja física ou e-commerce etc.

Caso ache melhor, também pode desenvolver um próprio aplicativo para o seu negócio, embora essa opção seja mais cara. Utilizar meios gratuitos, como os anteriormente citados, é o mais indicado, tendo em vista que a grande maioria dos internautas já têm acesso a eles.

Qual é o investimento necessário para esse serviço?

O primeiro passo para investir em um serviço de streaming é ter uma boa conexão com a internet. Somente assim você poderá fazer o upload dos vídeos com rapidez, bem como fazer transmissões ao vivo de qualidade.

Também é necessário que você tenha um servidor de excelente qualidade, para que não ocorram instabilidades e quedas quando as pessoas estiverem assistindo aos vídeos que você produz.

Outro investimento a ser realizado é nos equipamentos para a captura e produção de áudio e vídeo, como câmeras, microfones, refletores, luzes, softwares de edição etc. Contratar roteiristas especializados na produção de conteúdo para esse tipo de canal também é interessante, para que os seus materiais despertem a atenção de seus públicos.

Como começar a utilizar o streaming de vídeo?

Depois que você tem uma internet de qualidade e um servidor adequado, basta colocar a mão na massa e começar a produzir os conteúdos para o seu canal no YouTube ou plataforma de streaming própria.

Para isso, é recomendado que seja feita uma pesquisa apurada com os seus públicos, para descobrir que tipos de vídeos eles gostariam de consumir. Você pode fazer tutorias, webséries, esquetes humorísticas, cursos, webinars, entre tantos outros materiais.

O que levar em consideração ao escolher o melhor veículo?

Para escolher uma boa plataforma de vídeo, você deve considerar a compatibilidade com os seus equipamentos, bem como se ele é reconhecido e acessado pelos usuários, como é o caso do YouTube, por exemplo. Você também pode escolher um servidor que já tenha esse tipo de meio para a transmissão adequada.

Agora você já sabe como utilizar o streaming de vídeo no seu negócio! Portanto, não deixe de levar em consideração esse tipo de estratégia para conquistar mais clientes e fidelizar o seu público. Para isso, porém, você necessita um excelente servidor, conforme explicamos.

Uma excelente alternativa de servidor que pode ser útil para esse tipo de ação é o Nginx. Já ouviu falar nele? Caso ainda não, leia o nosso post que fala sobre esse assunto!