fbpx
Cloud

Conheça 8 vantagens do servidor cloud ssd

Você conhece a hospedagem em servidor cloud SSD? O Solid-State Drive é uma alternativa ao modelo compartilhado tradicional. Afinal, esse modelo lida com a alteração de tráfego, hospedando seu site em uma rede de servidores conectados por nuvem: mesmo se um deles cair, outros assumem as operações do domínio.

Se seu site tem um alto volume de tráfego e está sofrendo alguns altos e baixos em sua performance, é interessante considerar a migração para uma hospedagem em nuvem.

Quer conhecer mais sobre o que esse modelo de hospedagem pode oferecer? [Sugestão para colocar o hiperlink do post mãe ainda não produzido: Tudo o que você precisa saber sobre servidores cloud ]Confira as 7 vantagens do servidor cloud SSD!

1. Maior velocidade de carregamento

Um SSD tem um desempenho em velocidade muito superior a um HD. Enquanto um hard disk tradicional é formado por diversas peças, um SSD é composto apenas por circuitos integrados, não contando com partes móveis, o que faz com que ele seja mais silencioso, veloz e resistente que um disco tradicional.

Sua estrutura física colabora para que o SSD seja extremamente veloz e dinâmico, o que impacta muito um servidor cloud SSD. Afinal, o tempo de carregamento das páginas é drasticamente reduzido, principalmente pela facilidade de acesso aos dados do domínio.

A maior velocidade melhora a performance do seu site e, por consequência, contribui imensamente com a experiência do usuário — o que resulta no aumento do desempenho das suas estratégias de marketing digital.

2. Segurança em reparo de dados

Um dos maiores pesadelos de qualquer profissional de TI é a perda de dados. A restauração, quando possível, se torna a prioridade máxima e exige um enorme esforço por parte da equipe para colocar tudo em ordem. Outro benefício da hospedagem em um servidor cloud SSD é a garantia da recuperação e restauração de dados em quedas de energia e situações similares.

A hospedagem em nuvem não é composta por apenas um servidor, mas por diversos servidores conectados e interligados diretamente pela nuvem. Ou seja, no caso de um server sofrer uma instabilidade, outros fornecerão o backup necessário para que seu site, seus arquivos e seus dados continuem no ar.

Além disso, diversas opções de firewall, backups dinâmicos e outros recursos personalizáveis colaboram para que a hospedagem em nuvem consiga trazer mais segurança.

3. Maior suporte de tráfego

Quando se utiliza um serviço de hospedagem compartilhada, é comum que um aumento no seu tráfego faça com que o seu site fique mais lento e mais propenso a instabilidade. Principalmente pela quantidade de acessos ter excedido o que o seu plano atual comporta.

Com a hospedagem em nuvem, a sincronização entre os servidores faz com que exista uma elasticidade em suporte de tráfego, expandindo ou retraindo de acordo com a demanda por acesso. Isso aumenta a estabilidade e garante que sua página esteja pronta para atender a qualquer tamanho de público.

4. Facilidade de acesso e controle

Em hospedagens tradicionais, o acesso aos dados pode ser dificultado pelas diversas barreiras e burocracias inerentes ao servidor, que geralmente está conectado a uma única plataforma.

Na hospedagem em nuvem, os dados podem ser acessados por qualquer pessoa em diversos dispositivos, mas sempre com as restrições de segurança definidas pelo responsável pelo sistema.

Algumas opções em nuvem oferecem o acesso a dados e arquivos por smartphones e tablets, o que torna possível, então, o acesso e gerenciamento das informações a qualquer momento.

5. Distribuição instantânea de conteúdo

Servidores tradicionais geralmente concentram todos os seus dados por uma plataforma única, sendo o transporte e manuseio desses ativos realizados a partir dela.

Em um serviço de cloud, além do acesso aos arquivos e dados ser extremamente facilitado pela disponibilidade de vários dispositivos, ele é organizado em uma plataforma muito mais visual e fácil de organizar. Isso faz com que seja muito fácil e prático encontrar qualquer arquivo ou documento.

Além disso, o compartilhamento é instantâneo. Todos os arquivos adicionados na nuvem são compartilhados automaticamente com as pessoas que você concedeu o acesso e visualização, sendo possível alterar as restrições a qualquer momento.

6. Atualizações frequentes

Servidores tradicionais tendem a ficar obsoletos rapidamente, com novas tecnologias em hardware e software sendo lançadas frequentemente.

Já os modelos em cloud têm atualizações e melhorias constantes, colaborando para seu aumento em performance e desempenho. Além disso, essas atualizações são majoritariamente automáticas e não necessitam de muito esforço por parte dos contratantes do serviço.

Isso faz com que você sempre esteja com uma versão atualizada e otimizada do seu serviço de hospedagem, sem se preocupar com sua obsolescência.

7. Redução de custos a longo prazo

Hospedagens em servidores tradicionais costumam necessitar de manutenção com uma grande frequência, o que geralmente só pode ser realizado com sucesso pela empresa que instalou o equipamento inicialmente. É o famoso “barato que sai caro”.

Com os ativos e dados da empresa na nuvem, a manutenção, gerenciamento e estabilidade dos aspectos técnicos do servidor já são garantidos pelos fornecedores.

Isso faz com que não exista uma necessidade de alocar recursos, tempo e mão de obra para a manutenção desse equipamento. No longo prazo, uma hospedagem em um servidor cloud SSD reduz imensamente os custos de TI da empresa.

8. Maior foco na estratégia

É extremamente comum que os profissionais de TI de uma empresa estejam sempre ocupados com imprevistos decorrentes de instabilidade nos sistemas e falhas nos dados. Há todo tipo de problemas que, se não forem resolvidos, podem se tornar tragédias para a empresa. Muito disso é decorrente dos erros causados pela instabilidade dos modelos de hospedagem tradicionais.

A segurança oferecida por um servidor cloud SSD possibilita que a equipe de TI consiga focar não apenas em apagar incêndios e resolver os problemas técnicos da empresa a todo momento, mas sim nas estratégias e nas metas do departamento e da organização como um todo.

As bases de dados estão entre os ativos mais importantes de qualquer empresa. Segurança, estabilidade, facilidade de acesso e gerenciamento são essenciais. Se o seu setor de TI vem apagando muitos incêndios e seus sistemas passam frequentemente por muita instabilidade, talvez seja o momento de considerar migrar sua hospedagem para um servidor cloud SSD.

Se você se identificou com alguns desses problemas, não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outros profissionais da área.