fbpx
Cloud

On premise ou cloud? Saiba como decidir neste post!

Um dos grandes desafios das empresas na transformação digital é a escolha do ambiente correto para sua infraestrutura de TI. O modelo tradicional, on premise, ainda é bastante adotado por grandes corporações que necessitam de um maior controle.

Os servidores cloud vem ganhando cada vez mais espaço com a evolução da computação em nuvem, que permite que empresas de todos os portes possam ter acesso a infraestrutura de ponta, pagando apenas os recursos que utilizam.

Para que você entenda as diferenças entre on premise e cloud, neste post, vamos conhecer as caraterísticas de cada ambiente. Confira!

O que é servidor on-premise?

Servidor on premise é o servidor local, ou seja, aquele que está instalado dentro da empresa, tendo todas as suas demandas de gerenciamento custeadas pela organização. Além do investimento em espaço físico para a alocação de todos os hacks, servidores e periféricos — estrutura que demanda um bom sistema de refrigeração — é necessário ter um equipe especializada para cuidar de todos os processos que garantam o desempenho e segurança.

Essa equipe ficará responsável pela a manutenção da infraestrutura, com sua customização, atualizações, além das configurações de hardware e software. Também é importante que haja políticas de segurança digital e física, para prevenir incêndios, minimizar impactos de desastres naturais, além de proteção contra furtos e roubos.

Embora ofereça uma maior autonomia e controle, os custos para manter toda essa estrutura é alto, o que torna o servidor on premise indicado para grandes corporações. Porém, até as grandes empresas estão apostando em servidores remotos, gerenciados por um provedor, pois já há soluções robustas como os servidores dedicados e VPS, que entregam um ambiente seguro, personalizável e escalável.

O que é servidor cloud?

O servidor cloud é diferente do on premise em vários aspectos, a começar pelo seu provisionamento de recursos, que é remoto e descentralizado. É possível criar uma nuvem local, mas, com a grande oferta de provedores de qualidade oferecendo planos completos de serviços em cloud, a maioria das empresas está optando pela contratação de nuvem remota, reduzindo uma série de custos relativos à alocação de servidores internos.

Ao contratar um servidor em nuvem, o usuário paga apenas pelos recursos que utilizar, ou seja, não fica com capacidade ociosa e nem sofre com servidores limitados. Existem 3 modelos de nuvem, nas linhas abaixo vamos entender o funcionamento de cada uma. Acompanhe!

Nuvem pública

A nuvem pública, como o nome sugere, é o modelo em que há o compartilhamento de infraestrutura, recursos e servidores. Todos os grandes provedores oferecem esse tipo de ambiente que tem sido bastante adquirido por pequenas e médias empresas que estão em busca de economia.

Nuvem privada

A nuvem privada é uma nuvem exclusiva, ou seja, não há compartilhamento, ficando o servidor a serviço de apenas um usuário. É uma oportunidade para que a empresa conte com um ambiente isolado, sem a necessidade de contratar com uma infraestrutura on premise.

Por ser exclusiva, esse modelo de nuvem requer um investimento mais alto, poreḿ o custo-benefício é compensado em termos de personalização e segurança. É um modelo de nuvem indicado para grandes empresas, que necessitam de uma infraestrutura mais robusta.

Nuvem híbrida

O modelo de nuvem híbrida vem sendo bastante adotado na última década, pois permite que o usuário possa usufruir dos benefícios dos dois modelos citados anteriormente.

Ao adotar o modelo híbrido, a empresa pode, por exemplo, reservar a nuvem privada para o armazenamento de dados mais estratégicos, usando o ambiente como base para o seu sistema de gestão. A nuvem pública pode ser utilizada para tarefas menos críticas, reduzindo os custos.

Quais são as principais diferenças entre on premise e cloud?

Como vimos, os servidores on premise e o cloud tem a semelhança de serem ambientes utilizados pelas empresas como base para a infraestrutura de TI, armazenamento de dados, instalação de softwares entre outros usos. Neste tópico, vamos ressaltar as principais diferenças entre esses dois modelos. Confira!

Em relação ao tipo de servidor

Como vimos, no modelo on premises há a presença do servidor físico, dentro da empresa, servindo como ponto central de conexão das demais máquinas. Para que haja o acesso aos dados é importante que os computadores estejam configurados de forma correta.

A implementação desse modelo de servidor quer um planejamento estratégico, afinal, será necessário a escolha do espaço, compra de materiais, definição da equipe responsável e treinamento dos colaboradores.

No servidor cloud há a locação de espaço em servidores externos, controlado e gerenciado por um provedor. O sistema e dados são armazenados remotamente, com redundância.

Na forma de acesso

Na maioria dos servidores on premise o acesso só é viável dentro da empresa, na rede interna, em computadores autorizados. Isso porque, o protocolo de segurança deve ser restrito para evitar invasões, roubos de dados e ataques de hackers.

O servidor cloud está baseado em grandes data centers, preparados para receber acesso remoto 24 horas por dia, 7 dias na semana. O seu acesso é feito em qualquer dispositivo que tenha internet, sem necessidade de grandes infraestruturas ou equipes dedicadas. A grande preocupação em relação a segurança é o controle de acesso, afinal por ter um acesso facilitado, deve ser restrito apenas a pessoas autorizadas.

Em relação a escalabilidade

Esse é um ponto importante, afinal, as empresas passam por momentos de alta e de baixa e têm suas projeções de crescimento. Nesse cenário, um servidor on premise precisa ser escolhido de forma estratégica. Se o usuário escolher um servidor com recursos computacionais muito acima de sua demanda, acaba com parte dessa infraestrutura ociosa — mas pagará para mantê-la.

Por outro lado, se optar por um servidor com recursos dentro de sua demanda, com pouca margem, poderá ficar sem recursos em momentos de pico. Além disso, a cada crescimento, será necessário investimento em upgrade de toda a infraestrutura física e até da equipe.

Quando a empresa opta pelo servidor cloud, contratado com um provedor de qualidade, atuará sempre com a quantidade de recursos necessários para sua demanda, podendo aumentar ou diminuir conforme a necessidade.

Por que o servidor cloud é a melhor opção?

Se fizermos uma análise mais aprofundada, chegamos a conclusão que, diante das demandas das empresas modernas, alinhadas à transformação digital, a melhor solução para suas infraestruturas de TI é a adoção da nuvem como base.

Os provedores oferecem soluções cada vez mais completas e robustas, que podem atender a empresas de todos os portes e segmentos. Com a nuvem, a empresa pode utilizar o armazenamento, implementar softwares e até podem migrar completamente sua infraestrutura de TI para esse ambiente.

É possível, hoje, abrir uma empresa 100% online, com os funcionários trabalhando de maneira remota, contando com um infraestrutura de TI de qualidade, a partir de um bom servidor cloud. Tudo isso, sem necessidade de arcar com os custos de comprar equipamentos físicos ou equipe para cuidar de servidores locais.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a diferença entre on premise e cloud e possa ter uma base para escolher a melhor opção para a sua empresa. Para colher todos os benefícios de um ambiente cloud, é importante caprichar na escolha de seu provedor. A ValueHost tem o servidor cloud que sua empresa precisa, com os melhores planos, equipe de suporte preparada e teste grátis de 30 dias.

Quer contar com o melhor servidor cloud a serviço de sua empresa? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça nossos diferenciais.