fbpx
Domínio

Novas extensões de domínio: por que considerar para a empresa?

Escolher o domínio certo para um site, nem sempre é tarefa das mais fáceis. Você não só precisa encontrar uma palavra ou frase que seja clara, concisa e memorável, como também a extensão de domínio que melhor complementará esse nome. É uma parte crítica da construção da sua presença online.

Durante muito tempo as extensões de domínios eram simples, genéricas e não diziam muito sobre o segmento do site. A extensão mais comum e utilizada até hoje é o “.com”, que pode receber complemente a sigla do país, como o “.com.br”. Nos últimos anos, sugiram novas extensões de domínios, muito mais personalizáveis e que aproximam o endereço do site do seu segmento de origem.

Neste post, vamos entender a importância dessas novas extensões e porque você deveria adotá-las em seu endereço na web. Confira!

Por que devo apostar em uma nova extensão de domínio em meu site?

Um das maiores decepções para quem decide criar um site é descobrir que o seu domínio ideal já está registrado por outro usuário. O site já começa descaracterizado, não é mesmo? Essa dor de cabeça durou bastante tempo, quando o padrão era ter a extensão “.com” ou “.com.br”, como fonte de credibilidade da marca.

Mas, com as redes sociais e novas formas de acesso à internet, a extensão de domínio considerada padrão perdeu força, pois as pessoas estão muito mais focada em conteúdo do que em endereços.

As buscas são feitas diretamente na barra de navegação, sendo que pouca gente efetivamente digita o endereço para achar uma página. Combinado a isso, o número exorbitante de sites dificulta a exclusividade com uma ou duas extensões padrão, ou seja, a inserção de novas extensões foi um processo natural.

A verdade é que o endereço do site é apenas uma parte do que faz dele atraente para o visitante, ou seja, se for personalizado, pode gerar uma empatia maior. Por exemplo: uma pizzaria chamada Fornalha pode ter o site “fornalha.com.br” ou “fornalha.com”. Mas, com as novas extensões, há a possibilidade de registrar o domínio “fornalha.pizza”, colocando o produto diretamente no endereço. Muito mais personalizado, não acha?

Essa personalização vale para vários segmentos, como a tecnologia da informação, que tem na extensão “.tech” uma maneira de indicar de cara que se trata desse segmento. Uma loja de informática chamada Inova Informática, por exemplo, pode ter um site com o endereço “inova.tech”.

Quais são as novas extensões de domínio?

No tópico acima mostramos duas possibilidades para a criação de um endereço personalizado, um para alimentação e outro para tecnologia. Neste tópico, trazemos outros exemplos para que você possa entender a abrangência das novas extensões de domínio. Veja abaixo:

  • .fashion — para empresas envolvidas com o mundo da moda, por exemplo;
  • .moda — pode ser utilizada por lojas de roupas e acessórios;
  • .shopping — no Brasil, essa extensão poderá ser utilizada para personalizar os sites de Shopping Centers;
  • .shop — pode ser utilizados por ecommerces e plataformas de vendas;
  • .bar — essa é uma extensão muito interessantes para complementar nome de bares;
  • .beer — pode ser utilizada para complementar endereços de bares, cervejarias, fábricas de cerveja e outros estabelecimentos do mesmo segmento;
  • .pub — no Brasil, muitos bares utilizam a nomenclatura “Pub” para agregar mais valor ao estabelecimento e essa extensão pode se encaixar bem:
  • .café — em vez de usar o endereço “bistrocafe.com.br”, por que não utilizar “bistro.cafe”, por exemplo?
  • .bike — extensão que pode ser utilizada por bicicletarias, lojas de bicicletas e para endereços de grupo de ciclistas;
  • .poker — pode ser utilizadas por sites de poker, escolas da modalidade, sites de eventos e por profissionais do ramo;
  • .surf — pode ser utilizada por lojas de roupas, por sites especializados no esporte, por atletas e eventos;
  • .fitness — pode ser utilizado por profissionais e lojas envolvidas em um estilo de vida mais saudável e ativo, por exemplo;
  • .pet — pode ser utilizada por petshops e demais profissionais envolvidos com os animais;
  • .news — pode ser utilizado por portais de notícias e sites de empresas de outras mídias que trabalham com jornalismo;
  • .tattoo — pode ser utilizada por estúdios de tatuagem ou por profissionais do ramo;
  • .travel — pode ser utilizado por sites e blogs de viagem;
  • .host — extensão que pode ser utilizada por empresas de hospedagem;
  • .blog — antes, a identificação dos blogs era feita como subdomínio, mas hoje pode esse tipo de site pode ser identificado na extensão;
  • .games — pode ser utilizado por lojas, profissionais e eventos envolvidos no mundo dos games;
  • .business — é uma extensão que pode ser incorporada a sites de negócios e empresas em geral.

Quais são os principais benefícios das novas extensões de domínio?

Para que você entenda a importância dessas novas extensões, separamos 3 benefícios que a adoção delas pode trazer para o seu site. Acompanhe!

Personalização

É a oportunidade para que o endereço de seu site coincida com a identidade de sua marca. Você não fica preso mais as poucas opções que o “.com” e “.net” ofereciam, tendo que escolher um domínio que não agradava 100%. agora você pode fazer variações e combinações para encontrar a opção mais próxima do que você procura.

Criatividade

Algumas empresas já existem e tem um nome antes de criar um site, mas há empresas que já nascem na web e podem ser nomeadas tendo como ponto de partida o domínio. Nesse cenário, o gestor poderá utilizar palavras-chave escolhidas de maneira estratégicas, com análise das preferências do público-alvo. As novas extensões dão mais recursos para que essa escolha seja a mais criativa possível, para ter o destaque desde o nascimento da empresa.

Identificação

Diferentemente das mídias tradicionais, que visam o grande público, um dos pontos fortes da internet e a capacidade de criar nichos. Com a concorrência cada vez maior, os sites que afunilam o seu conteúdo de acordo com o seu nicho tendem a ganhar mais destaque e autoridade no assunto que aborda.

Essa identificação entre site e público-alvo pode começar já no endereço, que deve trazer a identificação desse nicho. Se você quer um endereço para criar um ecommerce de produtos para pessoas que praticam atividades físicas, a extensão “.fitness” será a melhor para garantir a identificação desse público de primeira. Você não precisará explicar o segmento do site, o endereço já será atrativo.

Como obter uma nova extensão e onde registrá-la?

Agora que você já sabe da importância de contar com uma nova extensão em seu site, deve está se perguntando como adquiri-la e registrá-la. A resposta é muito simples: procure um provedor de hospedagem! Aqui na ValueHost, por exemplo, temos todas as ferramentas necessárias para você montar o seu site ou aplicação web de sucesso, do zero, incluído o domínio personalizado.

Como vimos, as novas extensões de domínios vieram para expandir as possibilidades para a criação de endereços para sites de todos os segmentos. Não perca tempo e procure já o seu provedor para fazer a mudança de domínio ou criar um novo, muito mais identificado com a sua empresa.

Quer criar o seu site de sucesso com a ValueHost, com hospedagem gerenciada e domínio personalizado? Entre em contato conosco agora mesmo!