fbpx
Dicas

Joomla: saiba como usar essa ferramenta

Joomla é um sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo de código aberto usado para a criação de sites do princípio ao fim. Esse é o segundo sistema de gestão popular depois do WordPress e já foi utilizado para criar mais milhões de sites no mundo inteiro. Ele é personalizável e apresenta um fórum abrangente para interação dos usuários.

Em caso de dúvidas, você pode aprender como usar e manter o site por conta própria. Embora o próprio Joomla não efetue cobranças, você precisará de um domínio e de hospedagem, que pode ser feito com um simples download. Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre o Joomla, como usar essa ferramenta na prática e para quê ela serve.

Deseja entender como surgiu a ferramenta Joomla e como fazer a sua instalação? Continue a leitura!

Entenda o que é e como surgiu a ferramenta Joomla

A plataforma surgiu em agosto de 2005 como resultado de uma bifurcação do Mambo. Naquela época, essa era uma marca registrada da Miro International Ltda., que formou uma fundação com o propósito declarado de financiamento desse projeto e protegê-lo diante de ações judiciais. O Joomla pode ser usado para projetar e manter inúmeras variedades de sites.

Trata-se de uma plataforma de código aberto na qual aplicativos e sites podem ser construídos por qualquer pessoa. É um sistema de gerenciamento de conteúdo utilizado para publicar conteúdo da Web em páginas online. Ele ajuda você a projetar soluções dinâmicas bastante poderosas, bem como a organizar, criar, publicar e gerenciar informações de empresas.

O Joomla também pode ser utilizado por entidades sem fins lucrativos, governos e grandes organizações empresariais a nível global. O sistema é desenvolvido por um grupo de voluntários que recebem apoio financeiro, jurídico e organizacional da Open Source Matters. A sua arquitetura é de um controlador frontal, que roteia e analisa todas as solicitações de URIs não estáticos via PHP.

Compreenda para que serve a ferramenta Joomla

A ferramenta serve para realizar várias tarefas, pois oferece suporte a opções de design complexas de forma simples o suficiente para agregar à experiência geral do usuário. Ela permite o gerenciamento das contas dos usuários, a criação de a gestão dos conteúdos, a organização dos artigos publicados, a definição da aparência do seu site e muito mais.

Descubra como fazer a instalação e usar a ferramenta Joomla na prática

Baixe o Joomla e execute-o você mesmo. Clique aqui e baixe a versão mais recente se estiver pronto para iniciar a instalação que vai levar pouco tempo para ser concluída. Em poucos minutos, você conseguirá lançar um site totalmente gratuito e funcional, multilíngue e totalmente responsivo. Veja a seguir mais dicas para instalar a plataforma!

Faça o login

Antes de iniciar a instalação, procure baixar a versão do Joomla disponível em seu site oficial. Abra o Auto Installer e clique em Select. Em seguida, insira as credenciais do seu site e escolha a opção Avançar. Especifique os detalhes de configuração, por exemplo, idioma, domínio, e-mail do administrador, nome de usuário e senha.

Acesse o painel administrativo

Depois que a instalação estiver concluída, o usuário poderá fazer o login no painel administrativo e começar a criar um site Joomla. Acesse as funções de controle adicionando “/administrator” no final da sua URL, por exemplo, www.meudomínio.com/administrator. A partir disso, será possível criar um banco de dados, dar um nome a ele e gerenciá-lo.

Acesse os recursos

Assim que o banco de dados estiver pronto, você precisa carregar o arquivo .zip que foi baixado no seu computador no servidor usando o Hostinger File Manager. Acesse o domínio e Clique em Arquivo para escolher o pacote de instalação do seu computador e dê início ao processo. O arquivo será carregado na pasta e aparecerá na lista.

Analise a aparência

Digite o seu nome de domínio em qualquer navegador para ter acesso à página de configuração principal do Joomla. Insira as suas credenciais de banco de dados MySQL criada nas etapas anteriores e revise as configurações. Selecione a alternativa Instalar para finalizar o processo. Assim que a ação for concluída, você poderá começar a analisar a aparência da plataforma.

Busque por temas

O Joomla oferece uma pasta chamada templates na qual os temas são mantidos e podem ser visualizados durante o uso. Os modelos podem ser visualizados por meio do seguinte caminho: /templates/(Nome do Tema)/style.css. Alguns usuários deixam esses dados inalterados, mas um designer pode remover metadados e criar o seu próprio CSS do zero.

Baixe o tema em “extensões”

Encontre o instalador do Joomlatools Composer e utilize esse plug-in para instalar as extensões na configuração da plataforma. Use as extensões para instalar o seu tema preferido que poderá ser obtido na forma de um arquivo zip. Acesse Extensões > Gerenciar > Instalar e utilize o Composer para declarar quais bibliotecas permanecerão no seu projeto.

Vá em “gerenciar”

Ao acessar a opção gerenciar, você poderá arrastar e soltar os arquivos, clicar no botão desejado ou encontrar um arquivo que esteja armazenado em seu disco rígido. Selecione a alternativa desejada e a plataforma Joomla fará o resto sozinha. Se preferir, instale o modelo por meio de sua URL, caso saiba onde o pacote está localizado.

Clique em “instalar”

É necessário instalar ou ativar o tema escolhido em Extensões > Modelo > Estilos. Clique no ícone de estrela que está situado do lado direito do nome do modelo para que se torne padrão em todo o site. No momento em você voltar para o front-end da sua página, perceberá que todo o design mudou.

Defina as outras informações acerca do tema

Saiba que ao baixar um tema, você consegue obter arquivos adicionais, como configurações, início rápido e extensão. A versão completa do Joomla inclui o template e, basta instalá-lo para que o seu novo design esteja pronto para ser aplicado. Ele aparecerá quando o site for configurado e incluirá um conteúdo de demonstração.

Confira as vantagens da ferramenta Joomla

Joomla é uma das plataformas que mais oferecem benefícios para a construção de sites. Ela é grátis para usar e permite que os usuários contribuam com a criação de novas extensões. O sistema é adequado para comércio eletrônico ou para quem deseja criar uma loja online e possibilita a realização de backups, bem como a adição do ReCAPTCHA.

Enfim, agora você já sabe como usar o Joomla! Essa ferramenta conta com uma comunidade de fórum ativa para a troca de opiniões, é segura, rápida e fácil de usar para edição. A sua ferramenta de criação de menu é muito fácil de usar, tem funcionalidade de SEO integrada e cache integrado para aumentar a velocidade de carregamento dos sites.

Ainda tem dúvidas? Então registre o seu comentário que em breve traremos mais esclarecimentos!