fbpx
Google SEO

Entenda como funciona o algorítmo Google EAT e como ele influencia no SEO

O Google EAT, que diz respeito a expertise, autoridade e confiabilidade das páginas web, é um assunto muito falado entre os profissionais de SEO nos últimos tempos. Isso, porque essa ferramenta impacta diretamente nos resultados das páginas e influencia diretamente no alcance dos conteúdos postados.

Portanto, essa se tornou uma preocupação no universo do marketing digital e muitas pessoas ainda não compreenderam como ele funciona. Não existe uma fórmula pronta que desvende esse algoritmo, mas sim boas práticas que vão de encontro com as exigências de qualidade desse poderoso motor de buscas.

Quer saber tudo sobreo o Google EAT e entender de uma vez por todas como ele impacta nos resultados de SEO? Se sim, continue a leitura. É sobre isso que falaremos a seguir!

O que é o Algoritmo Google EAT

O Google faz centenas de atualizações por ano com o intuito de melhorar a experiência dos usuários. Isso, não é nenhuma novidade. Um dos algoritmos da gigante de buscas que vem ganhando mais destaque no mundo do marketing digital e pelos profissionais de SEO, é o Google EAT. Essa é uma das ferramentas fundamentais para que as páginas e sites conquistem boas posições nas buscas realizadas pelos usuários.

EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthness), é a sigla e tradução em inglês para: Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Esses são os 3 principais pilares que identificam a relevância e qualidades das páginas web.

Esse algoritmo apareceu, nos primeiros momentos, nas Diretrizes de Classificação de Qualidade de Pesquisa do Google (Search Quality Rating Guidelines) que é um documento destinado aos colaboradores da empresa para garantir a qualidade nos conteúdos disponibilizados para os usuários quando buscas forem feitas. Esse fator já mostra a relevância desse algoritmo para a empresa e, portanto, para os profissionais de marketing digital.

Portanto, influencia diretamente nos resultados da SERP (Search Engine Result Page). Portanto, o EAT é voltado para identificar os conteúdos considerados experts no assunto, que sejam reconhecidos como autoridade no assunto e que são extremamente confiáveis. Esse algoritmo é ainda mais importante quando os assuntos em questão, auxiliam nas tomadas de decisões mais importantes na vida do usuário.

Como ele influencia no SEO

Como esse é um importante algoritmo para que as páginas web possam ranquear bem e alcançar as primeiras posições no mecanismo de busca, é preciso entender como ele influencia o trabalho dos profissionais de SEO. O fundamental é que, assim como muitos outros algoritmos, ele busca entregar a melhor solução para sana as dores dos usuários que utilizam o Google. Veja alguns fatores de influência do EAT. Vamos lá!

Páginas YMYL

As páginas chamadas de YMYL (Your Money Your Life) ou Seu Dinheiro Sua Vida, é uma classificação que o Google utiliza para identificar sites e conteúdos que podem afetar a vida de um usuário em relação a finanças, saúde, segurança e muito mais.

Isso, porque esses conteúdos tendem a influenciar a decisão dos usuários em questões relevantes e que possam impactar a vida desses usuários. Alguns desses conteúdos podem estar relacionados com:

  • informações sobre negócios, política e ciência;
  • leis, questões governamentais e serviços jurídicos;
  • conteúdos sobre finanças;
  • conteúdos que auxiliam nas compras dos usuários;
  • sites sobre saúde e medicina;

Esse algoritmo atua nesse tipo de conteúdo porque os considera influenciadores para que os usuários tomem determinadas ações e decisões. Caso as informações contidas não sejam relevantes, tenham credibilidade ou sejam de confiança, a vida do usuário pode ser impactada negativamente.

Fator de Expertise

O fator da expertise está relacionado à competência ou qualidade atribuída ao conteúdo que está sendo disponibilizado. Nada mais é, do que mostrar que o autor do conteúdo detêm a expertise necessária para falar sobre aquele assunto. Afinal, para solucionar as dúvidas dos usuários, é preciso garantir que as informações passadas sejam oriundas de especialista no assunto.

Fator Authoriteveness

Esse fator é referente à autoridade do domínio, da página e do produtor do conteúdo. Está muito ligado a autoridade conferida a quem está passando a mensagem ou informando os usuários da rede. O conteúdo entregue deve ser legítimo e reconhecido como autoridade.

Fator Trustworthness

O fator da confiança é feito por meio de um conjunto de avaliações do algoritmo que o identificam como uma fonte confiável. Isso acontece muito por meio das avaliações realizadas nas páginas e algumas interações que mostrem para o Google que a página é de confiança e, portanto, os conteúdos tendem a se criados por autoridades no assunto.

Existem muitos fatores que fazem com que o EAT influencie diretamente no ranqueamento das páginas web e em conteúdos. Para que fique mais fácil de entender isso, separamos no próximo tópico algumas das melhores práticas para que uma página consiga um bom posicionamento nesse motor de busca.

Como melhorar o ranqueamento

Existem boas práticas que melhoram o desempenho do site, considerando o algoritmo EAT. Como esse algoritmo é influencia muito no desempenho dos conteúdos e no ranqueamento das páginas web, separamos algumas das principais para você conhecer. Veja abaixo!

Estude as palavras-chave

O estudo da palavras-chave ajuda a entender o que os usuários estão buscando e o que é mais relevante para determinada audiência. Isso, gera uma série de termos que são mais buscados no mecanismo, facilitando o trabalho dos usuários e do próprio Google. Um bom estudo de palavras-chave auxilia no entendimento de busca dos usuários, quais frases são mais utilizadas e como oferecer o melhor conteúdo para as principais dúvidas.

Estude os concorrentes

Ao analisar os concorrentes é possível identificar quais palavras-chave e termos são mais buscados, bem como quais conteúdos atendem melhor às necessidades dos usuários. Acrescente a esse estudo, como está a estrutura do site dos concorrentes, quais são as otimizações, qual é o nível de segurança, a frequência de publicações, o nível de qualidade das linkagens e muito mais.

Se torne uma referência

Uma das maneiras mais eficientes de trabalha para que o EAT se torne um aliado, é atender às diretrizes de expertise, autoridade e confiabilidade. Para isso, é preciso entregar os melhores conteúdos e realizar as otimizações certas nas páginas e nos materiais publicados, algumas delas, são:

  • contar com uma equipe que tenha autoridade no assunto que é publicado;
  • parceria com outros autores considerados referências no assunto;
  • conteúdos aprofundados e de qualidade;
  • fornecer dados e informações relevantes e de credibilidade;
  • entregue materiais completos e melhores do que os da concorrência;
  • tenha foco e saiba segmentar os assuntos do seu site;
  • mantenha os conteúdos sempre atualizados;
  • identifique a fonte de assuntos mais complexos e estatísticos;
  • tenha uma boa estratégia de SEO on e off page.

O algoritmo EAT do Google é voltado para a entrega de materiais de qualidade para os usuários. Assim, esse mecanismo funciona para identificar as páginas web que tenham expertise, sejam autoridades no assunto e entreguem soluções confiáveis para os usuários do Google. É uma maneira de garantir que as buscas feitas serão revertidas em respostas de qualidade, integridade e que vão realmente solucionar os problemas de quem está navegando nesse motor de busca. Existem muitos fatores que podem influenciar e fazer com que o algoritmo tenha uma boa percepção da página web. Investir em qualidade e relevância nos conteúdos é uma boa maneira de ser bem percebido pelo Google.

E então, suapágina web está pronta para atender aso critérios de avaliação do Google EAT? Deixe nos comentários abaixo.