fbpx
Desenvolvimento

Erros HTTP: entenda o que são e quais as suas principais causas

Você sabe o que é o HTTP? Ele é o protocolo em que favorece a visualização de conteúdos na internet. Ou seja, permite fazer a conexão entre o servidor e os dados do site. Dessa forma, quando um usuário faz um pedido para acessar a página, ele o aciona e traz as informações da página diretamente do servidor. Contudo, é comum surgir os erros HTTP, então, saber identificá-los e corrigi-los é fundamental para melhor fluidez nos acessos.

Por essa razão, preparamos este conteúdo para abordarmos o que são os erros HTTP, quando eles ocorrem, seus principais tipos e como resolvê-los. Se interessou? Então continue a leitura e saiba mais!

Erros HTTP: o que são?

O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) possibilita a visualização de qualquer conteúdo disponível na internet por meio da conexão entre o servidor e usuário. E, nesse processo, podem acontecer falhas conhecidas como erros HTTP. Ele aparece com um código apontando o bug referente. E, para resolver, podemos utilizar plugins, uma ferramenta que proporciona acesso ao banco do site.

O HTTP deve vir com o Secure Socktes Layer (SSL), um certificado digital para site em que permite a troca de dados na internet de forma mais segura. Este certificado é o que atesta para o usuário sua procedência e aparece em forma de “cadeado” antes do endereço da página. Ele é indispensável principalmente em lojas E-commerces pelo fato de trocas de dados financeiros e cartão de crédito.

Além disso, qualquer site em que há trocas de dados pessoais como telefone, e-mails e senhas deve ter o SSL. Afinal, ele permite que a troca de dados entre o usuário e o servidor seja criptografada, ou seja, impede que terceiros consigam ter acesso às informações contidas.

Quais os principais tipos de erros do HTTP?

Para ajudar a identificar facilmente os erros HTTP no seu site, preparamos os tipos mais comuns e como você pode corrigi-los. De acordo com o Google, os erros mais comuns envolve quando há credenciais incorretas, erro na solicitação ou quando até mesmo a pagina não é encontrada. Entenda, logo abaixo, quais são.

Erro HTTP 403 : falha proibida

O Erro 403 surge evidenciando a palavra “proibida” no início do acesso da página. Quando isso acontece, o navegador não tem permissão de acessar a página. Um dos motivos mais comuns para essa falha surgir é o próprio dono do site restringir que os usuários tenham acesso ao conteúdo sem a sua prévia permissão. Contudo, existe a possibilidade do script estarem com códigos incorretos ou danificados.

Portanto, em ambos os casos citados, o usuário não tem muito o que fazer pois quem deve fazer a alteração da permissão é o proprietário do site. Ou seja, se houver códigos danificados, ele deverá olhar pelo arquivo “.htacess” e se ele está corrompido. Após a identificação, ele deverá apagá-lo, desativar alguns puglins referentes e ativá-los para observar se há algum plugin com problema.

Erro HTTP 500: erro interno com o servidor

Existe um dos erros HTTP que se refere em uma falha interna do servidor que aparece como erro HTTP 500. Inclusive, também é conhecido como erro de código de catch-all e acontece uma falha inesperada não permitindo a conexão com a página. Ele surge principalmente devido às incompatibilidades do web server. As causas podem ser: servidor sobrecarregado, plugins e temas incompatíveis ou desatualizados, versão do PHP (Hypertext Preprocessor) está desatualizada, há permissões restritas para um grupo de usuários.

Para solucionar esse erro, o simples ato de recarregar pode resolver em alguns casos, como o sobrecarregamento do tráfego. Nos outros casos, a limpeza do cache do navegador pode auxiliar. Além disso, outras soluções eficientes são:

  • aumentar o limite do PHP;
  • alterar as permissões de acesso;
  • desativar temas bem como plugins para reativá-los e detectar algum danificado;

Erro HTTP 403: endereço não encontrado

Esse é um dos erros mais comuns e certamente você, alguma vez na vida na internet, deparou com uma página não encontrada. É uma falha bastante comum e simples de solucionar sendo que suas causas são fatores como URL digitada incorretamente, URL inexistente principalmente quando o site é deletado, ou o desenvolvedor modificou a URL.

Dessa forma, verifique se a página foi escrita corretamente e outra opção nos outros casos é utilizar o WordPress no processo de redefinição de links permanentes. Também é possível fazer a desabilitação para resolver o erro no WordPress de todos os temas e plugins para avaliar se algum deles apresentam problemas.

Erro HTTP 400: solicitação incorreta

Nesse processo o servidor entende que há um erro genérico com o usuário e isso acontece antes da solicitação ser processada pelo servidor e esse erro acontece por motivos como:

  • erros de sintaxe da cadeia da URL quando digita a URL incorretamente e apresenta caracteres ilegais bem como sintaxe mal formada;
  • cache de pesquisa de DNS com informações armazenadas no computador em que não estão sincronizadas com o registro de dados;
  • erro genérico do servidor quando o problema parte do usuário e surge uma falha temporária identificada pelo web server;
  • arquivo muito grande que dificulta a página em carregar completamente ou até mesmo o site não suporta;
  • coockies expirados ou corrompidos;
  • cache do navegador corrompido com muitos arquivos na página danificados.

Erro 401: usuário não autorizado

Ocorre quando você acessa uma página restrita e não tem credencial para acessá-la. Assim, será obrigatório fazer o acesso por meio do login e senha no próprio site. Caso essa etapa já tenha sido feito e a falha persiste, provavelmente o id e a senha estão inválidos. As causas poderão ser desde informação dos dados incorretos como suspensão.

Saber identificar os principais erros HTTP d assa ajuda proporciona melhor fluidez na navegação do site, pois em muitos casos, ações simples como limpar os coockies, desativar os plugins no WordPress e posteriormente reativá-los resolvem as falhas. Afinal, esses são as principais falhas que todo proprietário de site deve conhecer.

O conteúdo ajudou para tirar as principais dúvidas sobre essas falhas que são comuns no dia a dia da utilização do site. Então, para ficar por dentro de novidades como essa curta nossa página no Facebook!