fbpx
Segurança

Saiba como proteger a empresa de vishing com essas 4 boas práticas

Golpes contra micro e pequenos empreendedores não são uma novidade. Assim como existem pessoas tentando estabelecer o próprio negócio, também existem aquelas que tentam se aproveitar de falta de informação ou proteção para cometer crimes. Um exemplo recente é o vishing, que tem se tornado cada vez mais comum.

Saber como proteger a empresa de vishing é muito importante hoje em dia, especialmente para os micro e pequenos empreendedores. O golpe em si pode até ser algo reconhecível, mas se alguém na empresa não estiver preparado para responder corretamente, você abre uma brecha para esses criminosos agirem.

Para ajudar você a entender como protegera a empresa de vishing, vamos explicar o que é esse golpe, quais são suas formas, como você pode identificá-lo e algumas boas práticas para se proteger. Acompanhe.

O que é vishing?

Se o nome pareceu familiar, é por que ele é derivado de outro tipo conhecido de golpe: o phishing, que são mensagens de texto, SMS e e-mails, aparentemente de uma fonte confiável, que incitam o usuário a clicar em um link e baixar um malware. Uma cena já conhecida pela maioria das pessoas.

O vishing, por sua vez, é o “phishingde voz”, sendo uma continuidade do primeiro golpe. Em vez de se valer apenas de um software, o golpista entra em contato diretamente com a vítima, ou pede que ela entre em contato. Durante a ligação, ele pede informações como e-mails, senhas e documentos, os quais são sigilosos.

Por exemplo, depois que o malware é instalado e começa a causar problemas, o usuário é intimado a ligar para um suporte técnico, o qual exige um pagamento para resolver o problema ou pede acesso remoto à máquina. Dessa forma, pode obter vários dados importantes e usá-los em outros crimes.

No caso de um ataque contra uma empresa, pode ser uma oferta de parceria ou alguém que afirma ser provedor do seu antivírus.

Quais são as principais formas de vishing?

Assim como o phishing, você precisa entender seu funcionamento para ter como proteger a empresa de vishing. Algumas das formas mais comuns que esse golpe assume estão listadas abaixo. Confira.

1. Conta bancária comprometida

É normal que alguém fique alarmado com uma notícia de que sua conta bancária foi comprometida e queira arrumar a situação quanto antes. Os golpistas se aproveitam disso para coletar informações bancárias da vítima. Se você é um microempreendedor, não haverá distinção entre seus bens pessoais e os do seu negócio.

2. Ofertas mirabolantes

A forma mais antiga de golpe é promoter uma solução que parece boa demais para ser verdade, o que costuma ser o caso. O criminoso promete, por exemplo, quitar as dívidas do cliente e dar mais prazo para pagá-la, mas exige um pagamento antecipado primeiro, por exemplo.

3. Multas em aberto

O pagamento de multas sem motivo aparente é outro golpe comum. Sua empresa recebe uma mensagem ou ligação dizendo que há uma multa em aberto e que ela precisa ser paga logo ou você perderá certos direitos. Para pessoas que não entendem a burocracia do empreendedorismo, é mais difícil identificá-los.

Como identificar casos de vishing?

Apesar de vir em várias formas, você tem como proteger a empresa de vishing facilmente se souber identificar seus sinais e agir de acordo. Veja aqui alguns exemplos.

1. A pessoa diz representar uma empresa de seguro ou um banco

Um dos primeiros sinais de que um contato pode ser um caso de vishing é que ela afirma falar em nome de uma seguradora ou um banco. Esse tipo de negócio não entra em contato nem solicita dados dessa forma. Se for o caso, ela pedirá uma visita de um representante ou o direcionará aos canais mais seguros.

2. Senso de urgência exacerbado

Os golpistas tentam gerar uma resposta rápida e emotiva por parte das vítimas, evitando que elas tenham tempo de pensar em suas ações. Dessa forma, ele aumenta as chances de que o golpe seja bem-sucedido, ao menos antes que a vítima tome uma atitude. Em muitos casos, é o suficiente para que ele saia impune.

3. Pedido de informações pessoais

Esse é, sem dúvida, o sinal mais óbvio. Como já mencionamos, empresas sérias e órgãos públicos jamais pedem seus dados pessoais por meio de chamadas de voz ou mensagens de texto, especialmente senhas e dados bancários. Se alguém na empresa recebe qualquer dado do tipo, deve ficar alerta.

4 exemplos de como proteger a empresa de vishing

Como prometido, também trouxemos aqui algumas boas práticas para lidar com casos de vishing. Caso você ou outra pessoa na empresa note os sinais que mencionamos, tente seguir estas dicas.

1. Desligue imediatamente

Naturalmente, a melhor forma de evitar um golpe é sair assim que ele é identificado. Ao primeiro sinal, o melhor que você pode fazer é se retirar, evitando que você ou outra pessoa na empresa diga algo que não deveria. Basta orientar todos para notar os sinais.

2. Não forneça nenhuma informação

Mesmo que não haja certeza sobre a legitimidade da ligação, ainda é bom suspeitar de um caso de vishing. Qualquer tipo de informação confidencial, como conta bancária da empresa, senhas, login ou dados de clientes, deve ser mantida em segurança e jamais divulgada mencionada forma.

3. Verifique a veracidade da ligação

Depois de encerrar uma chamada, caso ainda haja alguma suspeita, o melhor a fazer é entrar em contato com a empresa pelos seus canais oficiais. Se for uma organização legítima que você contratou, então eles certamente terão um registro de qualquer ligação, caso ela tenha sido feita.

4. Reporte o possível golpe imediatamente

Por fim, mas não menos importante, todos devem se reportar quando algo assim acontece. Deixar essa situação passar pode fazer com que o golpe simplesmente continue, quando ele poderia ter sido prevenido ou remediado antes de gerar qualquer prejuízo substancial.

Com essas dicas, você já tem como proteger sua empresa de vishing com mais eficácia. Manter a si mesmo e qualquer colega de trabalho informado sobre o assunto é o primeiro passo para evitar esse tipo de golpe.

Quer continuar recebendo mais das nossas novidades? Então, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos.