fbpx
Segurança

Aprenda como deixar o site seguro definitivamente

Entender quais são as principais ferramentas sobre como deixar o site seguro é crucial nos dias atuais em que a internet se tornou o principal ponto de apoio do mercado.

Afinal, cada vez mais as compras estão sendo feitas de modo online, a internet é a principal forma de pesquisa sobre determinado produto ou serviço e para acompanhar tudo isso, é preciso ter atenção redobrada na segurança, como criptografia e HTTPS.

Como esse tema é indispensável para o sucesso do seu site, preparamos este post detalhado e abordaremos sobre as principais dicas de como reforçar a segurança do seu site, além de como você pode contar com a ValueHost nessa missão. Acompanhe!

Afinal, como deixar o site seguro?

Um fato é indiscutível — a presença online de uma empresa é o que garante a sua estabilidade no meio do mercado. Isso porque estamos em tempos em que todas as informações estão a um clique de distância.

Desde dados bancários, endereço e até documentos importantes, a tecla sobre manter o site seguro vem se tornando o principal pré-requisito para garantir aos clientes que a sua empresa é um estabelecimento confiável para as compras.

Uma das principais formas para deixar o site seguro é a proteção com o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), pois ela favorece que o seu endereço segue os padrões rígidos de segurança e atesta que ela não é um meio falso para atrair vítimas e aplicar golpes. Além disso, outros pontos são cruciais para maior proteção como:

  • escolher uma boa hospedagem;
  • realizar backups periodicamente;
  • conhecer os plugins do WordPress;
  • funcionalidade do código proprietário;
  • entenda sobre SSL/HTTPS.

Quer entender como aplicar cada uma das dicas de segurança do seu site? Então, confira no próximo tópico e tire suas dúvidas!

Quais as principais formas de segurança?

Para responder o tema sobre como deixar o site seguro, o primeiro ponto indispensável é que todas as informações trocadas devem ser encriptadas, ou seja, com criptografia de ponta, pois ela garante que um invasor não conseguirá compreender dados importantes como número de cartão de crédito e documentos.

O principal sinal que o endereço online fornece segurança é o símbolo do “cadeado verde” que fica logo após a barra de endereço. Dito isso, entenda com detalhe os outros pontos cruciais que não devem ser negligenciados.

Escolha uma boa hospedagem

Outro segredo para melhor segurança do site é saber escolher um serviço de boa hospedagem excelente. Para isso, existe uma gama de serviços, contudo, nem todos com o padrão de qualidade satisfatório. Portanto, para uma ótima escolha, utilize os seguintes parâmetros:

  • avalie se a empresa é renomada e com ótimos feedbacks (Reclame Aqui);
  • observe se a hospedagem possui suporte no seu idioma;
  • sempre leve em conta o custo-benefício dos recursos fornecidos.

Além disso, veja o tipo de hospedagem que mais se adequa à sua necessidade, isso porque existem diversas opções desde o modelo compartilhado, sendo o mais barato e a dedicada, exclusiva para o seu site e ideal para quem busca necessidade extrema de segurança.

Realize backups periodicamente

No quesito sobre como manter o site seguro, saber se prevenir é fundamental. Suponhamos que houve um ataque e você tenha perdido todas as informações importantes, como postagens e descrições. Com o backup, as horas gastas de trabalho não serão perdidas, não sendo necessário começar tudo do zero.

Conheça os plugins do WordPress

Na plataforma WordPress, o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) é o mais utilizado, correspondendo a 80% dos sites do mundo. Ele permite que você crie, gerencie e modifique um website, sem a necessidade de conhecimento de programação. E, o desafio é que ele se torna bastante genérico, sendo alvo de hackers pela tamanha facilidade.

Dessa forma, é crucial dominar o conhecimento sobre os plugins. Saiba quais são os principais:

  • Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening;
  • Wordfence Security – Firewall & Malware Scan;
  • iThemes Security;
  • All In One WP Security and Firewall;
  • MalCare Security.

Entenda sobre código proprietário

O código proprietário é importante para atestar que você é o dono do site. Para isso, são utilizados diversos métodos de verificação como upload de arquivos HTML, Tag HTML, código de acompanhamento do Google analytics, provedor do nome do domínio etc.

Compreenda sobre certificado SSL/HTTPS

Como abordamos no decorrer do post, o HTTPS é o “coração” sobre como manter o site seguro. Ele tem o objetivo de manter a troca de informação do servidor e o navegador do usuário em segurança por meio da criptografia, sendo ideal para e-commerce.

A adoção desses certificados de segurança, além de ser a exigência da Payment Card Industry da Data Security Standard (órgão que regulamenta a transação online). Dessa forma, eles auxiliam nas vendas do usuário e garante total segurança do usuário. Já o SSL é o certificado digital que garante autenticidade e criptografia de informações.

Como a ValueHost pode ajudar nessa missão?

Nós, da ValueHost, trabalhamos com hospedagem de sites, Revenda de hospedagem e demais serviços relacionados desde 2009 com qualidade e excelência, além de oferecer um excelente custo-benefício aos nossos clientes. Dispomos mais de 50.000 sites hospedagem com usuários no Brasil, até no exterior.

Além disso, contamos com suporte completo e atendimento 24 horas via chat, Ticket de Suporte e telefone. Oferecemos uma das melhores opções de planos do mercado, de maior acessibilidade e funções bem detalhadas, se destacando das demais empresas de hospedagem. Tenha a certeza de contar com um serviço de renome, com SLA 99,9%, assegurando índice elevadíssimos de disponibilidade de nossos servidores.

Em suma, para que o processo sobre como deixar o site seguro seja possível, será fundamental ficar atento a detalhes como as principais formas de segurança, desde a escolha de hospedagem, realizar backups periodicamente, conhecer as funcionalidades dos plugins do WordPress, código proprietário e HTTPS. Ficar atento a esses detalhes, contribuirá em transtornos com ataques cibernéticos.

Precisa investir na maior segurança do seu site e não sabe por onde começar? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo e defina a opção mais personalizada para você!