fbpx
Dicas

Qual a importância da manutenção de site e como fazer?

A manutenção de site é fundamental para averiguar a existência de erros nas páginas da empresa e evitar a perda de clientes. O procedimento deve ser feito para atualizar as informações de produtos ou serviços oferecidos pelo negócio ao seu público-alvo. Portanto, precisa ser programado e realizado de forma rotineira para que haja crescimento do tráfego.

As atualizações ajudam a fortalecer o SEO e melhoram a classificação da empresa nas buscas do Google. Isso é importante para pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos do mercado que querem atrai novos clientes e fidelizar os antigos. Neste conteúdo, vamos explicar a importância da manutenção de site e dos backups para que ele permaneça atrativo.

Quer compreender qual é a finalidade da manutenção do site? Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da manutenção de site?

A manutenção do site é importante para conquistar clientes indecisos que não conhecem a marca e que procuram empresas com credibilidade. As atualizações das informações e dos conteúdos são necessárias para que o público acesse os dados corretos e tenha uma ótima impressão do seu negócio. Deixar de atualizar o ambiente virtual atrapalha os resultados.

As revisões periódicas dos sites ajudam a direcionar o tráfego para a sua empresa e a aumentar os lucros mensais. Uma página bem ajustada é útil para elevar as receitas e o desempenho da empresa, afinal, ninguém gosta de acessar um site lento com mensagens de erro. O público procura páginas bem elaboradas e atraentes que funcionem de forma adequada.

Um site elegante convence as pessoas a realizar suas compras antes de procurar um concorrente. As manutenções trazem aos empresários a oportunidade de adotar tendências tecnológicas e ter back-end que funcione com facilidade. Ao fazer a manutenção de site, você consegue instalar as atualizações de software e aproveitar os benefícios de recursos inovadores.

O que observar na manutenção do site?

Para garantir que os seus clientes tenham uma excelente experiência ao visitar o site verifique se ele conta com um visual atraente. Certifique-se de que ele tem uma boa performance para engajar potenciais clientes e que os dados relevantes estão disponíveis. Confira adiante algumas dicas sobre cuidados a serem tomados na manutenção das páginas virtuais!

Analise a velocidade do site

A velocidade de carregamento do site é um fator que interfere de modo significativo na experiência dos usuários. Esse parâmetro é utilizado pelo Google para colocar os sites em sua primeira página de buscas porque as pessoas não querem esperar para acessar as informações. Se a manutenção estiver sendo feito, os sites carregam rapidamente e tem bom posicionamento.

Crie e envie o sitemap XML

O sitemap XML é um mapa importante para o SEO por meio do qual são indicados aos robôs dos buscadores as páginas que serão indexadas e armazenadas nos servidores. Crie e envie o arquivo para tornar a página mais tangível e ter uma comunicação mais eficiente com o Google. Isso ajudará os rastreadores a identificar a estrutura dos sites.

Avalie a questão de segurança

As ameaças de segurança são reais e cada vez mais desafiadoras. Os cibercriminosos roubam informações importantes dos negócios ou sequestram arquivos para extorquir as empresas. Fazer a manutenção do site mantém os softwares atualizados e impede os hackers de causar prejuízos financeiros aos negócios. Corrija os bugs recentes e instale plugins para que fique seguro.

Verifique os backups

Realize regularmente os backups do site para prevenir eventuais problemas e garantir que as informações estejam acessíveis caso o conteúdo seja perdido. Um backup automático evita perda de recursos financeiros e de tempo se o site deixar de funcionar. Mas você também pode fazer backup manual no mínimo uma vez por mês se desejar.

Realize tarefas de manutenção semanal

As tarefas de manutenção podem ser realizadas semanalmente para ver se todos os recursos estão funcionando corretamente. Analise se há links quebrados, atualize todos os dados desatualizados e pergunte a opinião dos outros colaboradores sobre a aparência das páginas. Outras pessoas podem visualizar falhas que passaram despercebidas.

Verifique se o processo de checkout e os formulários estão funcionando adequadamente e se a jornada do cliente está clara dentro do site. Facilite o percurso dos clientes até os serviços ou produtos oferecidos nas páginas de modo que obtenham com agilidade o que estão buscando. Essa é a maneira mais indicada para converter os leads e fidelizá-los.

Atualize os softwares

A atualização dos softwares pode ser realizada uma vez por mês conforme orientações do provedor de segurança e de hospedagem, pois esse processo garante a funcionalidade dos recursos do site. Faça a instalação de patches sempre que houverem novos lançamentos e receba lembretes sobre as atualizações disponíveis.

Adquira um certificado Secure Socket Layer (SSL)

Compre um certificado digital de segurança para garantir a integridade do seu site. Os certificados SSL conseguem codificar as informações de login dos usuários, dos cartões de débito e crédito para que não fiquem expostos a terceiros mal-intencionados. Eles são a garantia de que apenas o servidor da empresa terá acesso aos dados sensíveis.

Os sites que possuem o certificado SSL contam com vantagens para desempate nas questões de ranqueamento do Google. Esses certificados embaralham as informações bancárias, endereços residenciais e eletrônicos, números de telefones, nomes e outras informações sigilosas. A criptografia fornece a chave de acesso somente para o servidor usado pela empresa.

Reveja as métricas

Utilize as ferramentas do Google Analytics para revisar o desempenho do site semanalmente. Avalie os indicadores chave de desempenho para ter certeza de que o site está funcionando para o alcance dos objetivos do negócio. Reveja todas as semanas essas métricas e invista em estratégias para que a sua empresa seja bem-sucedida.

Teste a compatibilidade do navegador

Teste o funcionamento do site nos principais navegadores, por exemplo, Edge, Firefox e Google Chrome. Avalie se a página está responsiva, ou seja, se ela se adapta e aparece de modo apropriado nos vários formatos de dispositivos utilizados pelos usuários. Veja como as informações aparecem perfeitamente no celular, tablet ou desktop.

Compreendeu qual é a importância da manutenção de site e como fazer? Mantenha as suas páginas atualizadas e assegure a lucratividade do negócio melhorando o tráfego de usuários. Os sites atualizados entregam os melhores resultados e deixam os clientes com vontade de retornar. Atualize regularmente os conteúdos conforme as demandas do seu público e ele permanecerá engajado com a marca.

Achou este conteúdo interessante? Então assine a newsletter e receba mais dicas em seu e-mail!