fbpx
Dicas

Sabia que o backup automático é muito importante? Confira aqui

Os dados estão hoje no centro dos processos da maioria das empresas. Seja por uma cultura paperless, pela adesão cada vez maior à transformação digital, ou ainda pelas vantagens financeiras que o uso estratégico dos dados trazem, cada vez mais eles se tornam essenciais para as atividades do dia a dia.

Problemas de disponibilidade podem afetar suas rotinas. Por isso, em caso de desastres tecnológicos, sejam eles de qual natureza forem, é fundamental que você tenha um plano B para contar. E nisso, o backup automático tem um papel importante.

O que é backup automático?

O backup automático é uma solução importante de armazenamento das informações para mantê-los de forma segura. Neste caso, as cópias de segurança são criadas em um servidor (normalmente em cloud computing), de forma que a cópia é criada sem a necessidade de intervenção humana no processo.

Ou seja, as cópias de segurança são feitas periodicamente, de acordo com a estratégia definida previamente, e os dados presentes nos locais selecionados são armazenados em nuvem. Com isso, há a sincronização das informações. Além de um sistema automatizado para este fim, a única demanda é que os dispositivos estejam conectados à rede.

Como os dados são armazenados na nuvem, eles podem ser recuperados em qualquer dispositivo conectado à rede, a qualquer tempo e lugar, proporcionando maior mobilidade nas atividades.

Ok, mas e a segurança dos dados? O uso da criptografia e de protocolos de segurança implementados no sistema automatizado também permitem que eles fiquem protegidos de ações de cibercriminosos.

Sites também precisam de backup de informações? A resposta é: sim. Os bancos de dados que alimentam o site precisam estar protegidos. Caso eles fiquem indisponíveis em um servidor remoto, o seu site pode apresentar indisponibilidade de operação.

Quais são as formas de backup automático?

Hoje temos diferentes tipos de backup para proteger suas informações. Mas temos três principais que são os mais essenciais para o seu dia a dia. Vejamos mais sobre cada um deles a seguir.

Backup completo

É um dos primeiros a ser realizado quando começa-se o planejamento de backup automático. Ele realiza a cópia de todo o conjunto de informações de um determinado local para a nuvem.

Normalmente ele é realizado uma única vez, para que todos os dados fiquem armazenados em um local seguro. Após essa etapa, pode-se realizar uma das duas modalidades que apresentaremos a seguir.

Backup incremental

Após o backup completo, o backup incremental é aquele que realiza a atualização dos dados alterados no último processo. Então, por exemplo, se um relatório foi atualizado, no próximo backup incremental a nova versão subirá para o espaço. Ele é fundamental, justamente, para permitir que esteja sempre disponível a última versão das informações, evitando que você fique com informações defasadas.

Backup diferencial

Já o backup diferencial atualiza o backup completo ao inserir informações novas que tenham sido inseridas naquela pasta local. Assim, eles fazem as operações de atualizar qualquer alteração nos dados a partir de um backup completo.

Os três tipos de backup se complementam, ou seja, pode ser que você necessite de todos no seu dia a dia na empresa. Escolher a periodicidade para realização de cada um deles também é uma ação estratégica para o seu dia a dia.

Qual a importância do backup automático para as empresas?

Fato é que não podemos prever quando uma falha acontecerá, não é mesmo? Seja por problemas com crime cibernéticos, eventuais falhas humanas, desastres tecnológicos, é fundamental que sua empresa tenha planos de contingência para solucionar questões que possam vir a acontecer.

Por exemplo, se os dados do seu site ficarem indisponíveis no servidor local, seu site poderá cair imediatamente. Se estamos falando, por exemplo, em um e-commerce, esse problema pode representar uma perda financeira considerável pelo tempo de inoperação.

Além disso, cibercriminosos trabalham com processos de sequestro de dados podem se aproveitar, justamente, da falta de backup automático para potencializarem as chances de que a empresa pague o resgate. Esse é o ataque ransomware.

Neste tipo de ação, os hackers criptografam os arquivos in loco para que eles fiquem inacessíveis. Ao final do processo, cobram um valor de resgate para que devolvam o acesso aos dados. Durante este período, as atividades que demandam essa solução ficam inutilizados. Se você depender deles para suas atividades e não tiver o backup, poderá ter prejuízos – além, é claro, dos problemas gerados com a intrusão, já que a privacidade dos dados terá sido violada.

Quando você possui o backup automático em nuvem, nesses casos, você consegue recuperar as informações rapidamente e retorna às atividades, enquanto a situação do ataque de sequestro é solucionada.

Além disso, lembre-se sempre que dispositivos físicos estão vulneráveis a uma série de problemas, até mesmo questões como incêndios, inundações e desmoronamentos podem acontecer. Esteja sempre preparado para todas as possibilidades.

Como fazer o backup automático?

Tanto para a realização prática do backup automático como para traçar as estratégias adequadas de realização dos processos, é importante que você tenha um bom aliado ao seu lado. Uma empresa especializada em proteção de dados por meio de backup poderá ser uma grande aliada no momento.

Com isso, é possível identificar quais são suas demandas atuais, traçar planos estratégicos para definir a periodicidade a ser realizada no backup automático, como realizar controles nos níveis de acesso por meio de senha por parte dos profissionais e, assim, garantir maior sucesso nas estratégias de adoção dessa solução.

Para isso, conte com os serviços da ValueHost. Podemos ajudá-lo a traçar um plano que contemple a proteção de dados e permita proporcionar ações mais seguras em seu dia a dia.

Depois de tudo que vimos neste artigo, você pode identificar que não é possível, hoje, com a importância dos dados, deixá-los desprotegidos em sua empresa, não é mesmo? Com isso, você consegue agir de forma estratégica e conseguir se precaver em situações adversas.

Esperamos que este conteúdo ajude a tirar suas dúvidas! E se você deseja manter a segurança do seu site ativa, é importante contar com a ValueHost! Nós preparamos um plano estratégico de acordo com as demandas do site do seu negócio.

Entre em contato e vamos conversar mais sobre o assunto!