fbpx
Dicas

504 gateway timeout: entenda o que é e como corrigir

O erro 504 gateway timeout refere-se ao código de HTTP na situação em que o servidor não consegue responder a tempo sobre o pedido do usuário e ele expira. Dessa forma, é uma falha relacionada com os servidores e não está relacionado com a internet e nem com o aparelho.

Como sabemos que esse erro é bastante comum, preparamos este conteúdo e explicaremos porque é importante corrigir e dicas para resolver de forma eficiente esta questão. Além disso, abordaremos como ter a certeza de que essa falha foi corrigida. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é 504 gateway timeout?

Como abordado inicialmente, este erro ocorre durante a comunicação entre servidores e ocorre durante as transições de páginas ou ato de pagamento. Quando a falha acontece, surge uma tela branca ou uma mensagem com a descrição “erro 504”, ou seja, a solicitação feita por você viaja pelos servidores e volta sem a resposta.

Portanto, ela é relacionada exclusivamente com o hardware e situações envolvidas com a conexão. De forma geral, os erros com o site são nomeados com três dígitos e seguem uma sequência lógica como 102, 204, 304, 404 e 504. Porém, a mais importante é a última, também denominada classe 5.

Para entender melhor, todo erro como o 500, 503 e 504 estão relacionados com servidores e este último está relacionado com falta de resposta. Em suma, eles são programados para aguardar um limite máximo de tempo e, além disso, há situações em que não apenas onde o seu site está hospedado apresenta erro, mas o proxy. Portanto, lembre-se sempre de avaliar estes dois parâmetros.

Assim sendo, vamos tomar como exemplo um serviço ou script de um server da sua página a ser exibida, Se ela estiver lenta, ela não será estruturada e o erro acontecerá. E, aparecerão mensagens das seguintes maneiras:

  • Gateway Timeout (504);
  • 504 Gateway Timeout;
  • HTTP Error — Gateway Timout;
  • 504 Error;
  • HTTP 504;
  • 504 Gateway Time-out (The server didn’t respond in time);
  • This Page isn’t respond in time.

Se você está lidando com esse erro, saiba que ele é simples de responder. E, para isso, separamos alternativas eficientes para lidar com esta situação. Saiba mais, no tópico abaixo.

Como corrigir esse erro facilmente?

Para essa questão do erro ser resolvida, separamos truques importantes que auxiliarão desde formas mais simples, até situações complexas. Porém, já adiantamos que com o passo a passo que abordaremos agora, muitos poderão ser resolvidos facilmente por você, mas caso persista, recorra na possibilidade de investir em um especialista. Portanto, veja agora!

Use o F5

Esse é o procedimento mais simples que costuma resolver a maioria dos casos de erro 504 gateway timeout. Use a tecla F5 para atualizar a página, porém, após a mensagem da falha aparecer, sempre aguarde um a dois minutos e, o problema persistir, vá para a próxima dica abaixo.

Mude de navegador

Essa falha pode surgir principalmente devido às configurações dos navegadores serem diferentes. De forma geral, é aconselhado ter pelo menos dois navegadores instalados para essa situação, sendo que os mais comuns são o Chrome e o Mozila Firefox.

Reinicie o dispositivo

Um detalhe que é passado despercebido por muitos é o simples ato de reiniciar o aparelho. Inclusive, questões de bugs como essa são resolvidas dessa forma pelo fato de proporcionar restauração do sistema inicial do acesso, especialmente com o seu roteador Wi-Fi. Então, vale ressaltar desligá-los por um a dois minutos e ligá-lo novamente, ok?!

Falhas no DNS

Esses erros são menos comuns, mas podem acontecer devido a dados corrompidos em cache. Portanto, para lidar com essa situação, será preciso fazer a limpeza o cache de DNS do seu pc e reconfigurá-lo novamente. Além disso, é fundamental verificar se essa falha é decorrente do provedor de acesso à internet.

Para essa situação, uma verificação simples e inteligente é utilizar o PING. Portanto, abra a ferramenta “executar” com a tecla windows, na aba pesquisar, digite “cmd” e aperte enter. Com a janela aberta, é só digitar “PING” dê espaço e após, digite o seu domínio (sem o “www”) e aperte enter.

Caso apareça a mensagem “Esgotado tempo limite do pedido”, está comprovado que seu site está off-line. Então, para resolver essa problemática, se estiver usando um proxy, desative-o temporariamente clicando no botão direito do mouse, abra as configurações da rede e internet, vá em central de rede e compartilhamento, clique em opções de internet, selecione a opção “conexões”, clique em configuração da LAN e desmarque a modalidade usar um servidor proxy da rede local. Para finalizar, clique em “OK”.

Acesse o arquivo .htaccess

Esse arquivo é um dos componentes responsáveis na resposta do site com o servidor. Para acessá-lo, procure pela diretiva “max_execution_time”. Como resposta, possui um tempo padrão de retorno de 30 segundos e caso demore mais que o estipulado, será necessário recorrer ao suporte técnico.

Como evitar situações como essa?

As falhas são algo bastante comum no dia a dia das redes e, não estamos livre delas. Portanto, o primeiro fator a se considerar sobre essas questões é contar com uma parceria especializada na resolução eficientemente.

Afinal, problemas como esses prejudicam na produtividade da empresa pois demanda tempo para serem resolvidas, então, contar com um especialista na resolução na hospedagem em segundos faz total diferença. Por isso, conte com a ValueHost para o serviço completo do seu endereço on-line.

Atuamos com hospedagem em mais de 40.000 sites com qualidade, eficiência, rapidez e custo-benefício personalizado para você se despreocupar com qualquer erro que possa ocorrer. Descomplique e deixe isso com a gente!

Em suma, lidar com 504 gateway timeout é bastante simples, contudo, o único problema é o tempo para a sua resolução podendo gerar alguns atrasos em demandas. Isso porque será necessário detectar uma das causas do problema. Então, adote as dicas citadas e veja a resposta. Porém, se persistir, vale recorrer a um especialista.

O conteúdo foi útil para lidar com esse erro tão comum no dia a dia? Então, já anota outra dica: nos curta na nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!