fbpx
WordPress

Saiba como usar o Yoast SEO no WordPress em seu site

Conquistar o sucesso online para o seu blog pode parecer uma jornada desafiadora, não é mesmo? Imaginamos que seria ótimo simplesmente escolher um nome e ver uma página incrível se materializar. A realidade, porém, é que alcançar as primeiras páginas do Google exige esforço.

Seja para otimizar seu blog pessoal, impulsionar o da sua empresa ou elevar os resultados de um cliente, o Yoast SEO WordPress é a peça-chave para tornar seu blog amigável aos motores de busca.

A partir da instalação até as principais funcionalidades, este artigo guiará você pelo caminho da otimização. Esteja preparado para aprender e transformar seu site.

O que é o Yoast SEO Plugin e por que ele é relevante?

O Yoast SEO é um plugin para WordPress que ajuda a otimizar o seu site para mecanismos de busca. Ele oferece uma variedade de ferramentas e recursos para ajudá-lo a criar conteúdo de alta qualidade, construir links internos e externos e melhorar a estrutura do seu site.

O objetivo principal da ferramenta é democratizar o SEO, tornando-o acessível a todos, independentemente do tamanho do negócio. Seu impacto é sentido em uma ampla gama de sites, desde pequenas empresas até os mais populares do mundo.

Ao analisar meticulosamente elementos como títulos, parágrafos, imagens e palavras-chave, o Yoast SEO atribui uma pontuação colorida — verde, laranja ou vermelha — para indicar a eficácia da otimização do seu artigo.

O Yoast SEO está disponível em duas versões: Free e Premium. O plano Free oferece o essencial para manter e gerenciar o seu SEO, enquanto o plano Premium desbloqueia extensões com ferramentas avançadas para aprimorar ainda mais o gerenciamento do seu SEO.

Ao explorar as funcionalidades de cada versão, você poderá tomar uma decisão informada sobre a melhor opção para elevar o desempenho do seu site nos motores de busca. Potencialize sua presença online com o Yoast SEO e posicione-se de forma estratégica no mundo digital.

Quais os benefícios de usar o Yoast SEO no WordPress?

O Yoast SEO é uma caixa de ferramentas completa, desenvolvida para otimizar a experiência tanto dos visitantes quanto dos motores de busca em seu site. Aqui estão alguns dos benefícios notáveis que ele oferece.

Melhor classificação nos resultados de pesquisa

O Yoast SEO fornece uma variedade de ferramentas e recursos para ajudá-lo a escolher as palavras-chave certas para o seu conteúdo e a garantir que essas palavras-chave sejam usadas de forma eficaz. Isso pode ajudar a melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, o que pode levar a um aumento no tráfego orgânico.

Mais tráfego orgânico

Quando o seu site é mais bem classificado nos resultados de pesquisa, mais pessoas o veem. Isso pode levar a um aumento no tráfego orgânico, o que pode resultar em mais leads, vendas e receita.

Melhor experiência do usuário

O Yoast SEO também pode ajudar a melhorar a experiência do usuário do seu site. Por exemplo, ele pode ajudá-lo a criar títulos e meta descrições atraentes que incentivam as pessoas a clicar nos seus resultados de pesquisa.

Mais oportunidades de marketing

O plugin também pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades de marketing. Por exemplo, ele pode auxiliar na criação de sitemaps XML que são fáceis para os mecanismos de pesquisa indexarem, e pode ajudá-lo a integrar seu site com Schema.org, o que pode levar a resultados ricos nos mecanismos de pesquisa.

Quais recursos você encontra no plugin e como aplicá-los?

O Yoast SEO oferece uma variedade de recursos específicos para melhorar o SEO do seu site. Esses recursos incluem:

  • Melhorias técnicas automatizadas de SEO: o Yoast SEO pode auxiliá-lo a corrigir problemas técnicos de SEO que podem prejudicar a classificação do seu site. Por exemplo, ele pode ajudá-lo a criar URLs canônicas, meta tags otimizadas e sitemaps XML.
  • Templating de título e meta descrição: o Yoast SEO permite que você crie modelos de título e meta descrição que podem ser usados em todo o seu site. Isso pode ajudar a garantir que seus títulos e meta descrições sejam consistentes e atraentes.
  • Integração com Schema.org: Schema.org é um conjunto de padrões que ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo do seu site. O Yoast SEO pode ajudá-lo a integrar seu site com Schema.org, o que pode levar a resultados ricos nos mecanismos de pesquisa.
  • Tempo de carregamento mais rápido: o Yoast SEO foi projetado para melhorar o tempo de carregamento do seu site. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e a classificação do seu site nos resultados de pesquisa.
  • Extensões: por fim, o plugin oferece uma variedade de extensões que podem ajudá-lo a otimizar o seu site para diferentes tipos de conteúdo, como notícias, vídeos, comércio eletrônico e locais.

Como trabalhar o SEO do seu site WordPress com o Yoast?

Como você pôde ver, o Yoast SEO pode impulsionar significativamente o ranqueamento do seu site. Se você ainda não o instalou, siga estes passos simples. Para instalar o plugin:

  1. acesse o painel do WordPress;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em “Plugins”;
  3. selecione “Adicionar novo”;
  4. na barra de pesquisa, digite “Yoast SEO”;
  5. clique em “Instalar agora”;
  6. após a instalação, clique em “Ativar”.

Como usar o plugin

Plugin instalado e devidamente ativado, é hora de usá-lo na prática. Aqui estão algumas dicas básicas:

  • escolhendo a página: navegue até o menu lateral esquerdo e selecione “Páginas”. Escolha a página específica que deseja aprimorar;
  • localizando o plugin: desça até o final do conteúdo da página. Lá, você encontrará o plugin Yoast SEO. Ele será seu aliado na jornada para uma otimização eficiente;
  • explorando as abas: dentro do plugin, você verá duas abas principais. Focalize-se na aba “SEO” para começar sua jornada de otimização;
  • frase-chave principal: comece pela seção “Frase-chave principal”. Aqui, você define a palavra-chave principal da página. Pense nela como o coração do seu conteúdo. Escolha uma palavra-chave específica relacionada ao tema da página;
  • pré-visualização do Google: mova-se para a seção “Pré-visualização do Google”. Aqui, você molda como sua página será exibida nos resultados de busca. Defina o “Título SEO” usando sua palavra-chave principal. No “Slug”, crie um endereço de página amigável, incorporando a palavra-chave. Na “Descrição”, resuma o conteúdo, destacando novamente a palavra-chave;
  • análise de SEO: explore a seção “Análise de SEO”. Os círculos coloridos fornecem feedback instantâneo sobre a saúde do seu SEO. Busque principalmente os círculos verdes, mas lembre-se de que alguns amarelos ou laranjas não são o fim do mundo. Procure melhorias gradualmente;
  • barra lateral direita: a barra lateral direita resume visualmente o estado geral do SEO da sua página. Os círculos coloridos são seu guia. Priorize o verde, mas não se estresse com perfeição. Melhorias contínuas são a chave.

Ao incorporar o Yoast SEO WordPress em seu arsenal digital, você não apenas fortalece a visibilidade do seu site nos motores de busca, mas também aprimora a experiência do usuário. Ao seguir as etapas que descrevemos, você pode usá-lo para melhorar o SEO do seu site WordPress e aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

Quer conhecer outros plugins para o seu site WordPress? Continue aqui no blog e confira uma lista com alguns dos principais!