fbpx
Desenvolvimento

WordPress, Joomla ou Drupal: qual é o melhor CMS para sites?

Depois de ter um domínio registrado e escolher a hospedagem ideal, você precisa definir como irá construir sua página. Para projetos simples, como portfólios ou páginas mais específicas e personalizadas, uma opção viável é utilizar um gerenciador de conteúdo, chamado CMS.

A escolha do melhor CMS para seu site varia de acordo com o tipo de página que você deseja criar e as capacidades técnicas de que dispõe. A questão não é definir o melhor CMS para sites e, sim, qual dos três melhor atende às suas necessidades. Para ajudar na escolha do melhor gerenciador de conteúdo para seu site, explicaremos com detalhes as características de cada um.

O que é CMS?

Content Management System, ou CMS, é um sistema gerenciador de conteúdo que vai funcionar como o motor do seu site. Este tipo de sistema facilita a criação e edição dos elementos da sua página através de uma interface visual. Dependendo do sistema e do uso, não é necessário mexer em nenhuma linha de código, o que torna uma opção prática e de rápida execução.

Uma das principais características destes sistemas são os plugins ou módulos que são criados para complementar e promover funções nas páginas, como melhorar o posicionamento em SEO ou para auxiliar na captação de contatos para inbound marketing. Além disso, é possível escolher temas, templates que você pode personalizar de acordo com a sua marca e colocar no ar rapidamente.

Hoje, existem três principais ferramentas de gerenciamento de conteúdo: o WordPress, o Joomla e o Drupal. Estes três são gratuitos e podem ser instalados com facilidade na maioria dos planos de hospedagem.

WordPress

O WordPress é o CMS mais popular que existe. Segundo pesquisa do Website Setup, cerca de 40% de todos os sites que usam um gerenciador de conteúdo optaram pelo WordPress (inclusive este blog).

Criado em 2003 por Matt Mullenwegg, o sistema, que primeiramente era conhecido pelo seu uso em blogs, hoje também é largamente utilizado em sites pela sua facilidade de edição.
Dos três sistemas aqui apresentados, o WordPress é o que possui mais temas e plugins disponíveis. Além disso, a comunidade que utiliza o WP é muito ativa, tornando a resolução de eventuais problemas com a plataforma bastante fácil. A facilidade de instalação e uso é grande, e de edição e atualização também.

Algumas dificuldades podem aparecer se o WordPress for utilizado para páginas que exigem muitos recursos e se existir a necessidade de alterações no back-end, já que existem algumas restrições neste sentido. De modo geral, o WordPress é ideal para páginas mais simples, como sites de empresa, blogs e páginas que não exijam tanto tecnicamente. O WP também é altamente recomendado para projetos rápidos e para principiantes na área.

melhor-cms-para-sites-2-1024x534

O site do Time utiliza WordPress.

Quer mais dicas para seu WordPress? Veja nossa categoria com conteúdos exclusivos.

Joomla

O Joomla, criado em 2005, é resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. É considerado o meio termo entre o WordPress e o Drupal, pois tem as facilidades de edição do primeiro e alguns dos recursos avançados do segundo. É ideal para quem acha o WordPress um pouco limitado e, o Drupal, muito complexo tecnicamente.

Assim como os outros dois CMS, o Joomla tem diversos temas e plugins disponíveis, e, assim como o WordPress, conta com uma comunidade que auxilia na resposta de dúvidas e questionamentos. O Joomla é indicado especialmente para quem deseja construir sites de comércio virtual, pois tem recursos que favorecem esta opção. Além disso, é indicado também para sites institucionais, portais e intranets.

melhor-cms-para-sites-3-1024x526

O site da Peugeot utiliza Joomla.

Drupal

O Drupal é um programa open-source e uma plataforma mais poderosa, que permite diversas alterações e personalizações de back-end. De todos os três, é o que exige mais conhecimento técnico para edição e atualizações.

Você ainda conseguirá criar e editar um site com o Drupal com relativa facilidade, mas, comparado ao WordPress, por exemplo, exige um pouco mais de conhecimento sobre HTML, PHP e outras linguagens de programação. Uma boa alternativa para solucionar eventuais problemas ou dúvidas é a comunidade do Drupal no Brasil.

Entre os CMS apresentados, é o mais antigo, tendo sido criado em 2001, por Dries Buytaert. Por ser uma plataforma mais robusta, o Drupal permite mais modificações e é mais versátil – podendo ser utilizado em diversos tipos de projetos – de sites pequenos a sistemas mais complexos.

melhor-cms-para-sites-4-1024x557

O site da Casa Branca utiliza Drupal.

Comparação entre os CMSs

Uma dos fatores que podem apoiar a escolha do melhor CMS para sites é otimização para mecanismos de busca. Os três CMSs possuem uma estrutura de código apropriada para otimização de sites e todos os sistemas possuem boas extensões para SEO, que buscam aprimorar a qualidade de elementos como títulos, sitemaps e URLs. Entre as extensões disponíveis, podemos destacar o WordPress SEO para WordPress, as extensões AceSEF e sh404SEF para Joomla e o Pathauto para Drupal

Veja a comparação das três plataformas, baseado em algumas informações do infográfico feito pela DeviousMedia.

melhor-cms-para-sites-5-463x1024