fbpx
WordPress

WordPress 6.3: confira características e novidades

Com os avanços tecnológicos e as pessoas comprando cada vez mais de maneira online, é crucial para qualquer empresa estar presente no mundo virtual. Se você trabalha nessa área, já deve ter tido que criar um site, blog ou aplicativo para alavancar os negócios da empresa. E uma ferramenta crucial é o WordPress.

O sistema de gerenciamento de conteúdo licenciado é voltado principalmente para o desenvolvimento de páginas eletrônicas. E como qualquer outro programa ou aplicativo, ele recebeu atualizações passando a se chamar WordPress 6.3. Se você está se questionando sobre quais são as novidades, saiba que neste post abordaremos cada uma delas.

Quer saber mais? Continue a sua leitura!

O que é o WordPress?

O WordPress nada mais é que um sistema livre e aberto que auxilia a todos com a gestão de conteúdo para Internet. Ele é baseado em PHP e conta com um banco de dados MySQL. Este é executado em um servidor interpretador e é conhecido como a maneira mais simples de criar o próprio site ou blog.

De um ponto de vista mais técnico, ele é um sistema open-source de gerenciamento de conteúdo licenciado, no âmbito da GPLv2. Isso quer dizer que a pessoa pode tanto usar como mudar o software, gratuitamente.

O resultado é que o programa WordPress faz com que a construção de um site se torne acessível para qualquer pessoa. Isso vale tanto para programadores, como para pessoas leigas e que não são desenvolvedoras.

Uma das principais curiosidades que podemos citar é que na realidade, atualmente o WordPress controla a maioria dos sites virtuais existentes.

Quais são os seus benefícios?

Atualmente, devido a alterações no código core, o WordPress, tornou-se um enorme ecossistema de plugins e temas WordPress. Com ele é possível criar qualquer site. E entre as possibilidades estão:

  • criação de e-commerce;
  • sites empresariais;
  • blogs;
  • portfólios;
  • fóruns;
  • currículos;
  • redes sociais;
  • sites de adesão.

Além de poder ser utilizado para vários fins, ele ainda conta como ótimos designs, recursos poderosos e oferece total liberdade para a construção do que a pessoa desejar. Ou seja, ao mesmo tempo que o WordPress é livre, ele e inestimável. E com a sua atualização, se tornou ainda melhor.

Quais são as novidades e características da versão WordPress 6.3?

A versão original é muito boa, mas, sem dúvidas, a 6.3 é uma grande inovação. Confira abaixo as principais atualizações que foram realizadas!

1. Melhoria no editor dos sites

Na versão WordPress 6.2, o editor do site foi lançado oficialmente. Essa opção permite editar todo o site e isso pode ser feito usando blocos. Na nova versão, uma melhoria foi voltada para a expansão desses recursos. A melhora fornece uma experiência de construção de sites bem mais flexível e facilitada.

Existe ainda a possibilidade de escolha de menus de navegação, estilos, páginas e padrões. Isso tudo em um único local e o mais interessante é que existe um ícone no qual a pessoa pode fazer pesquisas rápidas. Ainda no quesito de melhoria do editor é possível perceber novidades, tais como:

  • edição instantânea de página;
  • edição de site sem distrações.

Vale ainda salientar que as novas melhorias no editor permitem remover o painel, configurações e a navegação da tela.

2. Desempenho aprimorado

O foco das atualizações também foi colocado no desempenho para a versão 6.3. São mais de 170 melhorias que foram lançadas para que os sites consigam carregar de maneira mais rápida. Quanto ao carregamento de imagens, foram feitos ajustes para uma melhor gestão de scripts. Assim o carregamento das imagens é progressivo e funciona perfeitamente durante a rolagem de uma página.

Outras estratégias de carregamento de scripts também foram introduzidas, embora essa parte ainda não seja amplamente utilizada. Vale ainda salientar, que foram implantadas melhorias de desempenho do servidor. Estas aumentaram significativamente o ritmo de resposta para temas do bloco em até 19%.

3. Melhoria nos números do WordPress 6.3

A nova versão do CMS WordPress veio com tudo, implementando mais de 345 tickets. Eles são distribuídos da seguinte forma:

  • 126 tickets — correspondem a melhorias e as novas funcionalidades do programa;
  • 198 tickets — foram destinados para a correção de bugs;
  • 21 tickets — para as tarefas diversas.

Podemos ainda citar os 68 tickets que tem foco principal em desempenho, 23 que são destinados a acessibilidade e 22 que estão diretamente ligados à modernização do código CMS.

Para finalizar a relação de números, o Gutenberg inclui 1.737 pull requests, dos quais 307 correspondem a melhorias, 481 são referentes a correções de bugs e 55 são para melhorias de acessibilidade.

4. Revisão e flexibilidade

Uma das novas funcionalidades que se destaca é que no WordPress 6.3 existe uma revisão de estilo. Além de postagens e páginas, também existe a possibilidade de reverter edições em estilos do editor de site.

Isso faz com que a pessoa consiga ter maior flexibilidade e controle sobre as modificações, o que faz com que a experiência de edição se torne mais personalizada.

5. Foco no desenvolvimento

No WordPress 6.3, o suporte ao PHP 5 foi suspenso, e a nova versão mínima que é suportada é o PHP 7.0.0. No modo de desenvolvimento, é permitido configurar sites como ambientes principais de desenvolvimento para o núcleo, mudar plugins ou temas.

Foram feitas melhorias na classe WP_User_Query, no API Cache e foi introduzida uma nova API de seletores de blocos.

6. Facilidade de baixar o WordPress 6.3

Para baixar a atualização da versão mais recente é só acessar o site do WordPress. Também existe a possibilidade de usar as melhorias e novas funcionalidades, diretamente pela interface de administração do próprio site da pessoa. Acesse o painel de controle e clique em “Atualizações”.

Não deixe de fazer backup do seu banco de dados e dos seus arquivos antes de fazer a atualização. Assim você não terá surpresas indesejadas.

Então, agora que você já teve acesso a todas as melhorias e recursos inovadores da versão do WordPress 6.3, não deixe de baixar a atualização. Isso é extremamente importante e com certeza vai tornar as suas páginas da Internet mais rápidas e mais simples de serem modificadas.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o no Facebook e Instagram e ajude os seus amigos a terem essa rica informação!